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dc.contributor.authorSouza, João Batista Meneguelli de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:05:56Z-
dc.date.available2023-12-22T02:05:56Z-
dc.date.issued2011-09-23
dc.identifier.citationSOUZA, João Batista Meneguelli de. Resolução de problemas: alternativa metodológica para mobilizar competências e habilidades no ensino do custo de produção agroindustrial no IFES - campus de Alegre. 2011. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2011.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12332-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo verificar se houve aprendizado significativo dos alunos do curso Técnico de Agroindústria do IFES – Campus de Alegre, no conteúdo ‘custo de produção’ agroindustrial, com a aplicação da metodologia de resolução de problemas. A pesquisa foi desenvolvida com os alunos da 2ª Série do curso Técnico em Agroindústria, no total de vinte e um alunos. Com início das atividades, no segundo semestre de 2010, foram planejadas as seguintes etapas a serem cumpridas na pesquisa: a) Avaliação diagnóstica dos indivíduos relativa à educação fundamental; b) Aplicação de teste matemático referente ao ensino fundamental, face à preocupação em relação ao nível de conhecimento matemático exigido pelo conteúdo a ser trabalhado; c) Aulas teóricas com exercício simulado de práticas de produção, envolvendo os produtos açúcar mascavo, polpa de goiaba e linguiça de churrasco; d) Aula prática de fabricação de doce de leite, com a elaboração do custo de produção; e) Elaboração de projeto de um produto agroindustrial escolhido a critério do aluno. Para avaliar esse processo pedagógico foram criados dois instrumentos de avaliação distintos: de atitude dos indivíduos, com a construção de um questionário com 22 assertivas referentes ao conteúdo custo de produção, com uma escala que variando de ‘discordo muito’ a ‘concordo muito’, com escalas intermediárias, variando de um a sete pontos. Esses instrumentos foram aplicados em dois momentos de aprendizado, após a teorização e exercícios simulados do conteúdo e após a elaboração dos projetos. De forma interdisciplinar com a área de processamento de alimentos, foi, também, utilizado um critério que consistiu avaliar, durante a prática de produção e na elaboração de projeto de um produto agroindustrial, o desenvolvimento do cálculo do custo de produção com dezessete componentes avaliativos, totalizando em dez pontos. Nos dois instrumentos avaliativos foi percebido evolução na construção de conhecimentos voltados para o cálculo do custo de produção. A evolução maior foi verificada nas práticas de elaboração dos custos de produção, que envolveu as etapas produção agroindustrial e elaboração de projeto, com a média da nota evoluindo de 1,6, da prática, para 7,8, da elaboração do projeto. Concluiu-se que a metodologia de resolução de problemas, para o conteúdo custo de produção, revelou-se um ótimo instrumento facilitador do aprendizado, com a melhoria da qualidade dos profissionais formados no IFES – Campus de Alegre.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectResolução de Problemaspor
dc.subjectCusto de Produçãopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectTroubleshootingeng
dc.subjectProduction Costeng
dc.subjectInterdisciplinaritypor
dc.titleResolução de problemas: alternativa metodológica para mobilizar competências e habilidades no ensino do custo de produção agroindustrial no IFES – campus de Alegrepor
dc.title.alternativeTroubleshooting: a methodological alternative to mobilize abilities and skills in teaching agribusiness production costs at the Federal Institute of Espírito Santo-Campus Alegreeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aimed to determine whether there was significant learning for students IFES Technical Agribusiness - Agribusiness Campus Alegre "production cost" of content, with the application of the methodology of solving problems. We invite students from the 2nd Series of the course in Agro Tech to be part of this research. Agreed to be part of this study 21 students. Start activities in the second half of 2010, the following steps were planned to be met in research: a) diagnostic evaluation of individuals related to education, b) Application of the mathematics test of elementary school, due to concern about the level of mathematical knowledge required for content to be worked c) theoretical simulation exercise with the practices of production, involving products of brown sugar, guava pulp and sausage barbecue d) Classroom practice of making dulce de leche with the cost of production preparation;) Development of an agricultural product design chosen in the discretion of the student. To evaluate this educational process have created two distinct assessment tools: the attitudes of individuals, with the construction of a questionnaire with 22 statements about the cost of content production, with a scale ranging from "strongly disagree" to "strongly agree" , with intermediate stops, ranging from one to seven points. These instruments were applied in two moments of learning, after the theory and simulation exercises and content after the project design. It was also used a criterion that was assessed during the practice of production and after the project design, the development of calculating the cost of production, with seventeen components of assessment, a total of ten points. In both evaluation tools was perceived evolution of objective knowledge to calculate the cost of production. The greatest progress was seen in the practices of development of production costs, production and development of agro-industrial project, with average grades ranging from 1.6 to 7.3. It was concluded that the methodology of problem solving for the cost of content production, proved to be a great facilitator of learning, improving the quality of graduates in IFES - Campus Alegreeng
dc.contributor.advisor1Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.advisor1ID617.032.907-63por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.contributor.referee1Gregório, Sandra Regina
dc.contributor.referee2Aguiar, Odaléia Barbosa de
dc.contributor.referee3Pereira, Pedro Carlos
dc.creator.ID652.375.607-68por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7018440114131357por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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