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Tipo do documento: Dissertação
Title: A questão agrária e a educação agrícola: estudo de caso no Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco
Other Titles: The agrarian question and rural education: a case study at the campus of the Pernambuco Federal Institute in Vitória de Santo Antão.
Authors: Silva, Maria da Salete da
Orientador(a): Sanchez, Sandra Barros
Primeiro membro da banca: Monteiro, Rosa Cristina
Segundo membro da banca: Anjos, Maylta Brandão dos
Keywords: Questão Agrária;Educação Agrícola;Formação Pedagógica;Agrarian Question;Agricultural Education;Pedagogical Education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 2-Jun-2011
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: Silva, Maria da Salete da. A questão agrária e a educação agrícola: estudo de caso no Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco. 2011. [81 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .
Abstract: As questões agrárias e os movimentos sociais no campo são temas bastante recorrentes nas discussões dos círculos políticos, mas vistos de forma precária nas práticas educativas dos cursos técnicos agrícolas da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. No Campus Vitória de Santo Antão do Instituto Federal de Pernambuco isso não é diferente. Nosso objeto de estudo constituiu-se na análise de como as questões das lutas sociais no campo são abordadas nos componentes curriculares dos cursos técnicos da área agrícola daquela Instituição e de que forma essa abordagem concorre para a construção e valorização de uma identidade rural no aluno. Ao longo da pesquisa procuramos respostas para as seguintes inquietações: como o Campus Vitória de Santo Antão vem trabalhando para a valorização do homem do campo? Como seus alunos estão sendo trabalhados para valorizar o espaço agrário em que estão inseridos? O que essas escolas vêm fazendo para que esses alunos, ao término do curso, voltem para a zona rural e nela possam intervir e impulsionar seu desenvolvimento e não busquem o espaço urbano para aplicar os conhecimentos adquiridos? . Para dar sustentação teórica ao trabalho, buscamos nos fundamentar em diversos estudiosos e pesquisadores que já têm produzida uma literatura sobre o tema abordado. Para um melhor entendimento sobre os caminhos percorridos pela história das lutas por posse de terra no Brasil, recorremos a Manuel Correia de Andrade, Salete Caldart, Elide Rugai e Sérgio Celani Leite. Para a execução da pesquisa, foram aplicados questionários semi-estruturados com os docentes e entrevistas com os discentes da Escola campo de pesquisa, tendo como fundamentação teórica Duarte (2002), quando afirma que “é o pesquisador quem define os objetivos da pesquisa e quem escolhe o método de investigação”, fazendo-se em seguida o confronto teórico considerando as observações e análises dos dados da pesquisa e o referencial teórico utilizado. Analisou-se ainda o Projeto Político-Pedagógico do Campus. Essas etapas objetivaram colher informações a respeito de como a questão agrária está sendo ou pode ser tratada nos currículos dos cursos, materializados por eles em sala de aula. Após a coleta de dados e com base no referencial teórico analisado, procuramos sistematizar as informações obtidas buscando estabelecer a relação entre o teórico e o prático, o concreto e o abstrato. Os dados coletados contribuíram para compreender que a prática de discussão dos temas relacionados às questões agrárias e movimentos sociais está bem distante das necessidades dos alunos. Concluiu-se que é preciso as escolas da Rede Federal de Educação Profissional Tecnológica que trabalham com o ensino agrícola enfrentarem, de fato, a responsabilidade de preparar os docentes e discentes para se apropriarem conceitual, histórica e politicamente dos problemas e necessidades vividos pelo homem do campo, contribuindo para a construção de uma identidade no aluno, que favoreça sua fixação no meio onde potencialmente ele deve viver, trabalhar e produzir, com a construção de uma estrutura curricular que possa propor uma educação fundamentada nos interesses da classe trabalhadora.
Abstract: Rural social movements and other agrarian issues appear as recurring themes in the political debate, but this vast subject is barely skimmed in the educational practice of the technical agricultural courses of the national professional training colleges, the Federal Network of Professional and Technological Education. At the campus of the Pernambuco Federal Institute in Vitória de Santo Antão, the situation is no different. Our aim is to analyse how rural social issues are approached in the syllabuses of the Institute’s technical agricultural courses and to study in what way this approach helps build and value the students’ rural identity. Throughout our research, we attempted to address the following questions: how has the Vitória de Santo Antão campus been contributing to construct a positive image of the rural worker? In what way have the students been encouraged to value their agrarian environment? What have those colleges been doing to encourage graduates to apply their newly acquired skills in the development of rural areas, rather than seek work in urban centres? We sought theoretical support from various scholars who have published on the subject. For a better understanding of the history of the struggle over land in Brazil, we drew on research by Manuel Correia de Andrade, Salete Caldart, Elide Rugai and Sérgio Celani Leite. The research comprised a semistructured questionnaire to be filled in by the tutors and interviews conducted with the students of our sample college, taking as a theoretical basis Duarte’s (2002) observation that “it is up to the researcher to define the study’s objectives and to choose its methodology”. We then proceeded to apply our theoretical framework to the analysis of collected data, seeking to systematise our findings by establishing links between theory and practice. The campus’s politico-pedagogical project was also examined. In this way we aimed to investigate how the course syllabuses have been approaching, or could approach, the agrarian question. Our analysis of the collected data suggests that the approach of courses to issues related to the agrarian question and social movements does not meet the students’ needs. We have come to the conclusion that the technical agricultural schools of the Federal Network of Professional and Technological Education need to undertake a commitment to ensure that both teachers and students engage politically, historically and conceptually with the rural worker’s problems and needs. By structuring the syllabus around the interests of the rural labouring class, learning institutions will help students to build an identity with a positive link to the rural environment of which they are potentially an integral part.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12346
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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