Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12347
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | A Criação do Curso de Agropecuária Orgânica do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/RJ – CTUR |
Other Titles: | The creation of the Technical Course in Organic Farming of the Technical School of the Federal Rural University/RJ – CTUR. |
Authors: | Faustino, Sandra Regina de Oliveira |
Orientador(a): | Yukizaki, Suemy |
Primeiro coorientador: | Gonçalves, Lenicio |
Primeiro membro da banca: | Oliveira, Lia Maria Teixeira |
Segundo membro da banca: | Pereira, Isabel Brasil |
Keywords: | Educação Profissional;Agropecuária Orgânica;Educação Ambiental;Professional Education;;Organic Farming;Environmental Education |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 10-Jul-2012 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | FAUSTINO, Sandra Regina de Oliveira. A Criação do Curso de Agropecuária Orgânica do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro/RJ - CTUR. 2012. 104 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
Abstract: | Com o propósito de compreender a criação do Curso Técnico em Agropecuária Orgânica do Colégio Técnico da Universidade Federal Rural/RJ (CTUR), pioneiro no Brasil, realizamos um estudo sobre os condicionantes que contribuíram para a sua criação, ocorrida sob a égide da Reforma da Educação Profissional (Decreto 2.208/97 e Resolução CNE/CEB 04/99), e seu entrelaçamento com a questão ambiental. A pesquisa se desenvolveu a partir da relação do ensino técnico com os padrões de dominação econômica no Brasil, e da preocupação com a educação ambiental que resultou na criação do curso técnico em agropecuária orgânica, no contexto dos movimentos e dos desafios postos à questão ambiental em nível mundial. Assim, a sucessão de acontecimentos que orientaram a tomada de decisão, por parte dos professores da área técnica de agropecuária do Colégio Técnico da UFRRJ, teve por pano de fundo: a implantação da Reforma da Educação Profissional no CTUR e a proteção ao meio ambiente através da produção de alimentos isentos ou menos dependentes de defensivos agrícolas reclamada pela sociedade. Para atingir esse objetivo, valemo-nos da legislação educacional e ainda da legislação ambiental brasileira, e dos depoimentos dos professores do Colégio Técnico, além de documentos oficiais (atas, regimento interno, ofícios, etc.) para entendermos os trâmites da materialização do curso orgânico no CTUR. A pesquisa apontou o desafio, para o ensino técnico agropecuário, da formação numa perspectiva holística e interdisciplinar diante das novas ruralidades, que passa pela articulação entre a agricultura e o meio ambiente. |
Abstract: | With the purpose of understanding the creation of the Technical Course in Organic Farming of the Technical School of the Federal Rural University Federal Rural / RJ (CTUR), pioneer in Brazil, we carried out a study about the conditions that contributed to its creation, occurred under the aegis of the Reform of the Professional Education (Decree 2.208/97 and resolution CNE / CEB 04/99), and its entanglement with the environmental issue. The research was developed from the relation of the technical education with the standards of economic domination in Brazil, and the concern with the environmental education that resulted in the creation of the technical course in organic farming in the context of the movements and the challenges relating to the environmental issue worldwide. Thus, the sequence of events that guided the decision-making by teachers from the farming technical area from the Technical School of UFRRJ had as background: the implementation of the Reform of the Professional Education in the CTUR and the protection of the environment through the production of food without or with less dependence on pesticides claimed by society. To achieve this goal, we make use of educational legislation and also the Brazilian environmental legislation, and the testimonies of the teachers of the Technical School, and official documents (minutes, bylaws, crafts) so we can understand the procedures of the materialization of the course in organic in the CTUR. The research pointed the challenge to the agricultural technical education, to the training in a holistic and interdisciplinary approach in the face of new rural, passing through the linkage between agriculture and the environment. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12347 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012 - Sandra Regina de Oliveira Faustino.pdf | 2012 - Sandra Regina de Oliveira Faustino | 2.38 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.