Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12358
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRufino Neto, Joaquim
dc.date.accessioned2023-12-22T02:06:25Z-
dc.date.available2023-12-22T02:06:25Z-
dc.date.issued2012-10-19
dc.identifier.citationRUFINO NETO, Joaquim. A missão institucional do campus Crato do IFCE: percepção da comunidade escolar sobre os avanços e desafios para desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão em um novo projeto de sociedade. 2012. 56 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12358-
dc.description.abstractA criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia iniciou com os debates sobre a “cefetização” das escolas federais, momento no qual havia uma suposta participação democrática que envolvia os representantes do governo e dirigentes destas instituições. No entanto, o diálogo foi interrompido abruptamente pelo Decreto n° 6095/2007 que criou a figura dos IFET’s, com o intuito de transformar de modo radical a educação profissional que até então estava sendo desenvolvida no país. A normatização dos IFET’s pela Lei n° 11982/2008 trouxe um novo conceito de educação técnica e tecnológica e destinou às instituições de educação federal o papel de se articularem no plano nacional, regional e local com as demandas dos setores produtivos, a fim de dar respostas aos problemas sociais, educacionais e econômicos do país. Para isto, foi previsto a ampliação do número de escolas profissionalizantes federais no território brasileiro e o aumento no número de cursos ofertados, inclusive com autorização para oferta de cursos superiores. Assim sendo, as escolas que compunham a rede federal de ensino passaram a ofertar desde cursos de formação inicial e continuada até cursos de pós-graduação (lato sensu e stricto sensu), passando por cursos de graduação, tecnológicos e licenciaturas, situação que foi denominada pelos documentos oficiais de “verticalização do ensino”. Além da tarefa de desenvolver o ensino, coube aos IFET’s desenvolver um modelo de pesquisa diferente do realizado pelas universidades (considerado muito academicista), ou seja, uma pesquisa que quanto à natureza fosse aplicada, com o objetivo de (por meio da extensão e do ensino) trazer avanços tecnológicos para a sociedade. Ante ao aumento expressivo (em um prazo de tempo curto) de atividades a serem desempenhadas pelos IFET’s e considerando que a concretização da missão destas instituições se efetiva pelo desenvolvimento e articulação entre ensino, pesquisa e extensão, investigamos neste trabalho os principais avanços e desafios do campus Crato do IFCE concretizar sua missão entre os anos de 2010 e 2011. A pesquisa que desenvolvemos é básica, quanto à natureza, qualitativa quanto à abordagem e descritiva quanto aos objetivos, pois, visamos contribuir para o avanço das teorias sobre educação e trabalho por meio da construção de conhecimentos sobre a nova realidade do ensino técnico e tecnológico no Brasil, entendendo os principais avanços e dificuldades que os IFET’s vêm enfrentando para colocar em prática aquilo que a legislação oficial determina. Afinal de contas, o que avançou e o que foi entrave entre os anos de 2010 e 2011 na construção de um novo modo de desenvolver ensino, pesquisa e extensão nos IFET’s?por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Profissionalpor
dc.subjectInstitutos Federaispor
dc.subjectInovaçãopor
dc.subjectAvanços/dificuldades.por
dc.subjectVocational Educationeng
dc.subjectIFET’seng
dc.subjectInnovationeng
dc.subjectProgress / difficultieseng
dc.titleA missão institucional do campus Crato do IFCE: percepção da comunidade escolar sobre os avanços e desafios para desenvolver o ensino, a pesquisa e a extensão em um novo projeto de sociedadepor
dc.title.alternativeThe institutional mission of the IFCE campus Crato: school community’s perception about the advances and challenges for developing teaching process, research and extension on a new project of society.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe creation of the Federal Institutes of Education, Science and Technology began with some debates about what is called "cefetização" of the federal schools, by that time, there was a supposed democratic participation involving government officials and leaders of these institutions. However, these arrangements were abruptly interrupted by the Decree No. 6095/2007 which molded the shape of the IFET’s, with the aim of radically transform the professional education system that was being developed in the country by that time. The normalization of IFET’s by the Law No. 11982/2008 brought a new concept of technical and technological education leading the federal education institutions to articulate at the national, regional and local demands of the productive sectors in order to provide answers to the social, educational and economic problems of our country. For this, it was made a plan to enlarge the number of federal vocational schools in the Brazilian territory and the increasing of available courses, including authorization to offer graduation courses. Thus, the schools from the federal system of education began to offer courses from initial and continuing training to postgraduation (lato sensu and stricto sensu), passing through graduation, technical and superior teaching graduation courses, a situation that was called "vertical integration of teaching" by official documents. Besides the task of developing the teaching process, the IFET’s were in charge of developing a model of research different from those ones used by universities (which were considered very academicist), in other words, a research that, according to its nature, it should has been applied aiming to (through extension and teaching) bring out technological advances to society. Face to the massive increasing (in a short period of time) of activities to be performed by IFET’s and considering that these institutions’ mission achievements happen by the development and articulation of teaching, research and extension, it was investigated in this study, the main advances and challenges of the campus Crato from the IFCE to achieve its mission in the years of 2010 and 2011. This research was developed in a kind of basic manner in relation to its nature, qualitative in relation to its approaching and descriptive in relation to its objectives, because we aim to contribute to the advancement of theories on education and work through the construction of knowledge about the new reality of technical and technological teaching in Brazil, comprehending the major advances and difficulties that the IFET’s have been facing to put into practice what the official legislation requires. After all, what did advance and what served as obstacles during the years 2010 and 2011 for the construction of a new way of developing teaching, research and extension in IFET’s?eng
dc.contributor.advisor1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.advisor1ID266.942.557-72por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363784238484680por
dc.contributor.referee1Baia Neto, Antonio Luciano
dc.contributor.referee2Rodrigues, Eduardo, Soares
dc.creator.ID660.509.287-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9845039378019770por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesBRASIL, Centenário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. ______. Decreto n° 7566 de 23 de setembro de 1909. Cria nas capitais dos Estados as escolas e Aprendizes Artífices para o ensino profissional primário e gratuito. ______. Decreto n° 8319 de 20 de outubro de 1910. ______. Decreto n° 12893 de 28 de fevereiro de 1918. Cria os patronatos agrícolas. ______. Lei n° 6545 de 1978. Transforma as Escolas Federais em CEFETs. ______. Lei n° 8948 de 08 de dezembro de 1994. Dispõe sobre a instituição do Sistema Nacional de Educação Tecnológica. BRASIL. Lei n° 9.394/96. Estabelece as diretrizes da educação nacional, 20 de dezembro de 1996. BRASIL. Decreto n.º 2.208/1997. Regulamenta o parágrafo 2.º do art. 36 e os artigos 39 a 42 da Lei n.º 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 17 de abril de 1997. BRASIL. Critérios para Habilitação de IFET´s ao PROEP. Brasília, 1998? BRASIL/CNE/CEB. Resolução n° 03 de 26 de junho de 1998, que trata das Diretrizes Curriculares do Ensino Médio. BRASIL/MEC/SETEC, Lei n° 9649 de 27 de maio de 1998. Altera o Artigo 3º da Lei Federal nº 8.948/94. BRASIL. Decreto n.º 5.154/04. Regulamenta o parágrafo 2.º do art. 36 e os artigos 39 a 41 da Lei n.º 9.394/96, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, 23 de julho de 2004. BRASIL/MEC/SETEC. Pacto pela Valorização da Educação Profissional e Tecnológica: por uma profissionalização sustentável. Brasília, 2004. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/Pacto.pdf>. Acesso em: 12/02/2012. BRASIL. Decreto n° 6095 de 24 de abril de 2007. Estabelece as diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica, para fins da constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFET, no âmbito da Rede Federal de Educação Tecnológica. BRASIL. Lei Nº 11.892/2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. 55 BRASIL/MEC/SETEC, Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia: um novo modelo em educação profissional e tecnológica – concepções e diretrizes. Brasília, 2010. BRASIL/MEC/SETEC. Lei n° 8.948 de 08 de dezembro, que instituiu o Sistema Nacional de Educação Tecnológica. BRASIL/MEC/SETEC. Um novo modelo em educação profissional e tecnológica: concepções e diretrizes. Brasília, 2010. p.01-43 BUARQUE, Cristovam. A aventura da universidade. São Paulo:Editora da UNESP; Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. DELORS, Jacques (Coord.). Educação: um tesouro a descobrir. Brasília: UNESCO/MEC, 1998. FEITOSA, Teresinha de Sousa. As “reformas” do ensino profissionalizante de 1996 a 2006 na Escola Agrotécnica Federal de Crato Ceará: acomodação à legislação ou consciência da prática? Dissertação de Mestrado, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), 2010. IFCE. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará. Resolução n° 22 de 20 de agosto de 2009. Aprova ad referendum do Conselho Superior o Estatuto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). IFCE. Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Ceará. Resolução n° 034, de 02 de setembro de 2010. Aprova o Regulamento da Distribuição da Carga Horária de Pesquisa, Ensino e Extensão. NOSELLA, Paolo. O trabalho como principio pedagógico em Marx, Lênin e Gramsci e sua problemática na atualidade. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n.25, p. 271-274, mar. 2007. OTRANTO, Celia Regina. A Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a construção da sua autonomia. Tese de Doutorado. UFRRJ/CPDA, Seropédica, RJ, 2003. ______. Criação e implantação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia – IFET’S. Retta (PPGEA/UFRRJ), ano I, n. 1, jan-jun 2010, p. 89-110. PACHECO, Eliezer (Org.). Os institutos federais: uma revolução na educação profissional e tecnológica. Fundação Santillana, Editora Moderna: São Paulo, Brasília, 2011. Disponível em: < http://www.moderna.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB34572A4A 01345BC3D5404120>. Acesso em: 04/12/2011 56 SILVA, Caetana Juracy Resende (Org.). Institutos Federais Lei 11.892/2008: comentários e reflexões/organização. Natal: Editora IFRN, 2009. Disponível em:< SILVA, Edna Lúcia da.; MENEZES, Estera Muszkat. Metodologia da pesquisa e elaboração da dissertação. 4 ed. Florianópolis: UFSC, 2005. p. 138 YANNOULAS, Silvia Cristina; SOARES, Kelma Jaqueline. Educação e qualificação pra o trabalho: convergências e divergências entre as políticas de educação e as de trabalho. Série Estudos e Ensaios/Ciências Sociais. FLACSO Brasil, jun. 2009. Disponível em: < http://www.flacso.org.br/portal/pdf/serie_estudos_ensaios/Silvia_Yannoulas.pdf> Acesso em: 09/11/2011.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/60127/2012%20-%20Joaquim%20Rufino%20Neto.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3581
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2020-06-01T11:49:05Z No. of bitstreams: 1 2012 - Joaquim Rufino Neto.pdf: 960671 bytes, checksum: aa5e8ce5db37dde691085dc47fe0f1f8 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-06-01T11:49:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012 - Joaquim Rufino Neto.pdf: 960671 bytes, checksum: aa5e8ce5db37dde691085dc47fe0f1f8 (MD5) Previous issue date: 2012-10-19eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012 - Joaquim Rufino Neto.pdfJoaquim Rufino Neto938.16 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.