Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12390
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFreitas, Sonia Maria Pereirapt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T02:07:02Z-
dc.date.available2023-12-22T02:07:02Z-
dc.date.issued2006-11-10
dc.identifier.citationFREITAS, Sonia Maria Pereira. Educação profissional e qualidade de ensino: traçando um perfil sociográfico dos estudantes da EAF - Alegre, ES. 2006. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12390-
dc.description.abstractEsta investigação sobre as trajetórias escolares e os processos de socialização familiar dos jovens que ingressam na Escola Agrotécnica Federal de Alegre, analisou, mediante a aplicação de questionários, como as características institucionais e familiares interagem na produção do sucesso escolar. A investigação permitiu analisar, concomitantemente, os contextos micro e macrossociais que compõem as trajetórias escolares dos estudantes, marcadas, fortemente, pela especificidade rural/urbana. Uma das metas da pesquisa foi a caracterização da EAFA de acordo com seu projeto institucional, corpo docente e clientela, traçando, assim, um perfil sociográfico dos atores envolvidos, focalizando a interação famíliaescola e as práticas e estratégias socioeducativas das famílias e da instituição. A análise da legislação pertinente, do projeto político-pedagógico e dos currículos dos cursos da escola investigada pôde ampliar a compreensão dos limites e possibilidades da reforma da educação profissional em curso e a compreensão sobre a aparente contradição entre os objetivos da escola e os da clientela, caráter terminal e profissionalizante versus caráter propedêutico. Essa investigação forneceu subsídios para a interpretação do sucesso ou fracasso escolar dos alunos, bem como, aquilatou o valor efetivamente agregado por tal escola, ou seja, o efeitoescola na produção de trajetórias escolares de sucesso.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectqualidade de ensinopor
dc.subjectInstituto de Agronomiapor
dc.subjectestudantespor
dc.subjecttrajetórias escolarespor
dc.subjectteaching qualityeng
dc.subjectagricultural educationeng
dc.subjectstudentseng
dc.subjectschool trajectoryeng
dc.titleEducação profissional e qualidade de ensino: traçando um perfil sociográfico dos estudantes da EAF - Alegre, ESpor
dc.title.alternativeProfessional education and quality of teaching: tracking a sociographical profile out of students from the Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Alegre, ESeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work about school life and family socialization processes, involving youths who joined the school (Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Alegre ES), analyzed, through the use of questionnaires, how the characteristics of both family and institution interact for production of school success. The research permitted to analyze, concomitantly, the micro and the macro social contexts which compose the students school trajectory, stained, strongly by the rural/urban way of life. One of the targets of the research was the characterization of the EAFA, according to its institutional project, teacher staff and candidates, tracking, thus, a sociographical profile of the involved, focusing the interaction out of the relations among the family, school, practices and both institution and family socio-educative strategies. The analysis of the legislation, the political pedagogic project and the course curricula of the mentioned school, was able to improve the comprehension of the limits and possibilities of the professional education reforms on the way and the understanding about the apparent contradiction involving the school and the candidates target, terminal and professional trait versus propaedeutic trait. This research gave indications to interpretation of the school success or failure of the students as well as measured the effective value added along the way in school, that is to say, the effect of the school in production of school trajectory of success.eng
dc.contributor.advisor1Paula, Lucília Augusta Lino dept_BR
dc.contributor.advisor1ID582.372.167-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769020J1por
dc.creator.ID821.405.457-53por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55918/2006%20-%20Sonia%20Maria%20Pereira%20Freitas.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/71
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2006 - Sonia Maria Pereira Freitas.pdf: 469419 bytes, checksum: 5e78652c690e365b8b257009ba1e5434 (MD5) Previous issue date: 2006-11-10eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006 - Sonia Maria Pereira Freitas.pdf458.54 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.