Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12390
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Educação profissional e qualidade de ensino: traçando um perfil sociográfico dos estudantes da EAF - Alegre, ES |
Título(s) alternativo(s): | Professional education and quality of teaching: tracking a sociographical profile out of students from the Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Alegre, ES |
Autor(es): | Freitas, Sonia Maria Pereira |
Orientador(a): | Paula, Lucília Augusta Lino de |
Palavras-chave: | qualidade de ensino;Instituto de Agronomia;estudantes;trajetórias escolares;teaching quality;agricultural education;students;school trajectory |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 10-Nov-2006 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | FREITAS, Sonia Maria Pereira. Educação profissional e qualidade de ensino: traçando um perfil sociográfico dos estudantes da EAF - Alegre, ES. 2006. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2006. |
Resumo: | Esta investigação sobre as trajetórias escolares e os processos de socialização familiar dos jovens que ingressam na Escola Agrotécnica Federal de Alegre, analisou, mediante a aplicação de questionários, como as características institucionais e familiares interagem na produção do sucesso escolar. A investigação permitiu analisar, concomitantemente, os contextos micro e macrossociais que compõem as trajetórias escolares dos estudantes, marcadas, fortemente, pela especificidade rural/urbana. Uma das metas da pesquisa foi a caracterização da EAFA de acordo com seu projeto institucional, corpo docente e clientela, traçando, assim, um perfil sociográfico dos atores envolvidos, focalizando a interação famíliaescola e as práticas e estratégias socioeducativas das famílias e da instituição. A análise da legislação pertinente, do projeto político-pedagógico e dos currículos dos cursos da escola investigada pôde ampliar a compreensão dos limites e possibilidades da reforma da educação profissional em curso e a compreensão sobre a aparente contradição entre os objetivos da escola e os da clientela, caráter terminal e profissionalizante versus caráter propedêutico. Essa investigação forneceu subsídios para a interpretação do sucesso ou fracasso escolar dos alunos, bem como, aquilatou o valor efetivamente agregado por tal escola, ou seja, o efeitoescola na produção de trajetórias escolares de sucesso. |
Abstract: | This work about school life and family socialization processes, involving youths who joined the school (Escola Agrotécnica Federal (EAF) de Alegre ES), analyzed, through the use of questionnaires, how the characteristics of both family and institution interact for production of school success. The research permitted to analyze, concomitantly, the micro and the macro social contexts which compose the students school trajectory, stained, strongly by the rural/urban way of life. One of the targets of the research was the characterization of the EAFA, according to its institutional project, teacher staff and candidates, tracking, thus, a sociographical profile of the involved, focusing the interaction out of the relations among the family, school, practices and both institution and family socio-educative strategies. The analysis of the legislation, the political pedagogic project and the course curricula of the mentioned school, was able to improve the comprehension of the limits and possibilities of the professional education reforms on the way and the understanding about the apparent contradiction involving the school and the candidates target, terminal and professional trait versus propaedeutic trait. This research gave indications to interpretation of the school success or failure of the students as well as measured the effective value added along the way in school, that is to say, the effect of the school in production of school trajectory of success. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12390 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2006 - Sonia Maria Pereira Freitas.pdf | 458.54 kB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.