Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12404
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFreitas, Cláudio Joventino dept_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T02:07:19Z-
dc.date.available2023-12-22T02:07:19Z-
dc.date.issued2008-07-17
dc.identifier.citationFREITAS, Cláudio Joventino de. Educação agrícola, violência instituída e exclusão do jovem do campo. 2008. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12404-
dc.description.abstractO objetivo geral dessa pesquisa foi desenvolver um estudo sobre Educação Agrícola, Violência Instituída e Exclusão do Jovem do Campo, levando em consideração o campus da Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista-MG. Este estudo, defendendo uma abordagem qualitativa, é baseado em narrativas, através de dados coletados a partir de observação, entrevistas e da amostra de questionários semi-estruturados. A investigação constituiu-se com alunos voluntários das terceiras (últimas) séries dos Cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Alimentação. O trabalho realiza uma abordagem e reflexão sobre a sociologia rural e novas ruralidades, discutindo os desafios e implicações relacionados às novas formas de delimitação territorial rural e urbana instituídas na modernidade. No momento em que se discute o limite entre o rural e o urbano, as dificuldades socioeconômicas dificultam a vida de famílias que vivem da agricultura. E, com isso, emerge a juventude rural como uma população afetada profundamente por estes processos. Processos estes intrinsecamente relacionados com a quase inexistência de uma política educacional voltada para a realidade e às reais necessidades da juventude e da população rural. O quadro da educação para a população rural no Brasil é resultado de um processo histórico, econômico e social, conforme se pode perceber na abordagem sobre a origem e evolução do ensino agrícola no Brasil. O trabalho retrata a exclusão do jovem do campo, a qual se deve basicamente à negligência e indiferença das autoridades governamentais para com essa parcela tão sofrida e tão desprovida de políticas educacionais mais consistentes e eficazes. Por fim, retrata também o problema da violência que invade a escola, sobretudo a violência instituída, que tem um colorido mais forte e que de forma perceptível ou não, acaba atingindo a escola e a todos que nele militam. A abordagem qualitativa que norteou a pesquisa permitiu um contato mais estreito entre os sujeitos envolvidos e o cotidiano da escolapor
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação agrícolapor
dc.subjectviolência instituídapor
dc.subjectpopulação ruralpor
dc.subjectruralidadespor
dc.subjectagricultural educationeng
dc.subjectinstituted violenceeng
dc.subjectrural populationeng
dc.subjectruralitieseng
dc.titleEducação agrícola, violência instituída e exclusão do jovem do campopor
dc.title.alternativeAgricultural education, instituted violence and exclusion of the young in the rural areaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe general objective of this work/research is to carry out a study on Agricultural Education, Instituted Violence and Exclusion of the Young in the rural area, taking into account the campus of the Federal Agro-technical School of São João Evangelista-Minas Gerais. This study, in defending a qualitative approach, is based in narratives, with main focus on the history and memory of each involved subject, through data collected from observation, interview and sample of semi-structuralized questionnaires. Also, This study had the participation of volunteer students of the third (last) grade of the Technical Courses on Agriculture and Cattle Raising, and Food. The investigation carries out an analyses on rural sociology and new ruralities, discussing the challenges and implications related to the new instituted forms of rural and urban territorial delimitation in modernity. In a moment when the limit between the rural and the urban is discussed, the socioeconomic difficulties make life difficult for families that live out of agriculture. And, within it, a rural youth emerges as a population deeply affected by these processes. Processes that are intrinsically related to the quasi- inexistence of educational policies directed to the reality and real necessities of the rural youth and population. The picture of the education for the rural population in Brazil is a result of a socio-economic and historical process, as it can be noticed in the approach on the origin and evolution of Agricultural Education in Brazil. The study portraits the exclusion of the young that lives in the rural area, which is basically due to the negligence and indifference of the governmental authorities to this group so suffered and unprovided of more consistent and efficient educational policies. Finally, this investigation also portraits the problem of violence that invades the school, mainly the instituted violence, which has a stronger color , and, in a noticeable form or not, ends to reach the school and those who militate there. The qualitative approach that delineated the research also allowed a closer contact among the subjects involved and the school routine.eng
dc.contributor.advisor1Monteiro, Aloisio Jorge de Jesuspt_BR
dc.contributor.advisor1ID632.956.957-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3934201639828808por
dc.creator.ID044.912.032-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6926192704904669por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3620/2008%20-%20Claudio%20Joventino%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17684/2008%20-%20Claudio%20Joventino%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24018/2008%20-%20Claudio%20Joventino%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30429/2008%20-%20Claudio%20Joventino%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36789/2008%20-%20Claudio%20Joventino%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43149/2008%20-%20Claudio%20Joventino%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49553/2008%20-%20Claudio%20Joventino%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55980/2008%20-%20Claudio%20Joventino%20de%20Freitas.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/102
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008 - Claudio Joventino de Freitas.pdf: 324372 bytes, checksum: d598b12be8dd9322129eb5f06797828f (MD5) Previous issue date: 2008-07-17eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Claudio Joventino de Freitas.pdf316.86 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.