Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12404
Tipo do documento: Dissertação
Título: Educação agrícola, violência instituída e exclusão do jovem do campo
Título(s) alternativo(s): Agricultural education, instituted violence and exclusion of the young in the rural area
Autor(es): Freitas, Cláudio Joventino de
Orientador(a): Monteiro, Aloisio Jorge de Jesus
Palavras-chave: educação agrícola;violência instituída;população rural;ruralidades;agricultural education;instituted violence;rural population;ruralities
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 17-Jul-2008
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: FREITAS, Cláudio Joventino de. Educação agrícola, violência instituída e exclusão do jovem do campo. 2008. 72 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
Resumo: O objetivo geral dessa pesquisa foi desenvolver um estudo sobre Educação Agrícola, Violência Instituída e Exclusão do Jovem do Campo, levando em consideração o campus da Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista-MG. Este estudo, defendendo uma abordagem qualitativa, é baseado em narrativas, através de dados coletados a partir de observação, entrevistas e da amostra de questionários semi-estruturados. A investigação constituiu-se com alunos voluntários das terceiras (últimas) séries dos Cursos Técnico em Agropecuária e Técnico em Alimentação. O trabalho realiza uma abordagem e reflexão sobre a sociologia rural e novas ruralidades, discutindo os desafios e implicações relacionados às novas formas de delimitação territorial rural e urbana instituídas na modernidade. No momento em que se discute o limite entre o rural e o urbano, as dificuldades socioeconômicas dificultam a vida de famílias que vivem da agricultura. E, com isso, emerge a juventude rural como uma população afetada profundamente por estes processos. Processos estes intrinsecamente relacionados com a quase inexistência de uma política educacional voltada para a realidade e às reais necessidades da juventude e da população rural. O quadro da educação para a população rural no Brasil é resultado de um processo histórico, econômico e social, conforme se pode perceber na abordagem sobre a origem e evolução do ensino agrícola no Brasil. O trabalho retrata a exclusão do jovem do campo, a qual se deve basicamente à negligência e indiferença das autoridades governamentais para com essa parcela tão sofrida e tão desprovida de políticas educacionais mais consistentes e eficazes. Por fim, retrata também o problema da violência que invade a escola, sobretudo a violência instituída, que tem um colorido mais forte e que de forma perceptível ou não, acaba atingindo a escola e a todos que nele militam. A abordagem qualitativa que norteou a pesquisa permitiu um contato mais estreito entre os sujeitos envolvidos e o cotidiano da escola
Abstract: The general objective of this work/research is to carry out a study on Agricultural Education, Instituted Violence and Exclusion of the Young in the rural area, taking into account the campus of the Federal Agro-technical School of São João Evangelista-Minas Gerais. This study, in defending a qualitative approach, is based in narratives, with main focus on the history and memory of each involved subject, through data collected from observation, interview and sample of semi-structuralized questionnaires. Also, This study had the participation of volunteer students of the third (last) grade of the Technical Courses on Agriculture and Cattle Raising, and Food. The investigation carries out an analyses on rural sociology and new ruralities, discussing the challenges and implications related to the new instituted forms of rural and urban territorial delimitation in modernity. In a moment when the limit between the rural and the urban is discussed, the socioeconomic difficulties make life difficult for families that live out of agriculture. And, within it, a rural youth emerges as a population deeply affected by these processes. Processes that are intrinsically related to the quasi- inexistence of educational policies directed to the reality and real necessities of the rural youth and population. The picture of the education for the rural population in Brazil is a result of a socio-economic and historical process, as it can be noticed in the approach on the origin and evolution of Agricultural Education in Brazil. The study portraits the exclusion of the young that lives in the rural area, which is basically due to the negligence and indifference of the governmental authorities to this group so suffered and unprovided of more consistent and efficient educational policies. Finally, this investigation also portraits the problem of violence that invades the school, mainly the instituted violence, which has a stronger color , and, in a noticeable form or not, ends to reach the school and those who militate there. The qualitative approach that delineated the research also allowed a closer contact among the subjects involved and the school routine.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12404
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008 - Claudio Joventino de Freitas.pdf316.86 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.