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Tipo do documento: Dissertação
Title: Letramentos Críticos: uma proposta para o ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal Fluminense
Other Titles: Critical Literacies: a proposal for English Language teaching in the High School integrated to the Technical Education at the Fluminense Federal Institute
Authors: Vital, Flávia da Silva
Orientador(a): Silva, Simone Batista da
Primeiro membro da banca: Silva, Simone Batista da
Segundo membro da banca: Dias, Fernanda Henriques
Terceiro membro da banca: Silva, Vera Lúcia Teixeira da
Keywords: Institutos Federais;Ensino de Língua Inglesa;Letramentos Críticos;Federal Institutes;English Language Teaching;Critical Literacies
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 30-Sep-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: VITAL, Flávia da Silva. Letramentos Críticos: uma proposta para o ensino de Língua Inglesa no Ensino Médio Integrado no Instituto Federal Fluminense. 2015. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2015.
Abstract: Esta pesquisa tem como objetivo investigar um trabalho docente que fosse mais abrangente que o chamado Inglês Técnico em um campus de Instituto Federal no interior do estado do Rio de Janeiro. Os Institutos Federais foram criados pela Lei 11.892/2008 como um modelo de formação profissional que ultrapassasse a mera preparação de mão de obra, mas que procurasse articular Trabalho, Ciência, Tecnologia e Cultura em uma perspectiva de formação cidadã. Dessa forma, faz-se necessária a discussão acerca dos pressupostos históricos e teóricos que embasam o trabalho educacional neste contexto. Mais especificamente, a fim de se repensar o papel da Língua Inglesa nos Institutos Federais, esta pesquisa, com base nos princípios dos Letramentos Críticos - que deslocam a visão de língua como código neutro a ser apropriado a despeito de seu contexto de uso, para a visão de língua como prática social contextualizada e atividade de produção de sentido - retrata uma experiência de pesquisa-ação que buscou avaliar a aplicabilidade dessas teorias para o ensino de línguas nessa modalidade de ensino. Os dados coletados provêm de observação participante, gravação das aulas e questionários aplicados durante o trabalho com uma unidade didática que priorizou o engajamento discursivo dos alunos na língua estrangeira no processo de repensarem, questionarem e refletirem acerca de questões que são relevantes para o contexto em que vivem. Assim, os estudos teóricos e a investigação da perspectiva dos alunos diante das atividades realizadas contribuíram para demonstrar que as teorias dos Letramentos Críticos podem corresponder aos princípios da educação cidadã proposta pelos Institutos Federais.
Abstract: This research aims to investigate a teaching practice that intended to be more comprehensive than the use of the called Technical English in a Federal Institute campus in the countryside of the state of Rio de Janeiro. The Federal Institutes were created by the Law 11.892/2008 as a model of professional education that would go beyond the mere preparation of labor force, with the intention to articulate Work, Science, Technology and Culture in the perspective of citizenship education. Thus, it is necessary to discuss the historical and theoretical assumptions that support the educational work in this context. More specifically, in order to rethink the role of English in the Federal Institutes, this research, based on the principles of Critical Literacies – which shifts the conception of language from a neutral code to be appropriated despite its context of use to the concept of language as a contextualized social practice and meaning making activity - portrays an action research experience, which sought to evaluate the applicability of these theories to language teaching in this type of education. The data collected come from participant observation, recording of classes and questionnaires while working with a lesson which prioritized the discursive engagement of students in the foreign language in the process of rethinking, questioning and reflecting on relevant issues to the context in which they live. Hence, the theoretical studies and the investigation of the students´ perspectives on the activities carried out contributed to demonstrate that the theories of Critical Literacies may correspond to the principles of citizenship education presented by the Federal Institutes.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12413
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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