Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12421
Tipo do documento: Dissertação
Title: Gêneros textuais escritos na prática escolar de alunos do Curso Técnico de Agroindústria
Other Titles: Textual genres writings in practice school students of the Technical Course of Agribusiness
Authors: Barbosa, Josefa Josabeth de Souza
Orientador(a): Sanchez, Sandra Barros
Keywords: gênero textual;produção textual;ensino profissional;genres text;textual production;vocational education
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 7-Nov-2008
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: BARBOSA, Josefa Josabeth de Souza. Gêneros textuais escritos na prática escolar de alunos do Curso Técnico de Agroindústria. 2008, 52 f. Dissertação, (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2008.
Abstract: Esta pesquisa objetivou investigar o modo como os gêneros textuais escritos são utilizados, por professores e alunos, na prática escolar do Curso de Agroindústria na Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim PE, explorados em situação didática pelos docentes das diversas disciplinas do eixo profissional. Visava assim, saber quais os gêneros estudados, que tipo de tratamento pedagógico é dado a esses gêneros, se as práticas textuais contribuem para a atuação do técnico no mundo do trabalho e qual a relação que os gêneros estudados em sala de aula têm com o mundo do trabalho. Tendo por base esse objetivo, foi necessário desenvolver uma metodologia adequada às particularidades do assunto a investigar, de forma a obtermos uma resposta eficaz. Para tanto, foi pensada uma abordagem qualitativa das atividades desenvolvidas nas aulas de Agroindústria, assim como a aplicação de questionários a docentes e discentes, observação presencial de aulas e recolha de trabalhos escritos por alguns discentes. O questionário solicitado aos docentes teve por objetivo conhecer a sua formação, os procedimentos didático-pedagógicos, as dificuldades encontradas no exercício da docência e sua apreciação sobre a assimilação por parte de seus discentes. Já o questionário solicitado aos discentes, teve por finalidade conhecer seus gostos de leitura e importância que os mesmos dão à leitura e escrita, tipos de textos que os mesmos escrevem nas aulas técnicas e que tipo de estímulo os docentes lhes dão como ajuda para a conclusão dos seus trabalhos. Depois de analisados todos os dados recolhidos, verificamos que existe ainda um longo caminho a percorrer. Acreditamos que, se os docentes de Agroindústria olharem os textos utilizados de outro modo, terão em mãos uma ferramenta de grande utilidade, que os ajudará a aprimorarem as metas pretendidas, já que toda a enunciação de fabricação dos produtos de Agroindústria nada mais é do que o resultado do contato com os diferentes gêneros textuais.
Abstract: This study aims at investigating how the written text genres are used by teachers and students in school practice technical courses at Escola Agrotécnica Federal de Belo Jardim PE, analyzing genre teaching by teachers of various subjects as the research axis. What genres are studied, the kind of treatment given to those teaching genres, whether the textual practices contribute to the technical marketplace world and the relationship genres possess with students work. Based on that goal, it was necessary to develop an appropriate methodology to the particularities of the issue in order to investigate and achieve an effective response. To that end, a qualitative approach was elaborated according to the classroom activities of Agribusiness, as well as questionnaires to teachers and students, in addition to class direct observation and student essays. The teacher questionnaire was based on depicting training, teaching-learning procedures, the difficulties faced in the course of teaching and its assessment on the assimilation by learners. On the other hand, student questionnaires analyzed the importance of reading habits and preferences given to reading and also writing, types of texts written in class, techniques and the kind of stimuli teachers use to assist their work completion. After having examined all the data collected, there is still a long way to go.We believe that if teachers treat Agribusiness texts used with a distinct perspective, will have in hand an extremely useful tool which will help them improve the desired goals, since all the enunciation of manufacturing products of Agribusiness is nothing more than the result of contact with the different genres text.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12421
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008 - Josefa Josabeth de Souza Barbosa.pdfDocumento principal3.44 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.