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Tipo do documento: Dissertação
Title: O papel da disciplina Língua Portuguesa no desenvolvimento da oralidade do Técnico Agrícola, para o exercício de sua função de Agente Rural
Other Titles: The role of discipline in the development of the Portuguese language spoken in technical and agricultural for the exercise of its function as Agent Countryside
Authors: Ribeiro, Maria das Graças de Oliveira Costa
Orientador(a): Monteiro, Rosa Cristina
Keywords: agente rural;ensino de língua portuguesa;oralidade;comunicação rural;rural agent;teaching of portuguese language;speech;rural communication
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 23-Oct-2008
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: RIBEIRO, Maria das Graças de Oliveira Costa. O papel da disciplina Língua Portuguesa no desenvolvimento da oralidade do Técnico Agrícola, para o exercício de sua função de Agente Rural. 2008, 65 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2008.
Abstract: Esta pesquisa constitui-se de uma análise investigativa sobre o tratamento da oralidade no ensino da língua materna nas Escolas Agrotécnicas, a partir de uma investigação da atuação do Técnico Agrícola no exercício de sua função de Agente Rural, principalmente no que concerne a sua relação comunicativa com o produtor rural, verificando como se dá o processo interlocutivo entre esses sujeitos, bem como detectando quais as competências requeridas nessa interação comunicativa e quais as contribuições da disciplina de Língua Portuguesa na formação profissional desses agentes, alunos egressos das Agrotécnicas. Pautada na pesquisa qualitativa, o corpus que serviu de base para a presente pesquisa foi composto de entrevistas semi-estruturadas com os produtores rurais a fim de detectar o efeito da comunicação entre esses produtores e o Agente Rural; questionários com um grupo de alunos do terceiro ano da Escola Agrotécnica Federal de Crato CE na verificação de como se procede o ensino da língua materna e a conseqüente aprendizagem do uso da linguagem oral nas mais diversas situações sociais; além de registros audiovisuais e observações livres com a produção de diário de campo para melhor obtenção dos dados. Verificou-se que o trabalho formal com a oralidade ainda é desprezado pela escola, uma vez que nas aulas de Língua Portuguesa, há um predomínio de atividades metalingüísticas com exaustivas regras gramaticais, desvinculando a linguagem de seu caráter sociointerativo em detrimento de exercícos de fala e escuta, de leitura e produção de textos. Com essa postura, o ensino da língua materna fica a dever quanto ao desenvolvimento da competência comunciativa oral dos seus formandos, quesito primordial para o seu exercício nos trabalhos com a extensão e comunicação rural, fazendo com que a escola perca de vista a sua função social na promoção de saberes pautados na formação cidadã do egresso do Ensino Médio, principalmente, no campo profissional. Este estudo levou em conta as referências bibliográficas de autores como Marcuschi e Fávero no campo da oralidade; Antunes, Bagno e Possenti quanto ao ensino da língua materna; Bordenave e Freire no que se refere à Comunicação Rural.
Abstract: This research is constituted of an investigative analysis on the treatment of the speech in the teaching of the maternal language in the agricultural schools, starting from an investigation of the performance of the agricultural technician in the exercise of his function as Rural Agent, mainly in what concerns his communicative relationship with the rural producer, verifying how that process of interlocution happens among them, as well as detecting which the competences are requested in that communicative interaction and which the contributions of the discipline of Portuguese Language exists in those agents professional formation, students of the agricultural schools. Ruled in the qualitative research, the corpus that served as base for the present research was composed of semi- structured interviews with the rural producers in order to detect the effect of the communication between him and the Rural Agent; questionnaires with a group of students of the third year (high school) of the Escola Agrotécnica Federal de Crato CE in the verification about the way the teaching of the maternal language is proceeded and the consequent learning in what refers to the subject of the use of the oral language in the most several social situations; besides audiovisual registrations and free observations with the production of field diary for better obtaining the data. It was verified that the formal work with the speech is still despised by the school, because in the classes of Portuguese Language, the re is a prevalence of metalinguistic activities with exhausting grammatical rules, instead of exercises of speaking and listening, of reading and textual production, disconnecting the language of its socio- interactive character. With that posture, the teaching of the maternal language presents a gap, in the sense of development of the oral communicative competence of their graduating students, primordial requirement for its practice in the works with the extension and rural communication, what makes the school to lose the vision about its social function in the promotion of knowledge ruled in the formation of the High school student s citizenship, mainly, in the professional field. This stud y took into account the authors bibliographical references as Marcuschi and Fávero in the field of the speech; Antunes, Bagno and Possenti as for the teaching of the maternal language; Bordenave and Freire in what refer to the Rural Communication.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12428
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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