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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12429
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Silva, Tatiana Duarte da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:07:50Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:07:50Z | - |
dc.date.issued | 2019-06-18 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Tatiana Duarte da. O projeto político pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá: Uma experiência do percurso. 2019. 53f. Dissertação(Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12429 | - |
dc.description.abstract | Esta dissertação teve como objetivos analisar a experiência do percurso de produção de um elemento do Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI, do Instituto Federal do Amapá – IFAP, o seu Projeto Político Pedagógico; conceituar a gestão participativa e colaborativa; delimitar a realização de uma pesquisa-ação no âmbito do IFAP com atores que fazem parte do processo de elaboração do PPP/PDI/IFAP e analisar a coleta de dados sobre o processo de elaboração do PPP/PDI/IFAP. Partiu do pressuposto de que todo e qualquer planejamento de gestão precisa ter a participação, o efetivo envolvimento e o comprometimento das pessoas que fazem a empresa/instituição funcionar no dia-a-dia. O IFAP foi criado em 29 de dezembro de 2008, pela Lei nº 11.892, que transformou a Escola Técnica Federal do Amapá – ETFAP - em Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá - IFAP, vinculado ao Ministério da Educação. Diante da minha formação acadêmica inicial e experiência profissional, senti-me desafiada a apresentar dados e analisar o percurso dessa construção, da qual fiz parte como sujeito implicado. A metodologia utilizada foi embasada na pesquisa-ação (GIL, 2007 e Thiollent, 2009), utilizando as ferramentas do Diário de Bordo da pesquisadora e da coleta de dados, através de uma entrevista escrita, do tipo questionário aberto e fechado, com um grupo dos participantes. Para a análise também foi necessário recorrer ao PDI/IFAP. O trabalho teve como referência autores do campo da educação, que trabalham com planejamento educacional, bem como os que defendem a perspectiva de uma escola cidadã e participativa, além de autores que discutem o projeto político pedagógico em suas múltiplas dimensões. A pesquisa trouxe à tona as dificuldades na implementação de um processo de discussão participativa, sobretudo numa instituição ainda muito nova, em construção de seus quadros docente e técnico, em que muitos dos atores ainda estão se aproximando desses desafios, se apropriando das terminologias e dos processos de elaboração, mas demonstrou que o exercício da tomada de decisões coletivas deve ser permanente e avaliado para que se possa verificar se está surtindo o efeito desejado. Deixou claro ainda que o papel dos gestores é fundamental no sentido de criar as condições objetivas para que o processo de construção dos documentos que vão direcionar as ações presentes e futuras seja representativo da comunidade envolvida e possa, inclusive, propiciar novas formas de gestão numa perspectiva participativa | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Cultura colaborativa | por |
dc.subject | Gestão democrática | por |
dc.subject | Planejamento | por |
dc.subject | Participação | por |
dc.subject | Projeto político pedagógico | por |
dc.subject | Collaborative culture,,, , | eng |
dc.subject | Democratic management | eng |
dc.subject | Planning | eng |
dc.subject | Participation | eng |
dc.subject | Political pedagogical project | eng |
dc.title | O projeto político pedagógico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá: Uma experiência do percurso | por |
dc.title.alternative | The political project pedagogical of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá: A journey experience | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This dissertation aimed to analyze the experience of the production path of an element of the Institutional Development Plan - PDI, of the Federal Institute of Amapá - IFAP, its Political Pedagogical Project; conceptualize participatory and collaborative management; delimit the conduct of an action research under the IFAP with actors that are part of the PPP / PDI / IFAP elaboration process and analyze the data collection on the PPP / PDI / IFAP elaboration process. It started from the assumption that any and all management planning needs to have the participation, effective involvement and commitment of the people who make the company / institution work on a daily basis. IFAP was created on December 29, 2008, by Law 11.892, which transformed the Federal Technical School of Amapá - ETFAP - into the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá - IFAP, linked to the Ministry of Education. In view of my initial academic training and professional experience, I felt challenged to present data and analyze the course of this construction, of which I was a part as an implicated subject. The methodology used was based on action research (GIL, 2007 and Thiollent, 2009), using the researcher's logbook and data collection tools, through a written interview, of the open and closed questionnaire type, with a group of the participants. For the analysis it was also necessary to use the PDI / IFAP. The work had as reference authors from the field of education, who work with educational planning, as well as those who defend the perspective of a citizen and participatory school, as well as authors who discuss the pedagogical political project in its multiple dimensions. The research brought up the difficulties in the implementation of a participatory discussion process, especially in a still very young institution, in the construction of its teaching and technical staff, in which many of the actors are still approaching these challenges, appropriating terminologies and elaboration processes, but demonstrated that the exercise of collective decision-making must be permanent and evaluated in order to verify if it is having the desired effect. He also made it clear that the role of managers is fundamental in order to create objective conditions so that the process of building documents that will guide present and future actions is representative of the community involved and can even provide new forms of management in a perspective participatory | eng |
dc.contributor.advisor1 | Cupolillo, Amparo Villa | |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-1856-6005 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5482837394103537 | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Cupolillo, Amparo Villa | |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0003-1856-6005 | por |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5482837394103537 | por |
dc.contributor.referee1 | Cupolillo, Amparo Villa | |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0003-1856-6005 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5482837394103537 | por |
dc.contributor.referee2 | Soares, Ana Maria Dantas | |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-2991-7106 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3776117532043539 | por |
dc.contributor.referee3 | Jardim, Elizabete Cristina Ribeiro Silva | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2960543131102283 | por |
dc.creator.ID | 680.862.882-34 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1204379154262321 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | BARROSO, J. Para o Desenvolvimento de uma Cultura de Participação na Escola. Instituto de Inovação Educacional. Lisboa, 1995. BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96 – L.D.B. Brasília, 1996. BRASIL. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007- 2010/2008/Lei/L11892.htm Acesso em dez de 2018 GADOTTI, M. Escola cidadã. São Paulo: Cortez, 2010. GANDIN, D. A prática do planejamento participativo. 12ª Ed. Vozes: Petropolis, 2004 GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa, (4. ed.), Atlas. São Paulo, 2007. GOUVEIA, F.P.S. A expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no território brasileiro: entre o local e o nacional. Disponível em https://journals.openedition.org/espacoeconomia/2434 Acesso em jan. de 2019 IFAP. Disponível em file:///C:/Users/USER/Downloads/PDI_26-12- 2018_VERSAO_PDF_red_final%20(1).pdf Acesso em 25 maio de 2019 IFAP. Disponível em http://portal.ifap.edu.br/index.php/publicacoes/item/144-pdi-2014-2018 Acesso em 25 nov de 2018 LIMA, L. A Escola como Organização e a Participação na Organização Escolar. Um Estudo da Escola Secundária em Portugal (1974-1988). Universidade do Minho. Braga, 1992. LIMA, L. C. Construindo Modelos de Gestão Escolar. Cadernos de Organização e Gestão Escolar, 4 (1. edição). Instituto de Inovação Educacional. Lisboa, 2018. LIMA, L. C. A Gestão Democrática das Escolas: Do Autogoverno à Ascensão de uma Pós-democracia Gestionária? Revista Educação e Sociedade, 35 (129), 1067-1083. 2019. PADILHA, P. R. Planejamento dialógico – como construir o projeto político-pedagógico da escola. São Paulo: Cortez, 2008. 35 VASCONCELOS, C. S. Planejamento – projeto de ensino-aprendizagem e projeto político pedagógico. São Paulo: Libertad, 2007. VEIGA, V. P. A. Escola: Espaço do Projeto Político Pedagógico. In: Veiga, I. P. A., Resende, L. M. G. (org.), (5.ed.). Coleção: Formação e Trabalho Pedagógico. Papirus. p. 12- 13. São Paulo, 2004. VEIGA, I. P. A. e ARAUJO, J. C. S. O projeto político-pedagógico: um guia para a formação humana. In VEIGA (Org). Quem sabe faz a hora de construir o projeto político pedagógico. São Paulo: Papirus, p. 11- 37, 2012. SILVA, E. F. da. A coordenação pedagógica como espaço de organização do trabalho escolar: o que temos e o que queremos. In VEIGA (Org). Quem sabe faz a hora de construir o projeto político pedagógico. São Paulo: Papirus, p. 131- 152, 2012. ABDAÇÇA, M. F. B. A construção do projeto político-pedagógico e a formação permanente dos professores: possibilidades e desafios. In VEIGA (Org). Quem sabe faz a hora de construir o projeto político pedagógico. São Paulo: Papirus, p. 131- 152, 2012. VEIGA, I. P. A. (Org.). Projeto político pedagógico da escola – uma construção possível. São Paulo: Papirus, 1995. THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2009. HESS, R. Momento do diário e diário dos momentos. In: SOUZA, E.C.; ABRAHÃO, M.H.M.B. (Orgs.) Tempos, narrativas e ficções: a invenção de si. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2006, p.89-103. WEBER, F. A Entrevista, a pesquisa e o íntimo, ou: por que censurar seu diário de campo? Horizontes Antropológicos, Porto Alegre, ano 15, n. 32, p. 157-170, 2009 | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/70437/2019%20-%20Tatiana%20Duarte%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5913 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-08-23T12:55:46Z No. of bitstreams: 1 2019 - Tatiana Duarte da Silva.pdf: 2101046 bytes, checksum: c2f600bd4b2f12c5ce3e33eae714b775 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-23T12:55:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Tatiana Duarte da Silva.pdf: 2101046 bytes, checksum: c2f600bd4b2f12c5ce3e33eae714b775 (MD5) Previous issue date: 2019-06-18 | eng |
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