Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12437
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Nieldy Miguel da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:08:01Z-
dc.date.available2023-12-22T02:08:01Z-
dc.date.issued2010-09-01
dc.identifier.citationSILVA, Nieldy Miguel da. Uma intervenção metodológica no ensino de Física para alunos do curso técnico em agropecuária: construindo um coletor solar com materiais de baixo custo. 2010. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12437-
dc.description.abstractO presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco/Campus Barreiros com alunos da segunda série do Ensino Médio profissionalizante do Curso Técnico em Agropecuária. A pesquisa teve como objetivo verificar se a utilização de uma metodologia de construção de projeto associada a atividades interdisciplinares promove melhora no desempenho escolar destes alunos. Concretamente, foi realizado um estudo iniciado pela construção de um coletor solar com materiais de baixo custo feito pelos alunos do Campus Barreiros. Atividades interdisciplinares baseadas na construção e no funcionamento do coletor foram realizadas sempre tendo a física como disciplina base, juntamente com outras disciplinas do ensino médio e área técnica. Nestas atividades realizadas pelos alunos era analisada a construção do conhecimento físico por meio da análise do discurso em situações problematizadoras. Além da construção do coletor e da realização das atividades interdisciplinares foi analisada a avaliação feita em duas etapas (antes e após a realização das atividades) que ajudou a identificar as contribuições da construção do coletor como ferramenta educativa no aprendizado de conceitos de física dos alunos. A mesma avaliação foi realizada em outro Campus do mesmo Instituto, sem os alunos deste terem realizado as atividades interdisciplinares e a construção do coletor solar. A análise das atividades desenvolvidas pelos alunos do Campus Barreiros esteve focada na produção/evolução do conhecimento, nas interações promovidas no campo das relações conceituais e comunicativas e dos resultados da comparação das notas obtidas pelos alunos dos dois campi. A pesquisa contribui com estudos interessados no aprendizado e no desenvolvimento das capacidades dos alunos de interagir e articular os diversos saberes e que possibilitam ações práticas em física. Os conceitos de física trabalhados dentro do projeto estão contextualizados o que ajuda a melhorar as aulas ao provocar curiosidade e motivação nos alunos, auxiliando na formação das estruturas de raciocínio, necessárias para uma aprendizagem efetiva que permita ao aluno gerenciar os conhecimentos adquiridos. Tratar esta disciplina como um caminho que leve às descobertas do mundo que o rodeia, é papel do professor. Se a escola é um ambiente que não só permite, mas estimula seguir as trilhas desse caminho, ela está atendendo à verdadeira natureza das ações humanas. Ensinar física num contexto de mundo agrário é,por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de Físicapor
dc.subjectCiências Agrícolaspor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectphysics teachingeng
dc.subjectagricultural and agrarian scienceseng
dc.subjectteaching-and-learningeng
dc.titleUma intervenção metodológica no ensino de Física para alunos do curso técnico em agropecuária: construindo um coletor solar com materiais de baixo custopor
dc.title.alternativeA methodological intervention on physics teaching for students in the technical course on agrarian science: building a solar collector with low cost materialseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present work was executed in the Federal Institute of education, science and technology of Pernambuco / Barreiros Campus with students of the second year of the professionalizing and technical course on agriculture and agrarian science. The research has as objective to verify if the use of a project development methodology associated with interdisciplinary activities promotes improvement in the school development of such students. Concretely a study was carried out and started with the building of a low-cost material solar engine (collector) made by the students of the Barreiros Campus. Interdisciplinary activities based on the construction and the functioning of the engine (collector) were carried out always having physics as the main subject, along with other subjects of the high school and technical area courses . In these activities carried out by the students it was analyzed the construction of the learning acquirement in physics through the analyses of the discourse in challenging situations , besides the engine/collector construction and the carrying out of the interdisciplinary activities , an evaluation was done in two phases ( before and after the activities ) which helped to identify the contributions of the building of the collector as an educational tool in the students’ development and their learning of the concepts of physics . The same evaluation was carried out in another campus of the same institute without the students having built the solar engine/collector and taken part in interdisciplinary activities. The analysis of the activities developed by the students of the Barreiros Campus were not only focused in the acquirement and learning of the production and evolution but also on the interaction promoted on campus of the concept and communicative relations and on the results of the comparison of the grades obtained by the students of both campuses . The research contributes with studies interested in the learning and development of the students’ skills on the interaction and articulation of the knowledge that makes practical actions possible in the study of physics .The physics concepts developed within the project are contextualized , which helps to improve classes and to raise curiosity and motivation from the students , getting to help in the formation of the ratiocination needed for an effective learning which allows the students to manage the acquired knowledge .Treating this subject in a way that it leads to the world that surrounds them, is the main teacher’s role . If the school is an environment that not only allows, but also stimulates to follow the trails of this path it is providing the real nature of human actions. Teaching physics in an agrarian-world context is therefore to allow the awakening of an energy that can produce knowledge in a natural wayeng
dc.contributor.advisor1Baia Neto, Antonio Luciano
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9989421909596615por
dc.contributor.referee1Santos, Gabriel de Araújo
dc.contributor.referee2Guerra, José Guilherme Marinho
dc.creator.ID030.526.854-65por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2436982449310887por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABREU, P. G.; ABREU, V. M. N. Estresse calórico – Como ocorre e o que fazer? EMBRAPA,suínos e aves.(2001). Disponível em: http://www.cnpsa.embrapa.br/calor/calor.pdf. ALANO, J.A. Manual sobre a construção e instalação do aquecedor solar composto de embalagens descartáveis. Lixo vira água quente. 2006. Disponível em http://josealcinoalano.vilabol.uol.com.br/manual.htm. ARAÚJO, M.S.T. Atividades experimentais no ensino de física: diferentes enfoques, diferentes finalidades. Revista Brasileira do Ensino de Física. São Paulo, v.25, n.2, junho 2003. ASSIS, A.; TEIXEIRA, O.P.B. Dinâmica discursiva e o ensino de Física: Análise de um episódio de ensino envolvendo o uso de um texto alternativo. 2007. Disponível em: http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/129/179. AZEVEDO, M.C.P.S.; Ensino por Investigação: Problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A.M.P. (org.) Ensino de Ciências: Unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. BLUMKE, R.A.; AUTH, M.A. Compreensões, intenções e ações no ensino de física. XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, UNIJUÍ, RS. 2005. BRASIL. Ministério da Educação. Planejamento estratégico e análise de contexto para diagnóstico situacional. EAFB. Pernambuco. 1971. BRASIL. Ministério da Educação. Legislação Básica. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Brasília: 1996. BRASIL. Ministério da Educação. Legislação Básica. Parecer CNE/CEB nº 16/99. Brasília: 1999. BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio: Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias/ Ministério da Educação. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999. BRASIL. Ministério de Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio (PCN+). Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 2002. BRASIL. Departamento de Políticas do Ensino Médio (Física). Orientações Curriculares do Ensino Médio. Secretaria de Educação Básica. Ministério da Educação, 2004. BRASIL. Ministério de Educação Profissional e Tecnológica. Departamento de Políticas e Articulação Institucional. Proposta IFET Pernambuco – Chamada pública MEC/SETEC 2/2007. Pernambuco. 2007. CARVALHO, A.M.P. Construção do conhecimento e ensino de ciência. Brasília, ano 11, nº 55, jul./set. 1992. 57 CARVALHO, A.M.P. Metodologia de pesquisa em ensino de Física: uma proposta para estudar o processo de ensino e aprendizagem. 2004. Disponível em: http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/ix/atas/outros/Anna%20Maria%20Pessoa%20de %20Carvalho.pdf CARVALHO, A.M.P. Representações Mentais e Conflitos Cognitivos: o caso das colisões em mecânica. In: NARDI, R. (org.) Pesquisas em Ensino de Física. 3ed. São Paulo: Escrituras, 2004. Educação para a Ciência. COLL, C. Psicologia e currículo: uma aproximação psicopedagógica à elaboração do currículo escolar. São Paulo: Ática, 1996. DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J.A.P. Física Magistério 2º grau: coleção formação geral. São Paulo: Cortez, 1992. FAZENDA, I. Integração e Interdisciplinaridade no ensino médio: efetividade ou ideologia. São Paulo. Atual, 1986. FREIRE, P. Educação com pratica da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996. GASPAR, A.; HAMBURGER, E.W. Museus e Centros de Ciências. In: NARDI, R. (org.) Pesquisas em Ensino de Física. 3ed. São Paulo: Escrituras, 2004. Educação para a Ciência. GASPAR, A.; MONTEIRO, I. Atividades experimentais de demonstração em sala de aula: uma análise segundo o referencial da teoria de Vigotsky. Investigação em Ciências, UFRGS, v.10, n.2, 2005. GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4ed. São Paulo: Atlas, 2002. GLEISER, M. Por que ensinar Física? Física na escola, v.1, n.1, 2000. GOMES, M.V. Efeito estufa, 2008. GRILO, V.T.M. Direito à educação. Lei de diretrizes e bases da educação. Disponível em http://www.foncaije.org/dwnld/ac_apoio/artigos_doutrinarios. Acessado em 03/10/2010. GUERRINI, I. A. An example of motion in a course of physics for agriculture. The Physics Teacher, Stony Brook, USA, v. 22, n. 2, p.102-103, 1984. GUERRINI, I. A. Movement of ions: an interesting example for agronomy students. The Physics Teacher, Stony Brook, USA, v. 27, n. 5, p. 360-360, 1989. JAPIASSU, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro. Imago, 1976. JAPIASSU, H. Questões Epistemológicas. Rio de Janeiro. Imago, 1981. KUENZER, A. Z. Trabalho, formação e currículo: para onde vai a escola? São Paulo: Xamã,1999. KUENZER, A. Z. Ensino médio: uma proposta para os que vivem do mundo do trabalho. 3ed. São Paulo: Cortez, 2002. MATTOS, C.L.G. A abordagem etnográfica na investigação científica, 2001. Disponível em http://www.ines.gov.br/paginas/revista. Acesso em 12/12/2009. MEGID NETO, J. Pesquisa em ensino de Física de 2° grau no Brasil – concepção e tratamento de problemas em teses e dissertações. Campinas, Universidade Estadual de Campinas, 1990. Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. 58 MENDONÇA, S.R. Estado e Ensino Agrícola no Brasil: da dimensão escolar ao extensionismo – assistencialismo (1930 – 1950). VII Congresso Latino-Americano de Sociologia Rural. 2006. Acessado em 12/03/2004. Disponível em: www.alasru.org/cdalasru2006/17%20GT%20Sonia%20Mendon%C3%A7a.pdf MOREIRA, M.A. Uma abordagem cognitivista ao ensino de Física. Porto Alegre: Editora da Universidade, 1983. MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1999. MOREIRA, M.A. Ensino de Física no Brasil: Retrospectiva e perspectiva. Revista Brasileira de Ensino de Física. v.22.edição n.1, p.94, março de 2000. MORETTO, V.P. Prova- um momento privilegiado de estudo- não um acerto de contas. 3ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. NASCIMENTO, V.B. A Natureza do Conhecimento Cientifico e o Ensino de Ciências. In: CARVALHO, A.M.P. (org.) Ensino de Ciências: Unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. NOGUEIRA, A.L. DICKMAN, A.G. Ensino de Física a estudantes de agronomia: contextualização nas aulas práticas. 2008. Pontifica Universidade Católica de Minas Gerais, 2008. Dissertação de mestrado. OLIVEIRA, M.K.de, Vigotsky. Aprendizado e desenvolvimento um processo sóciohistórico. São Paulo: Scipione, 1993. PIETROCOLA, M.(org.) Ensino de Física: conteúdo, metodologia e epistemologia em uma concepção integradora. 2ed. revisada. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2005. PORTILHO, A.P. O currículo de Física:uma abordagem para a formação do técnico em agropecuária. In: Atas do XVI Simpósio Nacional de Ensino de Física, Rio de Janeiro, 2005. POZO, J.I.Teorias cognitivas da aprendizagem. Tradução de Juan Acuña Llorens, 3ed. Porto Alegre: Artes médicas, 1998. REGO, T.C. Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. 13ª edição. Petrópolis. RJ: Vozes, 2002. ROBILOTTA, M. Construção e Realidade no Ensino de Física. São Paulo: IFUSP, 1985. ROSA, C. W, ROSA, A.B. A teoria histórico-cultural e o ensino de Física. Revista Iberoamericana de Educação. n.33/6. Agosto de 2004. ROSA, C. W. Ensino da Física: tendências e desafios da prática docente. Revista Iberoamericana de Educação. n 42/7. Maio de 2007. SANTINI, N.D. TERRAZZAN, E.A. Ensino de Física com equipamentos agrícolas numa escola agrotécnica. In Atas do I Encontro Estadual de Física. RS, 2005. SANTOMÉ, J. T. Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre. Artmed, 1998. TEIXEIRA, O.P.B.; CARVALHO, A.M.P O ensino de calor e temperatura. In: NARDI, R. (org.) Pesquisas em Ensino de Física. 3ed. São Paulo: Escrituras, 2004. Educação para a Ciência. 59 VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Org: Michael Cole [et al]; tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998. ZUCHI,I. e QUEIROZ,C.A. Projeto interdisciplinar: Possibilidades e desafios, CEFETSC. www.cefetsc.br. Acesso em 02/08/08.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/62466/2010%20-%20Nieldy%20Miguel%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4015
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-10-19T20:42:34Z No. of bitstreams: 1 2010 - Nieldy Miguel da Silva.pdf: 1482503 bytes, checksum: ddddfaa6e02e929052ffef2b6b68aac6 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-19T20:42:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - Nieldy Miguel da Silva.pdf: 1482503 bytes, checksum: ddddfaa6e02e929052ffef2b6b68aac6 (MD5) Previous issue date: 2010-09-01eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - Nieldy Miguel da Silva.pdf2010 - Nieldy Miguel da Silva1.45 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.