Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12437
Tipo do documento: Dissertação
Título: Uma intervenção metodológica no ensino de Física para alunos do curso técnico em agropecuária: construindo um coletor solar com materiais de baixo custo
Otros títulos: A methodological intervention on physics teaching for students in the technical course on agrarian science: building a solar collector with low cost materials
Autor: Silva, Nieldy Miguel da
Orientador(a): Baia Neto, Antonio Luciano
Primeiro membro da banca: Santos, Gabriel de Araújo
Segundo membro da banca: Guerra, José Guilherme Marinho
Palabras clave: Ensino de Física;Ciências Agrícolas;Ensino-aprendizagem;physics teaching;agricultural and agrarian sciences;teaching-and-learning
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 1-sep-2010
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: SILVA, Nieldy Miguel da. Uma intervenção metodológica no ensino de Física para alunos do curso técnico em agropecuária: construindo um coletor solar com materiais de baixo custo. 2010. 63 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
Resumen: O presente trabalho foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco/Campus Barreiros com alunos da segunda série do Ensino Médio profissionalizante do Curso Técnico em Agropecuária. A pesquisa teve como objetivo verificar se a utilização de uma metodologia de construção de projeto associada a atividades interdisciplinares promove melhora no desempenho escolar destes alunos. Concretamente, foi realizado um estudo iniciado pela construção de um coletor solar com materiais de baixo custo feito pelos alunos do Campus Barreiros. Atividades interdisciplinares baseadas na construção e no funcionamento do coletor foram realizadas sempre tendo a física como disciplina base, juntamente com outras disciplinas do ensino médio e área técnica. Nestas atividades realizadas pelos alunos era analisada a construção do conhecimento físico por meio da análise do discurso em situações problematizadoras. Além da construção do coletor e da realização das atividades interdisciplinares foi analisada a avaliação feita em duas etapas (antes e após a realização das atividades) que ajudou a identificar as contribuições da construção do coletor como ferramenta educativa no aprendizado de conceitos de física dos alunos. A mesma avaliação foi realizada em outro Campus do mesmo Instituto, sem os alunos deste terem realizado as atividades interdisciplinares e a construção do coletor solar. A análise das atividades desenvolvidas pelos alunos do Campus Barreiros esteve focada na produção/evolução do conhecimento, nas interações promovidas no campo das relações conceituais e comunicativas e dos resultados da comparação das notas obtidas pelos alunos dos dois campi. A pesquisa contribui com estudos interessados no aprendizado e no desenvolvimento das capacidades dos alunos de interagir e articular os diversos saberes e que possibilitam ações práticas em física. Os conceitos de física trabalhados dentro do projeto estão contextualizados o que ajuda a melhorar as aulas ao provocar curiosidade e motivação nos alunos, auxiliando na formação das estruturas de raciocínio, necessárias para uma aprendizagem efetiva que permita ao aluno gerenciar os conhecimentos adquiridos. Tratar esta disciplina como um caminho que leve às descobertas do mundo que o rodeia, é papel do professor. Se a escola é um ambiente que não só permite, mas estimula seguir as trilhas desse caminho, ela está atendendo à verdadeira natureza das ações humanas. Ensinar física num contexto de mundo agrário é,
Abstract: The present work was executed in the Federal Institute of education, science and technology of Pernambuco / Barreiros Campus with students of the second year of the professionalizing and technical course on agriculture and agrarian science. The research has as objective to verify if the use of a project development methodology associated with interdisciplinary activities promotes improvement in the school development of such students. Concretely a study was carried out and started with the building of a low-cost material solar engine (collector) made by the students of the Barreiros Campus. Interdisciplinary activities based on the construction and the functioning of the engine (collector) were carried out always having physics as the main subject, along with other subjects of the high school and technical area courses . In these activities carried out by the students it was analyzed the construction of the learning acquirement in physics through the analyses of the discourse in challenging situations , besides the engine/collector construction and the carrying out of the interdisciplinary activities , an evaluation was done in two phases ( before and after the activities ) which helped to identify the contributions of the building of the collector as an educational tool in the students’ development and their learning of the concepts of physics . The same evaluation was carried out in another campus of the same institute without the students having built the solar engine/collector and taken part in interdisciplinary activities. The analysis of the activities developed by the students of the Barreiros Campus were not only focused in the acquirement and learning of the production and evolution but also on the interaction promoted on campus of the concept and communicative relations and on the results of the comparison of the grades obtained by the students of both campuses . The research contributes with studies interested in the learning and development of the students’ skills on the interaction and articulation of the knowledge that makes practical actions possible in the study of physics .The physics concepts developed within the project are contextualized , which helps to improve classes and to raise curiosity and motivation from the students , getting to help in the formation of the ratiocination needed for an effective learning which allows the students to manage the acquired knowledge .Treating this subject in a way that it leads to the world that surrounds them, is the main teacher’s role . If the school is an environment that not only allows, but also stimulates to follow the trails of this path it is providing the real nature of human actions. Teaching physics in an agrarian-world context is therefore to allow the awakening of an energy that can produce knowledge in a natural way
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12437
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2010 - Nieldy Miguel da Silva.pdf2010 - Nieldy Miguel da Silva1.45 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.