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dc.contributor.authorSousa, Ivonete Mendes de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:08:50Z-
dc.date.available2023-12-22T02:08:50Z-
dc.date.issued2010-03-03
dc.identifier.citationSOUSA, Ivonete Mendes de. Práticas de leitura na Escola Agrotécnica Federal de Codó- MA: considerações sobre a leitura escolar. 2010. 71 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12471-
dc.description.abstractEste trabalho trata de práticas de leitura na Escola Agrotécnica Federal de Codó-MA, da forma como se dão e as expectativas em relação às aulas de leitura, por parte de alunos e professores da referida Escola. Tendo como pressuposto a leitura como prática social, focaliza-se a leitura em dois âmbitos principais: a leitura no âmbito familiar ou pessoal e a leitura no âmbito escolar. Para dar conta dos questionamentos presentes na pesquisa, lançouse mão de métodos qualitativos, como observação participante, entrevistas semi-estruturadas, a elaboração e execução de um projeto de leitura chamado “Rodas de Leitura” e o uso da técnica de portfólio. A pesquisa foi executada no ano de 2007 e contou com a participação de alunos, professores e funcionários da referida escola. Objetivou-se, primeiramente, conhecer a realidade das práticas de leitura existentes na EAF-Codó/MA de forma a contribuir com a formação de leitores na mesma escola, e para isso, foi também necessário o uso de pesquisa de campo, além das técnicas de pesquisa já mencionadas. Com os primeiros dados coletados, iniciou-se a execução do Projeto Rodas de Leitura, como forma de avaliar mais diretamente como a leitura estava presente na vida de alunos e professores. A análise das entrevistas revelou uma realidade na qual a leitura existe, mas não é totalmente aproveitada no âmbito escolar, dentre diversos fatores tem-se o pouco uso de metodologias e projetos voltados para o incentivo à leitura juntamente com o acesso relativamente escasso a títulos oferecidos pela biblioteca da escola, esta apontada como referência de leitura na escola. Com a análise dos materiais produzidos pelos alunos, juntamente com a produção de portfólio, coletados durante a realização do Projeto Rodas de Leitura, constatou-se que as práticas de leitura existentes podem ser aprimoradas se conduzidas de uma forma mais dinâmica e preocupada com a dimensão social que permeia a vivência de cada sujeito da pesquisa.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPráticas de Leiturapor
dc.subjectFormação do Leitorpor
dc.subjectPráticas sociaispor
dc.subjectLeitura Escolarpor
dc.subjectPractices of readingeng
dc.subjectReaders’ formationeng
dc.subjectSocial practiceseng
dc.subjectSchool readingeng
dc.titlePráticas de leitura na Escola Agrotécnica Federal de Codó- MA: considerações sobre a leitura escolarpor
dc.title.alternativePractices of reading at Escola Agrotécnica Federal de Codó-MA: considerations about school readingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work deals with practices of reading at Escola Agrotécnica Federal de Codó-MA, the way in which those practices are and the expectations for the reading classes, by students and teachers of the School. With the assumption of reading as social practice, it focus on reading in two main dimensions : the reading in the family or the personal dimension and the reading within school dimension. To make the questions in this research answerable, it was used some qualitative methods such as participant observation, semi-structured interviews, the preparation and implementation of a reading project called "Rodas de Leitura" and the use of the technique of portfolio. The research was conducted in 2007, with the participation of students, teachers and the staff of the School. It was aimed, firstly, to know the reality of the practices of reading at the EAF-Codó/MA so that it would be possible to contribute for the formation of readers in the mentioned School, for that, it was also necessary the use of field research, in addition to technical research already mentioned. Counting with the first datas collected, the Rodas de Leitura Project was started as a mean to evaluate more directly the way the practices of reading were present in the lives of students and teachers. The analysis of interviews revealed a reality in which the reading is there, but is not fully used within school, and that is because, among several factors, the underestimation of methodologies and projects designed to motivate the reading practices, and that plus the less access to the low titles offered by the school's library, that institution considered the reference for reading at school. The analysis of the research materials produced by students, along with the production of Portfolio, collected during the Rodas de Leitura Project, showed that the existing practices of reading at School can be enhanced if conducted in a more dynamic way also concerned with the social dimension that is part of the live of each subject in the research.eng
dc.contributor.advisor1Berenblum, Andrea Sonia
dc.contributor.advisor1ID582.372.167-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697912841146817por
dc.contributor.advisor-co1Paula, Lucilia Augusta Lino de
dc.contributor.referee1Araújo, Maria Jaqueline Grammont Machado de
dc.creator.ID290.550.673-34por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6439174052090316por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-10-19T12:47:11Z No. of bitstreams: 1 2010 - Ivonete Mendes de Sousa.pdf: 2477380 bytes, checksum: 0a1c9f0a2017b56b6f6e58608412c39c (MD5)eng
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