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dc.contributor.authorMartins, Velda Maria Amilton
dc.date.accessioned2023-12-22T02:09:02Z-
dc.date.available2023-12-22T02:09:02Z-
dc.date.issued2010-10-06
dc.identifier.citationMARTINS, Velda Maria Amilton. Evasão e repetência no ensino técnico agrícola: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Agrícola de Vitória de Santo Antão - PE. 2010. 100 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12478-
dc.description.abstractEsta investigação foi gerada a partir das inquietações resultantes da adoção de um modelo de processo seletivo inclusivo, no qual se buscou priorizar o ingresso na Instituição dos alunos oriundos da rede pública e das camadas populares. O processo demonstrou êxito no que diz respeito ao ingresso, todavia os resultados do rendimento escolar ao final da primeira série retrataram um quadro com índices preocupantes de repetência, o que gerou a necessidade de um estudo mais aprofundado do problema do fracasso escolar. Este estudo, portanto, teve como objetivo investigar as causas do fracasso escolar a partir da visão de professores e alunos. Tomando como base o ano de 2006, onde o índice de evasão e reprovação atingiu 57%, a pesquisa foi desenvolvida no Campus Vitória do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Construiu-se o perfil de professores e alunos a partir de dados retirados do processo de seleção e da coordenação de Recursos Humanos. Aplicou-se um questionário aos professores e alunos. Além desses instrumentos de coleta de dados foi utilizada a técnica de história oral com os alunos. Os resultados da pesquisa nos apontam que os professores não se sentem responsáveis pela situação de fracasso de seus alunos. No entanto quando se fala em situação de sucesso, os professores apontam predominantemente sua prática pedagógica como fator determinante. No que se refere aos alunos constatamos que eles reconhecem a co-participação dos professores tanto na situação de sucesso, quanto na de fracasso, no entanto, denotam que a superação das dificuldades se dá mais pelo seu empenho esforço pessoal. Os dados obtidos na pesquisa poderão nortear políticas e ações que efetivamente possam contribuir para a reversão da situação de fracasso dos alunos. Para isso necessariamente os professores precisam ser co-responsáveis já que efetivamente são eles que em sala de aula materializam as políticas da Instituição.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino Agrícolapor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectFracasso Escolarpor
dc.subjectAgricultural Instructioneng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectSchool Weaknesseng
dc.titleEvasão e repetência no ensino técnico agrícola: um estudo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, Campus Agrícola de Vitória de Santo Antão - PEpor
dc.title.alternativeEvasion and repetition in technical agricultural instruction: a study of the Federal Educational Institute, Science and Technology of Pernambuco, Agricultural Campus of Vitória de Santo Antão – PEeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis investigation was born from the result of subsequent concerns of the adoption of a model of an inclusive selective process, of which sought to prioritize the entry of students into the Institution originating from the public network and from the popular roll register. This process demonstrated an exit with regard to acceptance; however the result of schooling success at the end of the first series dealt with an alarming repeating rate and demanded the necessity of a profounder study of the problem of schooling weaknesses. This study therefore has as its main objective, the investigation of the causes resulting to this schooling weakness from the vision of the teachers and students. Taking as its basis the year 2006, where the evasion and failure rate affected 57% of the students, and this study was developed at the Campus of Vitória at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pernambuco It is made up of the profile of teachers and students from data taken from the selection process and the coordinators of Human Resources. A questionnaire was given to the teachers and students. More than these instruments of collecting data, an oral history data process was used with the students. The results of this research show us that the teachers do not feel responsible for the situation of the weakness of their students. Therefore, when you speak of a successful situation of the teachers, one points predominantly towards the practical pedagogy as the determining factor. When we refer to the students we constitute that they recognize their co participation with the teachers, whether in a situation of success or failure, therefore they note that in order to overcome the difficulties students are required to apply more personal effort. The given data might show politics and actions that effectively may contribute to the revision of the situation and weakness of the students To achieve this, it is necessary that teachers be co responsible, as effectively they are the ones who are in the classroom, materializing the politics of the Institution.eng
dc.contributor.advisor1Paula, Lucília Augusta Lino de
dc.contributor.advisor1ID582.372.167-68por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6864986517265595por
dc.contributor.referee1Arruda, Maria da Conceição Calmon
dc.contributor.referee2Mandelet, Diana Veiga
dc.creator.ID530.438.044-49por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7787556665626099por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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