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Tipo do documento: Dissertação
Title: O Projeto Zooequino: contribuições e Impactos na formação discente do Instituto Federal do Ceará - Campus Crato
Other Titles: The Zooequino Project: contributions and Impacts on the student training of the Federal Institute of Ceará - Campus Crato
Authors: Rocha, Carlos Sérgio Teixeira
Orientador(a): Abreu, João Batista Rodrigues de
Primeiro membro da banca: Sanavria, Argemiro
Segundo membro da banca: Souza, Expedito Danusio de
Keywords: Zooequino;Formação Discente;Contribuição Social;Training Student;Social Contribution
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 15-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: ROCHA, Carlos Sérgio Teixeira. O Projeto Zooequino: contribuições e Impactos na formação discente do Instituto Federal do Ceará - Campus Crato. 2019. 40 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ. 2019.
Abstract: Considerada uma das mais relevantes atividades rurais na microrregião do Cariri cearense, região Nordeste do Brasil, a equinocultura, se configura como grande gerador de renda com aporte econômico e empreendedor na produção de equídeos. Dessa forma, o presente estudo busca evidenciar o potencial e as contribuições do Projeto Zooequino, para a formação discente do curso Bacharelado em Zootecnica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE campus Crato. Na busca por uma aprendizagem significativa, o objetivogeral do trabalho foi analisar o percorro de formação desses discentes, que atuam no projeto zooequino, na promoção da capacitação profissional para que possam interagir de forma interdisciplinar conhecimentos interligando saberes entre criadores de cavalos da região e ainda destacar os impactos desta formação dialógica na extensão entre o instituto e a comunidade local Como abordagem metodológica utilizamos análise documental e bibliográfica junto aos registros oficiais do Grupo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Equinocultura (Zooequino), como relatórios pedagógicos, práticas de extensão rural na área de equinocultura e nos diários de campo, com o registro das entrevistas e questionários com os discentes. Desta maneira o referido estudo apresenta que a implementação educativa no curso de zootecnia do IFCE/Campus Crato através do projeto zooequino tem sido de extrema importância para a viabilidade de atividades que tem contribuído na qualificação profissional dos zootecnistas formados nesta instituição; bem como contribuindo para o o fomento social por meio do conhecimento levado aos produtores de equinos da microrregião do Cariri cearense. Fortalecendo assim os arranjos produtivos locais e regionais, buscando contribuir para o desenvolvimento equilibrado de novas tecnologias na produção animal, comprometido com as questões éticas, e de sustentabilidade ecológica e econômica.
Abstract: Considered one of the most important rural activities in the Cariri region of the state of Ceará, Northeastern Brazil, the equinoculture is a great income generator with an economic and entrepreneurial contribution to equine production. Thus, the present study seeks to highlight the potential and contributions of the Zooequino Project for the undergraduate training in the Bachelor of Science in Zootechnics course at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará - IFCE Campus Crato. In the search for meaningful learning, the general objective of the work was to analyze the training course of these students, who work in the zooequino project, in the promotion of professional training so that they can interact in an interdisciplinary way, interlinking knowledge among breeders of horses in the region and still highlight the impact of this dialogical formation on the extension between the institute and the local community As a methodological approach, we used documentary and bibliographic analysis with the official records of the Study Group, Research and Extension in Equine Ecology (Zooequino), such as pedagogical reports, rural extension practices in the field of equinoculture and in field diaries, with interviews and questionnaires with the students. In this way the mentioned study shows that the educational implementation in the zootechnical course of the IFCE / Campus Crato through the zooequino project has been of extreme importance for the viability of activities that has contributed in the professional qualification of zootechnicians trained in this institution; as well as contributing to the social development through the knowledge given to the equine producers of the micro region of CaririCearense. Strengthening the local and regional productive arrangements, seeking to contribute to the balanced development of new technologies in animal production, committed to ethical issues, and ecological and economic sustainability.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12491
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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