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dc.contributor.authorZanella, André Luiz
dc.date.accessioned2023-12-22T02:09:39Z-
dc.date.available2023-12-22T02:09:39Z-
dc.date.issued2017-02-21
dc.identifier.citationZanella, André Luiz. Percepções dos alunos do Instituto Federal do Amapá sobre a utilização das TICS nas aulas de Educação Física no Campus Laranjal do Jari. 2017. [64 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12502-
dc.description.abstractA Educação Física vive hoje dias conturbados, em que se discute sua importância e permanência nas escolas como disciplina obrigatória para o ensino médio. Ao longo dos anos a educação física passou por profundas mudanças e hoje em dia, devido a evolução tecnológica, os alunos são bombardeados diariamente com milhares de imagens, palavras e sons que acabam por interagir de diversas formas em suas vidas, causando mudanças significativas na forma que aprendem, vivem, trabalham e interagem entre si. O presente estudo analisa como os alunos do Instituto Federal do Amapá, Campus Laranjal do Jari avaliam a importância da utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para as aulas de Educação Física. O método utilizado para coletar dados e desenvolver a pesquisa foi o Grupo Focal, uma técnica de pesquisa qualitativa, que visa a obtenção de dados a partir de debates em grupos com representantes dos sujeitos da pesquisa, distribuídos distintamente e com representatividade entre os grupos. A análise das falas dos alunos com o aporte do material bibliográfico e, guiados pelos objetivos da pesquisa, nos permitiu através da análise qualitativa, perceber que os alunos utilizam as tecnologias de formas e para fins variados e, que consideram muito importante fazer uso de tecnologias durante as aulas de Educação Física para deixar as aulas mais dinâmicas e atrativas para eles. A análise dos dados foi feita tendo como pressuposto o processo indutivo, buscando trazer as vozes dos sujeitos pesquisados de forma integrada e articulada com os autores elencados para dar o suporte teórico-metodológico à pesquisa. Entre os participantes dos dois grupos focais, ficou claro que sabem o que são TICS e que eles fazem uso diariamente de algum tipo de tecnologia, seja ela na escola, em suas casas, locais públicos especializados ou em todos os lugares. Também foi possível observarmos que os alunos avaliam ser importante a utilização das TICS como conteúdo durante as aulas de Educação Física e ainda consideram importante fazer uso delas, pois contribuem para melhor as aulas. Diante dos relatos dos alunos nos grupos focais entendemos que o uso das TICS podem ser uma importante ferramenta de aprendizagem que poderá contribuir para que as aulas de Educação Física se tornem mais interessantes devido as muitas vantagens que as TICS trazem para o processo de ensino aprendizagem tornando a relação aluno, professor e conteúdos mais atrativos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectTecnologias da Informação e Comunicação (TICS).por
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectInformation and Communication Technologies (TICSeng
dc.titlePercepções dos alunos do Instituto Federal do Amapá sobre a utilização das TICS nas aulas de educação física no Campus Laranjal do Jaripor
dc.title.alternativePerceptions of the students of the Federal Institute of Amapá on the use of TICS in Physical Education classes in the Campus Laranjal do Jarieng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherPhysical Education is experiencing troubled days today, where its importance is discussed and whether it should continue to be offered by schools as a compulsory subject for high school. Over the years physical education has undergone profound changes and today, due to technological evolution, students are bombarded daily with thousands of images, words and sounds that end up interacting in different ways in the students' lives, causing significant changes in the Students learn, live, work and interact with each other. The present study analyzes how the students of the Federal Institute of Amapá, Campus Laranjal do Jari evaluate the importance of the use of Information and Communication Technologies for Physical Education classes. The method used to develop the research was the Focus Group, a qualitative research technique, which aims to obtain data from discussions in groups with representatives of the research subjects, distributed differently and with representativeness between the groups. The analysis of the students' speeches with the contribution of the bibliographic material and, guided by the objectives of the research, allowed us through the qualitative analysis to realize that the students use the technologies of forms and for various purposes and that they consider it very important to make use of technologies During physical education classes to make classes more dynamic and attractive to them. The analysis of the data was made assuming the inductive process, seeking to bring the voices of the subjects studied in an integrated and articulated way with the authors listed to give the theoretical and methodological support to the research. Among participants in the two focus groups, it was clear that they know what ICTs are and that they use technology of their own daily, whether at school, at home, at a lodge or at both places. It was also possible to observe that the students consider that the use of ICTs as a contribution during physical education classes is important and that students consider it important to make use of them as they contribute to the better classes. In light of the students' reports through the focus groups, we understand that the use of TICS can be an important learning tool and that this tool contributes to making Physical Education classes more interesting for students because of the many advantages that TICS bring to the Teaching learning process making the pupil, teacher and content relation more attractiveeng
dc.contributor.advisor1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.advisor1ID79064639787por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482837394103537por
dc.contributor.referee1Pereira, Sissi Aparecida Martins
dc.contributor.referee2Alves, Marcelo Paraiso
dc.creator.ID02233221990por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0256118514397947por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANSZDNAJDER, F. (2002). O método nas ciências naturais e sociais: pesquisas quantitativas e qualitativas. 5. ed. São Paulo: Pioneira, v.1, 203, p. 170. ARRELARO, J. D. S. G.; AZEVEDO, K. R. (2011). Projeto Vídeo clipe: relato de experiência na produção de mídia por alunos em uma escola pública. Revista Tecnologias na educação. Ano 3, n. 2, dez 2011. AUGÉ, M. (2005). Não-Lugares, Editora 90, Lisboa, 2005. AZEVEDO, V. de A., PIRES, G. de L. (2008). Análise da produção em Educação Física/Esporte e mídia veiculada nos congressos do CBCE e da Intercom. In: IV Congresso Sul-Brasileiro de Ciências do Esporte. Anais... Faxinal do Céu, Paraná. Disponível em: <http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/csbce/ivcsbce/paper/view/44>. Acesso em: 04 de janeiro de 2017. AZEVEDO, V. de (2012). Jogos eletrônicos e educação: Construindo um roteiro para sua análise pedagógica. 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dc.subject.cnpqCiências Humanaspor
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