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dc.contributor.authorSoares, Antonio Demontiêu Aurélio
dc.date.accessioned2023-12-22T02:09:48Z-
dc.date.available2023-12-22T02:09:48Z-
dc.date.issued2010-09-17
dc.identifier.citationSOARES, Antonio Demontiêu Aurélio. A Educação Ambiental na formação do Técnico em Agropecuária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Iguatu - CE. 2010. 136 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12507-
dc.description.abstractDiante dos problemas socioambientais gerados pelo modo de apropriação capitalista dos recursos naturais, com o avanço da agricultura moderna que, apesar do aumento da produtividade, causou, também, graves problemas aos ecossistemas (erosão, perda de fertilidade dos solos, diminuição e ou perda de biodiversidade, contaminação dos solos, da água, dos alimentos, efeito estufa, destruição da camada de ozônio, dentre outros), pondo em risco a sustentabilidade da vida na terra. Com a constatação do avanço da globalização, da pobreza e das mudanças que se processam no mundo do trabalho, tornou-se urgente e inadiável que se faça uma reflexão sobre a formação do Técnico em Agropecuária, no que se refere à abordagem da educação ambiental. Este estudo foi realizado com o objetivo de analisar como o processo ensino-aprendizagem se desenvolve no contexto da sala de aula. Averiguar se ocorre associação entre formação técnica e educação ambiental em uma visão interdisciplinar que garanta não só formação técnica eficiente, mas, sobretudo, a construção de valores éticos e morais que subsidie a sustentabilidade dos processos produtivos, tendo como âncora as disciplinas de Silvicultura e Educação Ambiental. Utilizou-se como instrumento para coleta de dados, referente ao processo ensino-aprendizagem, questionários aplicados a docentes e discentes do Curso, visando perceber como a educação ambiental é tratada no currículo e se ocorre em um contexto interdisciplinar. Realizaram-se, também, entrevistas semiestruturadas com produtores e consumidores de lenha, estacas e carvão vegetal da Região Centro-Sul, com o intuito de confrontar a realidade ambiental com o saber sistematizado. Perceber se a construção do conhecimento pelo discente o capacita a atuar como profissional crítico e ético na busca da sustentabilidade da vida no semiárido. A análise dos dados fornecidos pelos discentes, no que tange aos conceitos de meio ambiente, ética ambiental e desenvolvimento sustentável, embora em processo de construção, ainda são considerados vagos e inconsistentes. Conceitos estes que são a base do agir e do refletir humano na construção de uma sociedade mais harmônica, justa e sustentável. É salutar observar, entretanto, que os docentes estão conscientes da necessária superação da formação fragmentada e cartesiana a que foram submetidos. Neste contexto, para garantir ao técnico uma formação integral que o capacite a atuar conscientemente na realidade socioambiental é necessário que a Instituição, além de transmitir saberes técnicos, proponha-se a ajudá-lo a construir sua formação ética, humana e ambiental permitindo um novo olhar entre o homem, a natureza e a sociedade. Após a análise e discussão dos dados foram formuladas as conclusões mais importantes que a pesquisa permitiu fazer.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação técnica agrícolapor
dc.subjecteducação ambientalpor
dc.subjectinterdisciplinaridadepor
dc.subjecttechnical education in agricultureeng
dc.subjectenvironmental educationeng
dc.subjectinterdisciplinaryeng
dc.titleA Educação Ambiental na formação do Técnico em Agropecuária no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Campus Iguatu-CEpor
dc.title.alternativeEnvironmental Education in the formation of Farming Technician at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Ceará, Campus Iguatu-CE.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherConsidering the social and environmental problems generated by the capitalist mode of appropriation of natural resources, with the advance of modern agriculture that despite the increase in productivity, also caused severe problems for ecosystems (erosion, loss of soil fertility, and decrease or biodiversity loss, soil contamination, water, food, greenhouse effect, destruction of the ozone layer, among others), putting at risk the sustainability of life on Earth. With the finding of the advance of globalization, poverty and the changes that take place in the world of work, has become urgent and pressing it to make a reflection on the training of Technician in Farming, in relation to the approach of environmental education. This study was conducted with the aim of examining how the teaching-learning process is being implemented in the context of the classroom. Ascertain whether there is an association between environmental education and technical training in a multidisciplinary approach that ensures not only effective training technique, but above all, the construction of ethical and moral values that subsidizes the sustainability of productive processes, with the anchor and the disciplines of Forestry and Environmental Education. It was used as a tool for collecting data regarding the teaching-learning process, questionnaires to teachers and students of the course, aiming to understand how environmental education is addressed in the curriculum and whether it occurs in an interdisciplinary context. There were also semi-structured interviews with producers and consumers of fuelwood, poles and charcoal-South Central Region in order to confront the environmental reality with systematic knowledge. Realizing whether the construction of knowledge by students enables him to act as critical professional and ethical in the pursuit of sustainable living in semi-arid. The analysis of data provided by students, with regard to the concepts of environment, environmental ethics and sustainable development, while under construction, are still considered vague and inconsistent. Concepts that are the foundation of human action and reflection on the construction of a more harmonious, just and sustainable society. It is salutary to observe, however, that teachers are aware of the need of overcoming fragmented and Cartesian training they have undergone. In this context, to ensure the full technical training to enable him to act consciously on socioenvironmental reality, the institution needs, as well as imparting technical knowledge, to propose to help him build his ethical, human and environmental formation, permitting a new look at the nature of man and society. After analysis and discussion of data, the most important conclusions that the research was allowed to do were reached.eng
dc.contributor.advisor1Soares, Ana Maria Dantas
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3776117532043539por
dc.contributor.advisor-co1Mizuguchi, Nedda Garcia R.
dc.contributor.referee1Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.contributor.referee2Amâncio, Cristhiane Oliveira da Graça
dc.creator.ID116.228.653-91por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5067928854026352por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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