Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12509
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSantos, Antonio Sérgio Moreira dospt_BR
dc.date.accessioned2023-12-22T02:09:53Z-
dc.date.available2023-12-22T02:09:53Z-
dc.date.issued2009-11-27
dc.identifier.citationSANTOS, Antonio Sérgio Moreira dos. O ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinar. 2009. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12509-
dc.description.abstractO trabalho foi desenvolvido tomando como pressuposto as orientações metodológicas, onde de forma criteriosa buscou-se através da análise na pesquisa de campo uma demonstração do real quadro do ensino de história, considerando aspectos: metodológicos, conteúdo e relação professor/aluno, na perspectiva de se construir uma proposta que pudesse contribuir ou possibilitar uma prática inter/transdisciplinar entre o ensino de história e áreas técnicas (e outras), priorizando a experiência com o curso de Agropecuária, sendo que a mesma aconteceu exclusivamente no Instituto Federal do Maranhão/Campus-Codó. O trabalho envolveu três turmas que cursavam integralmente a primeira série do curso técnico em agropecuária. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados dois questionários aplicados antes (diagnóstico), sendo um aos referidos alunos e outro aos professores; o mesmo procedimento se repetiu após a realização do projeto. A primeira parte da pesquisa revelou que a grande maioria dos alunos não percebe qualquer tipo de articulação entre o que é ensinado no ensino médio e a relação destes com sua formação profissional. Mostrou também que, não há por parte dos professores a necessária preocupação em contextualizar o conhecimento, bem como estabelecer vínculos desse saber com outras disciplinas. Com o desenvolvimento do projeto, verificou-se uma mudança de postura do aluno em relação ao processo de ensino e aprendizagem, notadamente pela forma ativa com que participou das atividades, pela autonomia e flexibilidade alcançada e, sobretudo pelo caráter inovador do método em relação ao modelo tradicional.por
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjecteducação profissionalpor
dc.subjectInstituto Federalpor
dc.subjectensino/aprendizagempor
dc.subjecttransdisciplinaridadepor
dc.subjectvocational educationeng
dc.subjectFederal Officeeng
dc.subjectteaching / learningeng
dc.subjecttransdisciplinarityeng
dc.titleO ensino de história no curso de agropecuária no Instituto Federal do Maranhão Campus Codó: Construindo possibilidades de uma prática inter/transdisciplinarpor
dc.title.alternativeThe teaching of history in the course of agriculture in the Federal Institute of Maranhão Codo Campus Building possibilities for a practical inter / transdisciplinaryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe working assumption has been developed taking as the methodological guidelines, which so carefully searched through the analysis of field research in a real demonstration of the teaching of history, considering aspects: methodological, content and the teacher / student, the prospect of to build a proposal that could help or provide a practical inter / cross between the teaching of history and technical areas (and others), focusing the experience with the technical course in Agriculture, and the same happened only in the Federal Institute of Maranhão / Campus-Codo. The study involved three groups that presented the first full series of technical progress in agriculture. Thus, it was used as data collection instrument used two questionnaires before (diagnosis), one of those students and other teachers, the same procedure was repeated after completion of the project. The first part of the research revealed that the vast majority of students do not perceive any link between what is taught in high school and the relationship of these with your training. Also showed that there are no teachers from the necessary care to contextualise knowledge and establish links with other disciplines of knowledge. With the development of the project, there was a change of attitude of students in the process of teaching and learning, especially the active form that participated in the activities, the autonomy and flexibility achieved and especially the innovative character of the method on traditional model.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Akikopt_BR
dc.contributor.advisor1ID244.709.701-82por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4700301T0por
dc.creator.ID147.755.238-30por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7284209664828244por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/3714/2009%20-%20Antonio%20Sergio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/13071/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17912/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/24206/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30609/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36989/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/43345/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49747/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/56176/2009%20-%20Ant%c3%b4nio%20S%c3%a9rgio%20Moreira%20dos%20Santos.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/157
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T16:55:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Antonio Sergio Moreira dos Santos.pdf: 761671 bytes, checksum: 89ddcc4535fa0c1630891fabcff686df (MD5) Previous issue date: 2009-11-27eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009 - Antônio Sérgio Moreira dos Santos.pdf743.92 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.