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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12513
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Inclusão de estudantes com necessidades especiais no Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR) - as fronteiras do instituído e do instituinte |
Authors: | Pereira, Mônica Alves de Matos |
Orientador(a): | Otranto, Celia Regina |
Primeiro coorientador: | Damasceno, Allan Rocha |
Primeiro membro da banca: | Otranto, Celia Regina |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Valéria Marques de |
Terceiro membro da banca: | Santos, Mônica Pereira dos |
Quarto membro da banca: | Paula, Lucília Augusta Lino de |
Quinto membro da banca: | Kellman, Celeste Azulay |
Keywords: | Políticas Públicas de educação;Democratização da escola;Inclusão de estudantes com necessidades especiais;Public Policies on education;Democratization school;Inclusion of Students with Special Needs |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 25-Nov-2013 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | PEREIRA, Mônica Alves de Matos. Inclusão de estudantes com necessidades especiais no Colégio Técnico da Universidade Rural (CTUR) - As fronteiras do instituído e do instituinte. 2013. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2013. |
Abstract: | Neste trabalho apresentamos nossas reflexões iniciais sobre a educação inclusiva, e sua relação entre as Políticas Públicas de educação e democratização da escola. Assim, trazemos ao debate a reflexão sobre a escola democrática, portanto para todos. Percebemos que a organização da escola para o atendimento da diversidade dos estudantes pode proporcionar formativas experiências intelectuais, sociais e culturais entre aqueles que participam do processo de ensino e aprendizagem, superando o atendimento segregado, ainda hoje presente nas instituições e nas práticas dos profissionais da educação especial, ocorrendo à margem do processo educativo. Nesse sentido, buscamos refletir sobre a realidade do processo de democratização do Colégio Técnico da UFRRJ através da caracterização das diretrizes e ações presentes na política da instituição para o acolhimento das demandas educacionais e pedagógicas dos estudantes com necessidades especiais, nos permitindo compreender as estratégias de acesso e permanência dos mesmos, o que poderá afirmar a existência de uma política institucional para o acolhimento destes estudantes. É valido ressaltar que a presença da política institucional não depende da presença dos estudantes com necessidades especiais, uma vez que a escola deve assegurar a todos os seus estudantes, sem que exista distinção, oportunidades de aprendizagem considerando suas diferentes demandas pedagógicas e educacionais. Assim, torna-se necessário que se estabeleçam mecanismos que permitam a identificação das possíveis necessidades especiais que alguns estudantes possuam. Considerando a problematização em tela, o objetivo geral deste estudo foi: Caracterizar o processo de democratização da escola contemporânea brasileira, com ênfase no processo de inclusão de estudantes com necessidades educacionais especiais, com base nas experiências de uma escola de Educação Profissional; Caracterizar o processo de inclusão de estudantes com necessidades especiais no Colégio Técnico da UFRRJ (CTUR), considerando as diretrizes e ações implementadas (ou em implementação) em sua política institucional. Necessariamente, esta dissertação de mestrado se articulou de maneira crítico-reflexiva por questões acerca da democratização da escola e as políticas institucionais com vistas à organização da escola inclusiva. Para tal, estabelecemos categorias de estudo, refletidas à luz do pensamento de Adorno, tais como: Existe uma política institucional no CTUR para o acolhimento de estudantes com necessidades especiais? Quais são as diretrizes e ações desta política? Existem, no contexto do Projeto Político-Pedagógico da instituição, propostas organizacionais que possibilitem o atendimento às demandas educacionais presentes na diversidade dos estudantes, inclusive dos que possuem necessidades especiais?entre outras. Nas considerações finais, enfatizamos que não se pode pensar a educação inclusiva como um novo modelo de educação para os estudantes com necessidades especiais, pois só incluir este estudante na escola regular não resolve a questão da exclusão. |
Abstract: | In this work we present our first considerations about inclusive education and its relation between the Public Politics Towards Education (PPTE) and democratization in school. So, we bring to debate an analysis over the process of democratization in schools for everybody. We have noticed that the organization of a school to promote the diversity of students may develop into important experiences for the upbringing of students in terms of intellectuality, socialization and cultural aspects among those who take part in the process of teaching and learning, overcoming the cases of segregation still found in many institutions and in the practicing of the professionals of education for those who need special care. In this sense, we try to think over this reality in “Colégio Técnico da UFRRJ” through the establishment of guidelines and actions found in the welcoming of these students so as to guarantee their access and stableness as well as in the claiming of the existence of an institutional politics to keep their upbringing. It is worthy standing out that the existence of such politics do not depend on the presence of anyone with special needs since schools in general are supposed to assure the access to an education regardless of any distinction, or discrimination, so all students can gain knowledge. So, it is important anyway to establish ways of identifying students with special needs and insert them in the process of gaining such knowledge. The general aim of this work is to point out the democratic process in modern teaching institutions in Brazil with an emphasis on the inclusion of students who have special needs in “Colégio Técnico da UFRRJ” by taking into account how to implement the guidelines and actions to achieve that. Necessarily this composition for a master course focus on a critical and reflexive view to treat this subject of study. We have established categories of studying according to the questions raised such as “Is there actually any politics for the welcoming of students with special needs ?”, “What are the necessary guidelines and actions to make them come true ?”, “How to organize all the demands to achieve this social inclusion within a teaching institution?”. Finally, we emphasize that it is useless to think of any model for education in all these levels as if it could easily solve the problem of exclusion in schools. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12513 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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2013 - Mônica Alves de Matos Pereira.pdf | Documento principal | 1.69 MB | Adobe PDF | View/Open |
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