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dc.contributor.authorSilva, Marcos Paulo Souza da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:10:06Z-
dc.date.available2023-12-22T02:10:06Z-
dc.date.issued2013-05-10
dc.identifier.citationSILVA, Marcos Paulo Souza da. Da Aldeia Para a Cidade: A Matemática da Etnia Paresi e a Inserção Escolar Indígena.. 2013. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12515-
dc.description.abstractO estudo apresentado aborda um pouco sobre a cultura da Etnia Paresi, em aldeias situadas no município de Campo Novo do Parecis – MT, relacionando a cultura dessa etnia com o conhecimento matemático, sendo então um estudo pautado na etnomatemática. Essa abordagem teve como objetivo entender as dificuldades sofridas pelos alunos, quando inseridos na chamada escola regular, uma vez que os mesmos são alfabetizados na aldeia em uma escola bilíngue, na língua materna e na língua portuguesa, e depois prosseguem seus estudos na cidade. Essa realidade cultural, com foco em matemática, tem sido objeto do nosso estudo, relatado no presente trabalho, através do método observacional, pois pouco se sabe sobre etnia, e não há registros de estudos que abordem a relação entre a cultura e o conhecimento matemático provenientes da mesma. A riqueza dessa relação é o foco dessa pesquisa aqui apresentada.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEtnomatemáticapor
dc.subjectEtnia Paresipor
dc.subjectInserção Escolar Indígenapor
dc.subjectEthnomathematicseng
dc.subjectParesi Ethnicityeng
dc.subjectIndigenous School Insertioneng
dc.titleDa Aldeia Para a Cidade: A Matemática da Etnia Paresi e a Inserção Escolar Indígena.por
dc.title.alternativeVillage to Town: The Mathematics of Ethnicity and Paresi Insertion Indigenous School.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe current work shows a research on mathematical knowledge disseminated by Paresi ethnicity in villages in the neighborhood of Campo Novo of Parecis – MT, with the goal of raising relevant issues to understand the school integration of the indigenous in the called regular school. According to ethnomathematics, we analyzed the cultural differences of ethnicity, observing local characteristics recorded by the memory of the community members, obtained in interviews or in informal conversations. The native students are in the middle of the conflict of change in education: before, the classes were contextualized, in the villages and in the mother language and then, in regular school, they have classes in the city and in Portuguese. We chose the observational method since we do not know about any study of this ethnicity about teaching and learning mathematics. The results show us a good deal of mathematical knowledge of this ethnic group.eng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1ID646.919.007-30por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.advisor-co1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.referee1Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.referee2Fantinato, Maria Cecília Castello Branco
dc.creator.ID876.005.441-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5855751902155585por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4096
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-10-27T14:31:37Z No. of bitstreams: 1 2013 - Marcos Paulo Souza da Silva.pdf: 4272402 bytes, checksum: 6c6213d26cc1942b3449dec94de25c2d (MD5)eng
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