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Tipo do documento: Dissertação
Título: Da Aldeia Para a Cidade: A Matemática da Etnia Paresi e a Inserção Escolar Indígena.
Otros títulos: Village to Town: The Mathematics of Ethnicity and Paresi Insertion Indigenous School.
Autor: Silva, Marcos Paulo Souza da
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Primeiro coorientador: Mattos, José Roberto Linhares de
Primeiro membro da banca: Barbosa, Aline Mauricio
Segundo membro da banca: Fantinato, Maria Cecília Castello Branco
Palabras clave: Etnomatemática;Etnia Paresi;Inserção Escolar Indígena;Ethnomathematics;Paresi Ethnicity;Indigenous School Insertion
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 10-may-2013
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citación: SILVA, Marcos Paulo Souza da. Da Aldeia Para a Cidade: A Matemática da Etnia Paresi e a Inserção Escolar Indígena.. 2013. 91 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumen: O estudo apresentado aborda um pouco sobre a cultura da Etnia Paresi, em aldeias situadas no município de Campo Novo do Parecis – MT, relacionando a cultura dessa etnia com o conhecimento matemático, sendo então um estudo pautado na etnomatemática. Essa abordagem teve como objetivo entender as dificuldades sofridas pelos alunos, quando inseridos na chamada escola regular, uma vez que os mesmos são alfabetizados na aldeia em uma escola bilíngue, na língua materna e na língua portuguesa, e depois prosseguem seus estudos na cidade. Essa realidade cultural, com foco em matemática, tem sido objeto do nosso estudo, relatado no presente trabalho, através do método observacional, pois pouco se sabe sobre etnia, e não há registros de estudos que abordem a relação entre a cultura e o conhecimento matemático provenientes da mesma. A riqueza dessa relação é o foco dessa pesquisa aqui apresentada.
Abstract: The current work shows a research on mathematical knowledge disseminated by Paresi ethnicity in villages in the neighborhood of Campo Novo of Parecis – MT, with the goal of raising relevant issues to understand the school integration of the indigenous in the called regular school. According to ethnomathematics, we analyzed the cultural differences of ethnicity, observing local characteristics recorded by the memory of the community members, obtained in interviews or in informal conversations. The native students are in the middle of the conflict of change in education: before, the classes were contextualized, in the villages and in the mother language and then, in regular school, they have classes in the city and in Portuguese. We chose the observational method since we do not know about any study of this ethnicity about teaching and learning mathematics. The results show us a good deal of mathematical knowledge of this ethnic group.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12515
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação Agrícola

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