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Tipo do documento: Dissertação
Title: Análise do distanciamento entre a Escola Agrotécnica Federal de Araguatins e os assentamentos do Bico do Papagaio
Other Titles: Analysis of the distancing between the Federal Agriculture Techinical Scholl in araguatins and Bico do Papagaio's settlements
Authors: Souza, Isa Fernandes
Orientador(a): Costa Neto, Canrobert Penn Lopes
Keywords: assentamentos rurais;educação;exclusão.;settlements rural;education;exclusion
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 8-Jun-2009
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SOUZA, Isa Fernandes. Análise do distanciamento entre a Escola Agrotécnica Federal de Araguatins e os assentamentos do Bico do Papagaio. 2009. 115 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009.
Abstract: A Escola Agrotécnica Federal de Araguatins- (EAFA) é a única escola que oferece cursos técnicos ligados à agropecuária num raio de 400 quilômetros, que abrange os estados do Maranhão, Pará e Tocantins. A grande maioria de seus alunos são jovens provenientes de centros urbanos e também do campo, filhos de pequenos e médios produtores rurais. O que nos chamou a atenção foi a quase inexistência de jovens oriundos de assentamentos rurais, já que a região onde se localiza a EAFA concentra um dos maiores números de assentamentos rurais do Brasil. Este trabalho tem por objetivo central analisar as causas que levam esses jovens a não estudarem nessa instituição de ensino, já que a mesma localiza-se relativamente próxima às suas residências e forma técnicos ligados à agricultura e pecuária, atividades que fazem parte de seu universo. Diante da questão levantada, realizamos uma pesquisa através de entrevistas e questionários com os jovens e seus pais nos assentamentos rurais Oziel Pereira e Maringá, localizados nos municípios de Cachoeirinha e Araguatins, respectivamente, além dos docentes da EAFA. Através da análise das respostas e tabulação de dados confirmamos as hipóteses levantadas, onde pudemos constatar que os jovens assentados não procuram a EAFA por não conhecerem a sua estrutura, por não haver divulgação dessa escola nem nos assentamentos rurais da região, por necessitarem permanecer nos assentamentos para auxiliar aos pais no trabalho e pela impossibilidade financeira de seus pais de os manterem nessa escola, além da baixa escolaridade.
Abstract: The Federal Agriculture Techinical School in Araguatins (EAFA) is only school that offer technical courses in beef productive and agriculture around 400 KM ( four hundred kilometers) that include the states of the Maranhão, Pará and Tocantins. Most students are young come from urban center and from the field, sons of little and average rural producers. The inexistence of young come from rural settlement arrest us attention because the region where the EAFA is localized there are the largest number of the rural settlements of the Brazil. This work aim to analyse the field youngs causes don t study in this Learning Institutioction and to be it localized near their homes and beef production and agriculture techinician graduate, activities of this universe. In front of question raised up we realized up, realize a research through interview and questionnaire with the youngs and their parents in rural settlements called Oziel Pereira and Maringá, localized in the municipality of Cachoeirinha and Araguatins, respectable, beyond of the docents from EAFA. Through analysis of answers and tabulation of foundation information we confirm the risen hypothesis, then we could ascertained that the field youngs don t seek the EAFA, because they don t know school s structure, due to there aren t divulgation from this school in rural settlements of the region, including this field youngs have to staying at the settlements to order to help their parents at work and by financial impossibility of their parents to support them in this school. Beyond scholastic level low.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12521
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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