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dc.contributor.authorAlmeida, Ana Carolina de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:10:36Z-
dc.date.available2023-12-22T02:10:36Z-
dc.date.issued2010-10-08
dc.identifier.citationALMEIDA, Ana Carolina de. Trajetórias de escolarização, vida escolar e abandono no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena - MG. 2010. 95 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12525-
dc.description.abstractEsta pesquisa procurou compreender os motivos que levaram muitos alunos ao abandono do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio na Escola Agrotécnica Federal de Barbacena MG, no ano de 2008. Foram estudados 23 professores que lecionaram no 1º ano do curso, em 2008 e 99 alunos - sendo oito evadidos, 21 repetentes e 70 alunos regularmente matriculados no 2º ano em 2009. O objetivo principal foi analisar as causas dos altos índices de evasão e repetência apresentados naquele curso, priorizando os fatores intraescolares, entendidos como aqueles engendrados pela própria instituição. Foram considerados os seguintes fatores internos: organização curricular; relação professor/aluno no processo ensino-aprendizagem; métodos de ensino utilizados; questões relacionadas à avaliação escolar; significado dado à educação pelos diferentes sujeitos envolvidos na prática educativa; e percepção dos estudantes quanto ao processo ensino-aprendizagem e às condições educativas. Para isso, utilizamos a metodologia qualitativa na construção desta pesquisa. Os dados foram coletados através de questionários com perguntas fechadas e abertas, e a análise documental foi empregada a fim de que os resultados obtidos com os questionários fossem ratificados. Constatamos que os principais motivos que levaram os alunos ao abandono do curso técnico em agropecuária, no ano de 2008, foram a reprovação e o desamparo da instituição para que o aluno tivesse condições de permanecer na escola. Considerando-se o posicionamento dos docentes, verificamos que os principais motivos entendidos por eles, como a causa do abandono, relacionavam-se a falta de vocação do aluno para o curso ou a falta de compromisso do estudante, deixando de lado o papel que a escola desempenhou na trajetória dos alunos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectcurso técnico em agropecuáriapor
dc.subjectevasão escolarpor
dc.subjectfatores intraescolarespor
dc.subjecttechnical course in agricultureeng
dc.subjectschool evasioneng
dc.subjectschool dropouteng
dc.titleTrajetórias de escolarização, vida escolar e abandono no curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena MGpor
dc.title.alternativeTrajectories of education, school life and abandonment the high school technical course in Agriculture at Escola Agrotécnica Federal Barbacena MG.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe research presented in this dissertation sought to understand the reasons that led many students to evade the high school technical course in Agriculture at Escola Agrotécnica Federal de Barbacena, MG, in 2008. We heared 23 teachers who taught in the first year of the course in 2008, and 99 students, 8 of which evaded, 21 were repeaters and 70 were enrolled in 2nd year in 2009. The main objective of the research was to analyze the causes of high rates of dropout and repetition in that course, prioritizing factors internal to the institution. The following internal factors were considered: organization, curriculum, teacher / student relationship, teaching methods adopted, issues related to school assessment, meaning given to education by the different individuals involved in the educational practice, students' perceptions about the teaching-learning process and educational conditions. A qualitative methodology was used in this research. Data were collected through questionnaires with closed and open questions, and document analysis was carried out so that the results obtained from the questionnaires were ratified. It was observed that the main causes of abandonment of the technical course in agriculture, in 2008, were the failure and also the lack of support from the institution. In teacher's opinion, the main causes of abandonment were related to the lack of vocation or lack of commitment by the students, leaving aside the role played by the school itself.eng
dc.contributor.advisor1Barbosa, Claudio Luis de Alvarenga
dc.contributor.advisor1ID005.942.117-78por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0135319486932855por
dc.contributor.referee1Ramos, Lilian Maria Paes de Carvalho
dc.contributor.referee2Rocha, Marise Maria de Santana da
dc.creator.ID064.057.906-06por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5822601543223230por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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