Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12528
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Aldenor Araújo da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:10:42Z-
dc.date.available2023-12-22T02:10:42Z-
dc.date.issued2018-06-25
dc.identifier.citationSilva, Aldenor Araújo da. Práticas pedagógicas no ensino de matemática na educação escolar indígena e o diálogo com a etnomatemática. 2018. [76 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12528-
dc.description.abstractA pesquisa tem como objetivo analisar as dificuldades enfrentadas por docentes do IFRR/Campus Amajari e discentes das etnias Macuxi e Wapixana nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática do Curso Técnico em Agropecuária oferecido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR), Campus de Amajarí, Comunidade do Contão, Município de Pacaraima. O trabalho discute a forma como a Matemática está sendo apropriada pelos membros das comunidades indígenas e as dificuldades que têm sido gerados para que a aquisição de tais conhecimentos e como a Etnomatemática pode servir de ferramenta pedagógica para resolução de problemas de ensino e de aprendizagem. O trabalho discute ainda o processo de formação da sociedade brasileira, enfatizando a presença do índio e o processo de constituição das diversas sociedades indígenas, o que ocasionou a perda significativa de elementos culturais, inclusive a de uma grande quantidade de línguas. Teoricamente, o trabalho se apropria de diversos autores que tratam da questão de perda e revitalização dos saberes indígenas. Metodologicamente, adota o método de estudo de caso, na medida em que discute os fatores que dificultam o processo de revitalização dos saberes indígenas. A pesquisa conclui que as dificuldades são diversas, sendo a Etnomatemática um fator de suma importância para facilitar a aquisição de conhecimentos matemáticos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectmatemática.por
dc.subjectetnomatemáticapor
dc.subjecteducação escolar indígenapor
dc.subjectmathematicseng
dc.subjectethnomathematicseng
dc.subjectindigenous school educationeng
dc.titlePráticas pedagógicas no ensino de matemática na educação escolar indígena e o diálogo com a etnomatemáticapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe research aims to analyze the difficulties faced by students of the Macuxi and Wapixana ethnicities and the teacher of (IFRR) Campus of Amajari responsible for the teaching and learning processes of Mathematics of the Agricultural Technical Course offered by the Federal of Education Institute Science and Technology of Roraima (IFRR), in Community of the Contão, Municipality of Pacaraima. The paper discusses how mathematics is being appropriated by members of indigenous communities and the difficulties that have been generated so that the acquisition of such knowledge and how ethnomathematics can serve as a pedagogical tool for solving teaching and learning problems. The paper also discusses the process of formation of Brazilian society, emphasizing the presence of the Indian and the process of constitution of the diverse indigenous societies, which caused the significant loss of cultural elements, including a large number of languages. Theoretically, the work appropriates several authors who deal with the question of loss and revitalization of indigenous knowledge. Methodologically, it adopts the method of case study, insofar as it discusses the factors that hinder the process of revitalization of indigenous knowledge. The research concludes that the difficulties are diverse, and Ethnomathematics is a very important factor to facilitate the acquisition of mathematical knowledge.eng
dc.contributor.advisor1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.advisor1ID549417927-34por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1508772914490157por
dc.contributor.referee1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.creator.ID119951732-15por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7181453853162488por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAPPLE. Michael W. Educação e Poder. Porto Alegre: Artes Médicas, 2005. ARMELLADA, Cesáreo, SALAZAR, Mariano Gutiérrez. Diccionario Pemón. , Ediciones Cor (1981, p. 182) AUSUBEL, David. Aquisição e Retenção de Conhecimentos: Uma Perspectiva Cognitiva. Lisboa: Plátano Edições Técnicas, 2003. BRASIL. Agricultura Familiar Produz mais de 90% do Feijão e Café em RR. Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário. Disponível em: <http://www.mda.gov.br/sitemda/noticias/agricultura-familiar-produz-mais-de-90-dofeij% C3%A3o-e-caf%C3%A9-em-rr>. Acesso em: 22/08/2017. BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Brasília: 1996. BRANDÃO. Carlos R. O que é Educação. 33ª ed. Ed. Brasiliense, São Paulo. 1995. CHEVALLARD, Yves. La Transposicion Didactica: Del saber sabio al saber enseñado. Argentina: La Penseé Sauvage, 1991. CIDR–Centro de Informação Diocese de Roraima. Índios de Roraima: Makuxi, Taurepang, Ingarikó, Wapixana. Brasília-DF. Ed. Coronário, 1989 (Coleção Histórico-Antropológico n.º 1). DAMATTA, Roberto. Você Tem Cultura? Rio de Janeiro: Jornal da Embratel, 1981. D’AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da teoria à prática. Campinas-SP: Papirus, 1998. D’AMBROSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. 2ª ed. São Paulo: Palas Athena, 2001. D’AMBROSIO, Ubiratan. Etnomatemática: Elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. DIEGUES JR., Manuel. Imigração, Urbanização e Industialização : estudo sobre alguns aspectos da contribuição cultural do imigrante no Brasil. Rio de Janeiro : Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos, 1964. EMBRAPA. Agricultura Familiar. Sistemas agroflorestais mudam a vida de agricultores familiares no interior de Roraima. Disponível em: <https://www.embrapa.br/busca-denoticias/-/ noticia/1860214/sistemas-agroflorestais-mudam-a-vida-de-agricultores-familiaresno- interior-de-roraima>. Acessado em: 20/08/2017. FARAGE, Nádia. Muralhas do Sertão. Os povos indígenas no Rio Branco e a civilização. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991. 66 FIORENTINI, Dario. Rumos da Pesquisa Brasileira em Educação Matemática: O caso da produção científica em Cursos de Pós-Graduação. Tese de doutorado. Faculdade de Educação, Campinas: UNICAMP,1994. GORENDER, Jacob. O Escravismo Colonial. SP: Ática, 1978. GROPPO, Luiz Antonio (Org.). Sociedade e Educação. Estudos Sociológicos e Interdisciplinares. Americana, 2008. IBGE. Censo Demográfico 2010. Brasília: IBGE, disponível em: <http://www. censo2010.ibge.gov.br> Acessado em 2 de maio de 2018. KNIJINK. Gelsa. Etnomatemática, Currículo e Formação de Professores. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2004. KOCH-GRÜNBERG, Theodor. Del Roraima al Orinoco. Mitos y leyendas de los índios Taulipang y Arekuná. Vol. I. Trad. Federica de Ritter. Caracas: Ernesto Armitano, 1979. LARA, Isabel Cristina. M. Exames Nacionais e as “Verdades” sobre a Produção do Professor de Matemática. Tese de Doutorado em Educação, UFRG, Porto Alegre, 2007. Disponível em <epositorio.pucrs.br/dspace/bitstream/10923/.../000458498- Texto%2BComplet> acesso em 10.04.2016. LARA, Isabel Cristina. M.; VELHO, Eliane Maria Hoffmann. O Saber Matemático na Vida Cotidiana: um enfoque etnomatemático. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.4, n.2, p.3-30, novembro 2011. Disponível em <https://periodicos.ufsc.br/index.php/alexandria/article/download/37558/28850> acesso em 10.04.2016. LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010. LEONARDI,Victor. Entre Árvores e Esquecimentos - História Social nos Sertões do Brasil. Brasilia: UnB, 2001. PEIXOTO FILHO, José Pereira; MARTINS, Tânia Alves. A Etnomatemática e o Multiculturalismono Ensino da Matemática. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.11, n.2, p. 393-409, 2009. RAMOS, Arthur. As Culturas Negras. Vol III. Rio de Janeiro: Livraria-Editôra da Casa do Estudante do Brasil, 1972. RIBEIRO, Darcy. O Povo Brasileiro: A formação e o sentido de Brasil. 2ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001. SAHLINS, Marshall. Ilhas de História. Rio de Janeiro: Zahar, 1997. SANTILLI, Paulo José Brandão. Pemongon patá: Território macuxi, rotas de conflito. São Paulo: Unesp, 2001. 67 SILVA, Márcio Ferreira da Silva, AZEVEDO, Marta Maria. “Pensando as Escolas dos Povos Indígenas no Brasil: O Movimento dos Professores do Amazonas, Roraima e Acre” In: SILVA, Aracy Lopes da; GRUPIONI, Luis Donisete Benzi (Orgs.). A Temática Indígena no Brasil: Novos subsídios para professores de 1o e 2o graus. Brasíla: MEC/MARI/UNESCO, 1995. SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: Uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. VERGANI, Teresa. Educação Etnomatemática: O que é? Natal: Flecha do Tempo, 2007. YOUNG, Michael. “Currículo e Democracia: lições de uma crítica à "nova sociologia da educação" In: Educação & Realidade, v.14, n.1, p. 29, 2003.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/65030/2018%20-%20Aldenor%20Ara%c3%bajo%20da%20Silva.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4626
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-05-12T11:55:27Z No. of bitstreams: 1 2018 - Aldenor Araújo da Silva.pdf: 1716298 bytes, checksum: 2de79285abc9c1185c3555d1dbb2f100 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-12T11:55:27Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Aldenor Araújo da Silva.pdf: 1716298 bytes, checksum: 2de79285abc9c1185c3555d1dbb2f100 (MD5) Previous issue date: 2018-06-25eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Aldenor Araújo da Silva.pdf2018 - Aldenor Araújo da Silva1.68 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.