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Tipo do documento: Dissertação
Title: Avaliação do ensino-aprendizagem na educação profissional na área de agropecuária: a experiência do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Barreiros
Other Titles: Assessment of the teaching learning in the Professional Educacion in the agropecuaria area: the experience of the Federal Institute of Pernambuco - Campus Barreiros
Authors: Marques, Paulo André Albuquerque
Orientador(a): Souza, Nádia Maria Pereira de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Lia Maria Teixeira
Segundo membro da banca: Quaresma, Maisa dos Reis
Keywords: Formação de professores;processo de ensino-aprendizagem;avaliação formativa;Teachers formation;teaching learning process;formative assessment
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 11-May-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MARQUES, Paulo André Albuquerque. Avaliação do ensino-aprendizagem na educação profissional na área de agropecuária: a experiência do Instituto Federal de Pernambuco - Campus Barreiros. 2010. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
Abstract: Este trabalho, inserido na linha de Pesquisa Metodologia do Ensino e da Pesquisa para a Educação Agrícola: do Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola (PPGEA) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro-RJ-Brasil, procurou investigar as práticas pedagógicas da avaliação do processo ensino-aprendizagem, a partir das reformas da educação profissional no Campus Barreiros do Instituto Federal de Pernambuco, tendo como foco o ensino técnico na área de Agropecuária, a partir da implantação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), nº 9394 de 1996, do ensino por competência e avaliação formativa. Tais concepções estão propostas nas diretrizes educacionais da instituição, privilegiando a avaliação do desempenho do aluno de forma contínua e cumulativa, e, prevalecendo os aspectos qualitativos sobre os quantitativos. Foram sujeitos 14 professores do Quadro permanente do IFPE - Campus Barreiros, na área de Agropecuária. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, desenvolvida no 1º semestre letivo de 2009, tendo como instrumento de coleta de dados um questionário, composto de uma parte de caracterização dos sujeitos e outra com questões abertas sobre o tema. A análise das respostas revelou que não houve entendimento da proposta de avaliação como diagnóstico por grande parte dos sujeitos. Os avanços quanto ao entendimento foram mais representativos, no conjunto dos professores, quando se referem às diferentes formas de avaliar o aluno e de organizar e arquivar informações oriundas do processo avaliativo. O mesmo não ocorre quando se trata de apontar formas de registro dessas informações e procedimentos para recuperação do aluno.
Abstract: This paper is inserted in the research line of the Postgraduate Course Program in Agricola Education (PPGEA) of the Federal Rural University – Rio de Janeiro – RJ – Brazil, intends to investigate the educational practices of the assessment of the teaching –learning process, from professional education reforms at Campus Barreiros – Federal Institute of Pernambuco (IFPE), it issues is the technical teaching in the agropecuaria area, from the introduction of the law directive and basis(LDB), nº 9394 from 1996; teaching by competence and formative assessment. Such conceptions are proposed at the educacionals directives of the institution, with privilege to the assessment of the student performance by continua and cumulative way, prevailing the qualitative aspects over the quantitative. The research had fourteen subjects involved, teachers of the permanent staff do IFPE – Campus Barreiros, in the area of agropecuaria. It’s about a research of qualitative nature, developed in the first school year semester from 2009; it had as instrument of information collection a questionnaire, composed of a part subject’s characterization and other with opened questions about the issue. The analyze of the answers of the answers showed that there wasn’t understanding of the proposal of assessment as diagnosis by large part of the subjects. The advances as far the understanding were more representative, at the teacher’s opinion, when refers to the different ways to assess the student to organize and to archive information originated from assessment process. The same don’t occur when refers to show ways of registration of these information and procedure to students` recovery.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12537
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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