Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12540
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSousa, Katia Paulino de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:11:04Z-
dc.date.available2023-12-22T02:11:04Z-
dc.date.issued2010-06-07
dc.identifier.citationSousa, Katia Paulino de. Avaliação de um método experimental em Agroecologia aplicado aos alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Tocantins - Campus Araguatins. 2010. 59 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12540-
dc.description.abstractA região do Bico do Papagaio (TO) apresenta um cenário de degradação ambiental devido às práticas de manejo inadequadas. Essas práticas agrícolas inadequadas são conseqüência de uma formação técnica voltada ainda para o modelo de agricultura tradicional. Uma abordagem alternativa ao ensino nas escolas, inserindo os princípios da Agroecologia torna-se fundamental para reverter o processo de degradação na região. Esse estudo tem como objetivo desenvolver o tema agroecologia junto aos educandos iniciantes do primeiro ano do Curso Técnico em Agropecuária do IFTO - Campus Araguatins e avaliar o nível de conhecimento deles a respeito do tema ao final da aplicação de um experimento sobre a referida temática. A ferramenta metodológica utilizada para esta avaliação consistiu na aplicação de questionário, que foi aplicado aos 225 educandos das cinco turmas de primeiras séries com questões sobre Agroecologia. Sendo reaplicado ao final do experimento. Eles foram divididos em dois grupos: apenas uma das cinco turmas participou das atividades pedagógicas sobre agroecologia (Turma A) e, as outras quatro turmas, apenas às aulas do currículo deste curso (Turma B). Como não foi possível a presença dos alunos na fase de implantação do experimento posteriormente, foi apresentado todo o procedimento técnico realizado na área experimental. As ferramentas pedagógicas utilizadas consistiram em aulas teóricas, aulas práticas nos laboratórios de microbiologia, bromatologia e de solos, aulas interdisciplinares, e a montagem de um experimento, que foi instalado em novembro de 2008, na Fazenda Cachoeira localizada no Distrito de Macaúba, na cidade de Araguatins (TO). Este experimento consistia em avaliar a influência das leguminosas adaptadas na região como adubos verdes na produção de milho. Percebeu-se que os educandos ingressam neste Instituto sem quaisquer noções alternativas a uma prática agrícola tradicional e desta forma permanecem até o final do ano letivo. Verificou-se que a aplicação de um método experimental consistiu numa importante ferramenta pedagógica a ser utilizada com maior freqüência no ambiente escolar e que o uso de questionário para avaliar este método também teve relevante contribuição por permitir uma visualização integral das idéias formuladas pelos educandos, de forma a expressá-las com maior clareza. No contexto escolar, comprova-se a necessidade de envolver os educandos num ambiente de pesquisa, e de contextualizar os conteúdos teóricos às práticas profissionais que estes educandos executarão em sua vida egressa. Desta forma, busca-se a formação de cidadãos mais perceptivos, questionadores e atentos acerca das questões ambientais e de sua relação direta nas insubstituíveis, porém alternativas, formas de produção de alimentos.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDegradação Ambientalpor
dc.subjectLeguminosaspor
dc.subjectFormação Docentepor
dc.subjectEnvironmental Degradationeng
dc.subjectLegumeseng
dc.subjectTraining Teacherseng
dc.titleAvaliação de um método experimental em Agroecologia aplicado aos alunos do Curso Técnico em Agropecuária do Instituto Federal do Tocantins - Campus Araguatinspor
dc.title.alternativeEvaluation of an experimental method in Agroecology applied to students from the Technical Course in Agropecuária at the Federal Institute od Education, Science and Technology of Tocantins - Campus Araguatins.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe region of the Parrot's Beak (TO) presents a scenario of environmental degradation due to inappropriate management practices. These agricultural practices are the result of inadequate technical training has turned to the model of traditional agriculture. An alternative approach to education in inserting the principles of agroecology becomes essential to reverse the degradation process in the region. This study aims to develop the theme of agroecology to students beginning with the first year of the Technical Course in Agriculture field at the - Campus Araguatins and assess the level of their knowledge on the subject to the termination of an experiment on that subject. The methodological tool used for this evaluation consisted of a questionnaire, which was applied to 225 students from five classes of first series of questions about Agroecology. And reapplied to the end of the experiment. They were divided into two groups: only one of five classes participated in educational activities on ecological agriculture (Class A) and the other four classes, only classes in the curriculum of this course (Class B). As it was not possible to be involved in the implementation phase of the experiment was subsequently submitted the technical procedure performed in the experimental area. The teaching tools used consisted of lectures, practical classes in microbiology laboratories, bromatology and soil, interdisciplinary lessons, and the assembly of an experiment, which was installed in November 2008, at Farm Waterfall located in the district of Macaúba in the city of Araguatins (TO). This experiment was to assess the influence of legumes adapted to the region as green manure in maize production. Was noticed that the students enrolled at the Institute without any alternative notions of a traditional agricultural practice and so remain until the end of the school year. It was found that the application of an experimental method consisted of an important educational tool to be used more frequently in the school environment and that the use of a questionnaire to evaluate this method also has important contribution by allowing a full view of the ideas formulated by students in order to express them more clearly. In the school context, demonstrates the need to involve students in a research environment, and to contextualize the theoretical to the professional practice that these students will perform in your life alumni. Thus, we seek to the formation of citizens more perceptive and questioning and attention on environmental issues and their direct relationship in the irreplaceable, but alternative forms of food production.eng
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Érika Flávia Machado
dc.contributor.advisor1ID075.126.727-99por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8101589624388403por
dc.contributor.advisor-co1Sanchez, Sandra de Barros
dc.contributor.referee1Campos, David Vilas Boas de
dc.contributor.referee2Barbosa, Claúdio Luis de Alvarenga
dc.creator.ID024.911.704-50por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0345913302185897por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALTIERI, M. A. Agroecologia: a dinâmica produtiva da agricultura sustentável – 4 ed. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2004. 120 p. _____________. Agroecologia: as bases científicas da agricultura alternativa. – 2 ed. – Rio de Janeiro: PTA-FASE, 1989. 240 p. ASSAD, M. L. L., ALMEIDA, J. Agricultura e sustentabilidade: contexto, desafios e cenários. Ciência & Ambiente, n.29, 2004. p.15-30. ASSIS, R. L. de. Agroecologia: visão história e perspectivas no Brasil. In: AQUINO, A. M. de; ASSIS, R. L. de. Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2005. 517p. ASSIS, R. L. de., DE-POLLI, H. Leguminosas para adubação verde. In: ASSIS, R.L. de; SOUTO, S. M.; DUQUE, F.F.; ALMEIDA, D.L. de; MUELLER, K.E.K. II Curso sobre a Biologia do Solo na Agricultura. Seropédica: EMBRAPA-CNPBS (Série documentos, 8), 1992. 41p. BRASIL. Ministério da Educação. Educação Profissional e Tecnológica: Legislação Básica. – 6. ed. – Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2005. 368 p. CGAE (Coordenação Geral de Atendimento ao Educando). Escola Agrotécnica Federal de Araguatins. Questionário sócio-econômico. 2009. ______. Educação Profissional e Tecnológica: Legislação Básica. - 6. ed. – Brasília: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica, 2005. ______. Decreto Federal n° 91.673 de 20 de Setembro de 1985. Determina a construção de uma escola agrotécnica em Araguatins, entre outras providências. Brasília, 20 de Setembro de 1985. ______. Decreto Federal n° 2.208/97. Regulamenta o § 2° do art. 36 e os art. 39 a 42 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 17 de Abril de 1997. ______. Decreto Federal n° 5.154/2004. Regulamenta o § 2° do art. 36 e os art. 39 a 41 da Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, 23 de Julho de 2004. ______. Parecer CNE/CEB n°.16/99. Trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília, 05 de Outubro de 1999. ______. Parecer CNE/CEB n°39/2004. Aplicação do Decreto nº. 5.154/2004 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino Médio. Brasília, 08 de Dezembro de 2004. ______. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC/SEMTEC, 1999. ______. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988. ______. Lei n° 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, 29 de Dezembro de 2008. 54 ______. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional de Nível Técnico. Brasília: MEC/SMTEC, 2000. ______. Seminário Nacional do Ensino Agrícola da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. – Documento base. SEMTEC/MEC, 2008. Disponível em <http://www.mec.gov.br>. Acesso em 29/07/2009. CAPORAL, F. R., COSTABEBER, J. A. Agroecologia: alguns conceitos e princípios. Brasília: MDA/SAF/DATER-IICA, 2004. 24 p. DEMO, P. Educar pela pesquisa. – 6. ed. – Campinas, SP: Autores Associados, 2003. – (Coleção educação contemporânea) 120 p. EAFA. Escola Agrotécnica Federal de Araguatins – TO. Projeto do Curso de Técnico em Agroindústria Integrado ao Ensino Médio na Modalidade PROEJA. Araguatins, 2005. EAFA. Escola Agrotécnica Federal de Araguatins – TO. Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. Araguatins, 2010. EHLERS, E. Agricultura sustentável: origens e perspectivas de um novo paradigma. – 2. ed. – Guaíba: Agropecuária, 1999. 157p. ESPINDOLA, J.A.A.; GUERRA, J.G.M.; ALMEIDA, D.L. de. Adubação verde: Estratégia para uma agricultura sustentável. Seropédica: Embrapa - Agrobiologia, 1997. 20p. (Embrapa - CNPAB. Documentos, 42). FAZENDA, I. C. A. Interdisciplinaridade: História, teoria e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1994. – (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). 15 edição. _________________Interdisciplinaridade-Transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas. In: Fazenda, I. C. A. (org.). O que é Interdisciplinaridade? – São Paulo: Cortez, 2008. FEIDEN, A. Agroecologia: Introdução e Conceitos. In: AQUINO, A. M. de; ASSIS, R. L. de. Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2005. 517p. FERRETI, C.J. A reforma do Ensino Técnico da década de 90: entre a proposta e a prática. In: Trabalho & Educação. Vol.17, n°1. 2008. FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários às prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996 (Coleção Leitura). 146p. GLIESSMAN, S.R. Agroecologia: processos ecológicos em agricultura sustentável. – 3. ed. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2005. 653p. GUZMÁN, E.S. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável. In: AQUINO, A. M. de; ASSIS, R. L. de. Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2005. 517p. ______. A perspectiva sociológica em Agroecologia: uma sistematização de seus métodos e técnicas. Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável, Porto Alegre, v. 3. n. 1, jan./mar. 2002. JESUS, E. L. de. Diferentes abordagens de Agricultura Não-convencional: História e Filosofia. In: AQUINO, A. M. de; ASSIS, R. L. de. Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2005. 517p. 55 JOSÉ, M. A. M. Interdisciplinaridade: as disciplinas e a interdisciplinaridade brasileira. In: Fazenda, I. C. A. (org.). O que é Interdisciplinaridade? – São Paulo: Cortez, 2008. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. - 6. ed. - São Paulo: Atlas, 2006. 255 p. MARTINS, H. H. T. S. Metodologia qualitativa de pesquisa. In: Educação e Pesquisa. São Paulo, v.30, n.2, 2004; MOREIRA, M. D., PICANÇO, M. C., SILVA, E. M. da, MORENO, S. C. MARTINS, J. C. Uso de inseticidas botânicos no controle de pragas. In: Controle Alternativo de Pragas e Doenças. Viçosa. EPAMIG/CTZM: UFV, 2006. 360p. NEVES, M. C. P.; GUERRA, J. G. M.; CARVALHO, S. R. de; RIBEIRO, R. de L. D.; ALMEIDA, D. L. de. Sistema Integrado de Produção Agroecológica ou Fazendinha Agroecológica do Km 47. In: AQUINO, A. M. de; ASSIS, R. L. de. Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2005. 517p NOCE, M. A. Milho Variedade BR-106 - Técnicas de plantio. Sete Lagoas: Embrapa Milho e Sorgo, 2004. 5p. (Embrapa Milho e Sorgo. Comunicado Técnico, 109. Disponível em: <http://www.cnpms.embrapa.br/publicacoes/publica/2004/comunicado/Com_109.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2009. PRIMAVESI, A. Manejo ecológico do solo: a agricultura em regiões tropicais. São Paulo: Nobel, 2002. 549p. SANCHEZ, S. B. Conceituação, concepção e organização de um programa de pós-graduação para docentes da Educação Profissional Agrícola. Seropédica: UFRRJ, 2002, 129 p. (Tese, Doutorado em Agronomia, Ciência do Solo). TRINDADE, D. F. Interdisciplinaridade: um novo olhar sobre as ciências. In: Fazenda, I. C. A. (org.). O que é Interdisciplinaridade? – São Paulo: Cortez, 2008.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/62710/2010%20-%20katia%20Paulino%20de%20Sousa.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4079
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-10-26T02:52:50Z No. of bitstreams: 1 2010 - katia Paulino de Sousa.pdf: 2153267 bytes, checksum: 18942560e9b562c7b255a77a7eb040bd (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-10-26T02:52:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010 - katia Paulino de Sousa.pdf: 2153267 bytes, checksum: 18942560e9b562c7b255a77a7eb040bd (MD5) Previous issue date: 2010-06-07eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010 - katia Paulino de Sousa.pdf2010 - katia Paulino de Sousa2.1 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.