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dc.contributor.authorOliveira, Patrícia Regina de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:11:08Z-
dc.date.available2023-12-22T02:11:08Z-
dc.date.issued2020-07-07
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Patrícia Regina de. A eficiência da mediação, recuperação e sustentabilidade de comunicações científicas acerca da preservação do meio ambiente produzida no Instituto Federal Goiano. 2020. 95 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12542-
dc.description.abstractEsta pesquisa foi realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano, no período de maio a dezembro de 2019. O estudo ocorreu no Repositório Institucional do IF Goiano e fez uma análise de recuperação de dados temático por usuários do grupo focal composto por alunos de graduação, mestrado e doutorado dos cursos agroambientais nos Campus Rio Verde e Campus Urutaí. Teve como objetivos analisar o processo de implantação do Repositório Institucional do IF Goiano e avaliar a usabilidade da coleção piloto de Educação Ambiental indexada com Tratamento Temático em uma relação com o papel de mediador pedagógico do profissional Bibliotecário. Para isto foi realizado um relato das atividades realizadas pelo grupo de bibliotecários da instituição, uma revisão bibliográfica temática e uma análise participativa do ocorrido. Pode-se concluir também que a implantação de um repositório institucional deve levar em conta os papéis sociais e culturais de todos os colaboradores da instituição, uma vez que são todos profissionais de educação, com responsabilidades com a sociedade e sua formação pedagógica e social. Responsabilidade social e pedagógica foi uma constante no processo de implantação do RI IF Goiano, pela ação dos profissionais bibliotecários. Também foi concluído sobre a importância de se promover a educação ambiental, através da disseminação de informação científica com capacidade de recuperação de dados especializada com uso de ferramentas do Tratamento de dados (indexação de termos) que priorize uma formação de coleções que contemple demandas importantes para a comunidade. A coleção piloto do RI tem potencial para recuperação dos dados com eficiência e abrangência dos documentos de interesse do usuário, sendo proposto sua implantação efetiva a partir do trabalho dos bibliotecários no RI o que caracteriza o exercício da função de mediador pedagógico pelos bibliotecários.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUsabilidade de Repositóriospor
dc.subjectRepresentação temática da Informaçãopor
dc.subjectMediação de Aprendizagempor
dc.subjectUsability of Repositorieseng
dc.subjectThematic representation of informationeng
dc.subjectMediation of learningeng
dc.titleA eficiência da mediação, recuperação e sustentabilidade de comunicações científicas acerca da preservação do meio ambiente produzida no Instituto Federal Goianopor
dc.title.alternativeThe efficiency of mediation, recovery and sustainability of scientific communications about the preservation of the environment produced at the Instituto Federal Goianoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research was carried out at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás, from May to December 2019. The study took place at the Institutional Repository of IF Goiano and made an analysis of thematic data recovery by users of the focus group composed of students undergraduate, master's and doctoral degrees in agri-environmental courses at Rio Verde and Urutaí Campus. Its objectives were to analyze the implantation process of the Institutional Repository of IF Goiano and evaluate the usability of the pilot collection of Environmental Education indexed with Thematic Treatment in relation to the role of pedagogical mediator of the professional Librarian. For this purpose, a report was made of the activities carried out by the group of librarians at the institution, a thematic bibliographic review and a participatory analysis of what happened. It can also be demanded that an implantation of an institutional repository must take into account the social and cultural roles of all employees of the institution, since they are all education professionals, with responsibilities to society and their educational and social training. Social and pedagogical responsibility was a constant in the process of implementing the RI IF Goiano, through the action of librarian professionals. It was also concluded on the importance of promoting environmental education, through the dissemination of information with the ability to recover data Specialized with the use of data processing tools (term indexing) that prioritizes the formation of collections that contemplate important demands for the community. The RI pilot collection has the potential to recover data efficiently and comprehensively from the documents of interest to the user, proposing its effective implementation based on the work of librarians in RI, which highlights the role of pedagogical mediator by librarians.eng
dc.contributor.advisor1Rossetto, Claudia Antonia Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1297230815845355por
dc.contributor.advisor-co1Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.advisor-co1ID627.079.767-34por
dc.contributor.referee1Rossetto, Claudia Antonia Vieira
dc.contributor.referee2Abreu, João Batista Rodrigues de
dc.contributor.referee3Martins, Bruno de Andrade
dc.creator.ID993.215.051-72por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6992041703842805por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesREFERÊNCIAS GERAIS: ARAÚJO, Carlos. Alberto Ávila. A ciência da informação como ciência social. Revista Ciência da Informação, v. 32, n. 3, Brasília, set./dez. 2009. Disponível em:http://revista.ibict.br/ciinf/issue/view/279/showToc. Acesso em: 25 mar /2020. KEEFER. Alice; GALLARTE, Nuria. La preservació de recursos digitals: El repte per a les biblioteques del segle 21. 2° ed. Barcelona: Bookprint, 2014. 239 p. [ebook]. LE COADIC, Yves-François. A Ciência da Informação. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 1996. 119 p. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência e o futuro do pensamento na era da informática. 13. ed. São Paulo: Ed. 34, 2004. Disponível em:http://www.mozo.pt/tesp/livros/LEVY-Pierre-1998-Tecnologias-da-Inteligencia.pdf. Acesso em: 25 mar. 2020. MADUREIRA, Helania Oliveira; VILARINHO, Lúcia Regina Goulart. A formação do bibliotecário para atuar em bibliotecas digitais: uma questão a aprofundar. Disponível em:https://www.scielo.br/pdf/pci/v15n3/06.pdf . Acesso em: 25 mar. 2020. SMIT, Johanna Wilhelmina; BARRETO, Aldo de Albuquerque. Ciência da Informação: base conceitual para a formação do profissional. In: VALENTIM, M.L. (Org.). Formação do profissional da informação. São Paulo: Polis, 2002. p. 9-23. Disponível em: http://abecin.org.br/e-books/colecao-palavra-chave/VALENTIM_.pdf. Acesso em 25 mar. 2020 TARAPANOFF, Kira, ARAÚJO JUNIOR, Rogério Henrique de; CORMIER, Patrícia Marie Jeanne. Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação. In: Ciência da Informação v. 32, n. 3, Brasília, set./dez. 2000. Disponível em:http://revista.ibict.br/ciinf/article/view/876. Acesso em: 25 maio 2020. VERGUEIRO, WALDOMIRO DE CASTROS SANTOS. Desenvolvimento de coleções. São Paulo: Associação Paulista de Bibliotecários. 1989. 95 p.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72142/2020%20-%20Patr%c3%adcia%20Regina%20de%20Oliveira.Pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6321
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-02-07T17:40:41Z No. of bitstreams: 1 2020 - Patrícia Regina de Oliveira.Pdf: 2990835 bytes, checksum: d98a6cdfa33431bde9b081586736edf2 (MD5)eng
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Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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