Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12563
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGonçalves, Suzany Faíny
dc.date.accessioned2023-12-22T02:11:48Z-
dc.date.available2023-12-22T02:11:48Z-
dc.date.issued2020-08-12
dc.identifier.citationGONÇALVES, Suzany Faíny. Contribuições da iniciação científica para a formação acadêmica de agrônomos do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí. 2020. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12563-
dc.description.abstractA presente dissertação investiga a atividade de Iniciação Científica (IC) na formação acadêmica de estudantes do curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Urutaí, a partir da implantação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), no período de 2015 a 2018, com a hipótese de que a IC contribui para a formação do agrônomo através da pesquisa. A relevância dessa investigação relaciona-se com as possíveis consequências da participação nas atividades de IC; tema que tem sido insuficientemente estudado no âmbito do IF Goiano. Essa pesquisa adotou uma abordagem qualitativa para gerar dados para análise e interpretação dos resultados, com a combinação de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, a fim de analisar e cotejar: (1) relatórios cadastrados pela Gerência de Pesquisa do IF Goiano Campus Urutaí, (2) a oferta de bolsas de IC concedidas pelo CNPQ (principal órgão de fomento científico do Brasil) e pela própria instituição em regime de contrapartida; (3) programa das disciplinas do curso; (4) currículo do curso; (5) dados da IC de cada docente do curso; (6) trabalhos publicados e apresentados; (7) participação dos estudantes em eventos durante o curso. Os resultados apresentados, seguindo procedimentos descritivos e analíticos segundo as normas científicas vigentes, apontam para a emergência de uma cultura científica no âmbito do curso de Agronomia, intimamente associada à articulação de atividades curriculares e extracurriculares, na tríade ensino-pesquisa-extensão, que fomentam a consolidação de um ethos da pesquisa científica na instituição, e que se traduz no envolvimento dos estudantes numa prática investigativa.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBacharelado em Agronomiapor
dc.subjectIF Goianopor
dc.subjectIniciação Científicapor
dc.subjectPIBICpor
dc.subjectBachelor of Agronomyeng
dc.subjectScientific Initiationeng
dc.titleContribuições da iniciação científica para a formação acadêmica de agrônomos do Instituto Federal Goiano Campus Urutaípor
dc.title.alternativeContributions of the scientific initiation to the academic formation of agronomists of the Instituto Federal Goiano Campus Urutaíeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation investigates the contribution of Scientific Initiation (CI) on the academic formation of students in the Bachelor of Agronomy course at the do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Urutaí, from the creation of the Pedagogical Course Project (PPC), in the period from 2015 to 2018, with the hypothesis that CI contributes to the formation of agronomists through research. The relevance of this investigation is related to the possible consequences of student’s participation in CI activities; theme that has been insufficiently studied within the scope of the IF Goiano. This research adopted a qualitative approach to generate data for analysis and interpretation of results, with the combination of bibliographic and documentary research, in order to analyze and compare: (1) reports registered by the Research Management of the IF Goiano Campus Urutaí, (2) the offering of CI scholarships granted by CNPQ (the main scientific development agency in Brazil) and by the institution itself in a counterpart system; (3) program of the course subjects; (4) course curriculum; (5) CI data from each teacher of the course; (6) published and presented works; (7) student’s participation in events during the course. The results presented, following descriptive and analytical procedures according to the current scientific norms, point to the emergence of a scientific culture within the scope of the Agronomy course, closely associated with the articulation of curricular and extracurricular activities, in the teaching-research-extension triad, which foster the consolidation of an ethos of scientific research in the institution, which demonstrates the involvement of students in an investigative practice.eng
dc.contributor.advisor1Goulart, Silvia Moreira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0346538916616057por
dc.contributor.referee1Goulart, Silvia Moreira
dc.contributor.referee2Souza, Nádia Maria Pereira de
dc.contributor.referee3Santos, Aline de Souza dos
dc.creator.ID019.873.711-43por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-0616-1852por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8731517267456840por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALTIERI, Miguel. Agroecologia: bases científicas para uma agricultura sustentável. Ver. Ampl. – São Paulo, ano 2012, 3ª ed., 400 p., Rio de Janeiro. ANDRADES, Thiago Oliveira de; GANIMI, Rosângela Nasser. Revolução Verde e a Apropriação Capitalista. In: CES Revista. p. 43-56. v. 21, Juiz de Fora, 2007. AQUINO, Adriana Maria de; ASSIS, Renato Linhares de. Agroecologia: Princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica, 2005. ARAUJO, J. R. de. et al. “Uma Avaliação de Desempenho Acadêmico dos Bolsistas do Programa PET- Conexões de Saberes nos Campus da Universidade Federal de Pernambuco em Recife, Caruaru (Centro Acadêmico do Agreste – CAA) e Vitória de Santo Antão (Centro Acadêmico de Vitória – CAV)”. In: XV Colóquio Internacional de Gestão Universitária – CIGU – Desafios da Gestão Universitária no Século XXI. 2015, Mar del Plata – Argentina. Disponível em: <https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/136128>. Acesso em Março 2018. ASSIS, Renato Linhares. Agricultura Orgânica e Agroecologia: Questões Conceituais e Processo de Conversão. Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2005. 35 p. (Embrapa Agrobiologia. Documentos, 196). ASSIS, Renato Linhares de. Agroecologia: visão histórica e perspectivas no Brasil. In: AQUINO, A. M. de; ASSIS, R. L. de. (Ed.). Agroecologia: princípios e técnicas para uma agricultura orgânica sustentável. Brasília, DF: Embrapa Informação Tecnológica; Seropédica: Embrapa Agrobiologia, 2005. BALEM, Tatiana Aparecida.; SILVEIRA, Paulo Roberto. Agroecologia: além de uma ciência, um modo de vida e uma política pública. V Simpósio Latino-Americano de Investigação e Extensão em Sistemas Agropecuários-IESA. Florianópolis, EPAGRI, 2002. BHARDWAJ, Tulsi; SHARMA, J.P. Impact of Pesticides Application in Agricultural Industry: An Indian Scenario. International Journal of Agriculture and Food Science Technology. ISSN 2249-3050, Volume 4, p. 817-822, Number 8, 2013. BASTOS, Flávia. et al. “A Importância da Iniciação Científica para os Alunos de Graduação em Biomedicina”. Revista Eletrônica Novo Enfoque, ano 2010, v. 11, n. 11, p. 61 – 66. BAZIN, Maurice Jacques. "O que é a Iniciação Científica". In: Rev. Bras. Ensino de Física, v.5, 1982: 81-88 BARIANI, Isabel Cristina Dib. 1998. 170 f. Estilos Cognitivos de Universitários e Iniciação Científica. Tese (Doutorado) – Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP, 1998. BIANCHETTI, Lucídio. et al. “A iniciação à pesquisa no Brasil: políticas de formação de jovens pesquisadores”. In: Educação, Santa Maria, v. 37, n. 3, p. 569-584, set./dez. 2012. BOARETTO, Antonio Enedi. "A evolução da população mundial, da oferta de alimentos e das ciências agrárias". Revista Ceres, 56(4): 513-526, Jul/Ago 2009. Disponível em: < http://www.ceres.ufv.br/ojs/index.php/ceres/...> Acesso em Maio 2019. BOCQUET-APPEL, Jean-Pierre. “When the World's Population Took Off: The Springboard of the Neolithic Demographic Transition”. In: Science, 29 jul 2011, 333 (6042): 560–561. Disponível em: <https://science.sciencemag.org/...>. Acesso em março de 2019. BRASIL. Lei no 1.310, de 15 de Janeiro de 1951.Cria o Conselho Nacional de Pesquisas, e dá outras providências. Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/1950- 1969/L1310.htm> Acesso em Outubro 2018. BRIDI, Jamile Cristina Ajub. A Iniciação Científica na Formação do Universitário. 114 f. 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação. Campinas, SP, 2004. CAPES. Research in Brazil: A report for CAPES by Clarivate Analytics. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/diversos/17012018- CAPESInCitesReport-Final.pdf>. Acesso em Outubro 2018. CAPORAL, Francisco Roberto; COSTABEBER, José Antônio. "Agroecologia. Enfoque científico e estratégico". Revista Agroecol.eDesenv.Rur.Sustent.,Porto Alegre, v.3, n.2, abr./junh.2002 CNPq. Objetivos do programa PIBIC. Disponível em: <http://www.cnpq.br/web/guest/pibic/> Acesso em Outubro 2018. CNPq. Resolução Normativa - 017/2006. Disponível em: <http://www.cnpq.br/view/-/journal_content/56_INSTANCE_0oED/10157/100352> Acesso em Abril 2019. CRUZ, Renata Medeiros da. A Dicotomia Agronegócio X Agricultura Familiar e os Impactos na Segurança Alimentar e Nutricional. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de Goiás. Faculdade de Direito (FD), Programa de Pós-Graduação em Direito Agrário, Goiânia, 2017. DEMO, Pedro. Educar pela Pesquisa. Campinas, SP: Autores Associados, 1996. ERDMANN, Lorenzini. Vislumbrando o Significado da Iniciação Científica a partir do Graduando de Enfermagem. Revista de Enfermagem, vol. 14, núm. 1, p. 26-32 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2010. FELDENS, Leopoldo. O homem, a agricultura e a história. Lajeado, RS: Editora Univates, 1ª ed., 2018. FONSECA, Marcelo Luiz Mendes da. A institucionalização da pesquisa científica brasileira: os primeiros anos de atuação do Conselho Nacional de Pesquisas (CNPq). Revista Parcerias Estratégicas, Edição Especial, v. 18, núm. 36, p. 253-268 Brasília-DF, 2013. GEARY, Dick. Accommodation and Resistance : Slaves in Brazil 1780-1850. In: Studia Historica. Historia Antigua. Universidad de Salamanca, v. 25. p. 577-594, 2007. GONÇALVES, Márcia Cristina Verdego. O Agronegócio e a Mecanização do Trabalho no Campo: entre lucro, precarização e exclusão. In: VIII Jornada Internacional Políticas Públicas. 22 a 25 de agosto de 2017 – São Luís / MA – Universidade Federal do Maranhão. GUIMARÃES, Jorge Almeida; LYRA, Tania Maria de Paula. Produção Científica Brasileira em Comparação com o Desempenho Mundial em Ciências Agrárias. Planejamento e políticas públicas, PPP, nº. 30 , jun./dez. 2007. INSTITUTO FEDERAL GOIANO – Campus Urutaí. Projeto Pedagógico do Curso Bacharelado em Agronomia - PPC. Urutaí, 2015. Disponível em: <https://www.ifgoiano.edu.br/home/index.php/cursos-superiores-urutai/277-agronomia.html> Acesso em Março 2018. ISSA, Sílvia Aparecida Caixeta. Escola Agrícola de Urutaí (1953-1963): singularidades da cultura escolar agrícola. 2014. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Goiás, Catalão, Goiás, 2014. LAZZARI, Francini Meneghini; SOUZA, Andressa Silva. “Revolução Verde: Impactos sobre os Conhecimentos Tradicionais Green Revolution: Impacts on Traditional Knowledge”. 4º Congresso de Direito e Contemporaneidade. 8 a 10 de novembro de 2017 - Santa Maria / RS UFSM - Universidade Federal de Santa Maria. MARTINS, G. A. “Estudo de Caso: Uma reflexão sobre a aplicabilidade em pesquisa no Brasil”. In: Revista de Contabilidade e Organizações, v. 2, n. 2, p. 9-18, jan./abr. 2008. MARSON, M. D. A evolução da indústria de máquinas e equipamentos no Brasil: Dedini e Romi entre 1920 e 1960. Revista Nova Economia, v. 24, n. 3, 17 dez. 2014. MEDEIROS, Felipe Lima de; PRADO, Luiz Carlos Delorme. A Teoria Protoindustrial: origem, desenvolvimento e atualidade. Estud. Econ., São Paulo, vol.49 n.1, p.131-161, jan.- mar. 2019. MOTA JUNIOR, Vidal Dias da. A importância da iniciação científica na graduação. Cruzeiro do Sul, Sorocaba, 18 ago. 2011. Disponível em <www.utfpr.edu.br/.../aimportanciada- iniciacao-científica-na-graduacao/.../file>. Acesso em Março 2018. MORAES, Flávio Fava; FAVA, Marcelo. “A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos”. In: São Paulo Perspec., vol.14 no.1 São Paulo Jan./Mar. 2000. NEUSS, Leif Van. Why did the Industrial Revolution Start in Britain?. Disponível em <https://www.researchgate.net/publication/286017737_Why_Did_the_Industrial_Revolution_ Start_in_Britain>. Acesso em Janeiro 2020. NOGUEIRA, Maria Alice; CANAAN, Mariana Gadoni. “Os “Iniciados”: Os Bolsistas de Iniciação Científica e suas Trajetórias Acadêmicas”. In: Revista TOMO, n .15, p. 4170, jul./dez. 2009, Universidade Federal de Sergipe, São Cristovão. NOVAES, Amilton Luiz; MOREIRA, Bruno Cristaldo Romero; OLIVEIRA, Letícia de; TALAMINI, Edson; VIANA, José Jair Soares. “Análise dos Fatores Críticos de Sucesso do Agronegócio Brasileiro”. Apresentação Oral - Economia e Gestão no Agronegócio UFGD, DOURADOS-MS, Campo Grande, MS, 2009. NOVAES, Washington. Eco-92: avanços e interrogações. Estudos Avançados 6(15): 79-93, 1992. PARCHEN, Carlos Augusto. “O Exercício Profissional de Ciências Agrárias”. In: Revista Acad., v. 5, n. 1, p. 85-90, jan./mar. 2007, Curitiba, Paraná. PINGALI, Prabhu L. Green revolution: impacts, limits, and the path ahead. In: Proc. Natl. Acad. Sci. U.S.A., 109 (2012), pp. 12302-12308. PINHO, Maria José de. “Ciência e ensino: contribuições da iniciação científica na educação superior. Avaliação”. In: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), v. 22, n. 3, p. 658-675, nov. 2017, São Paulo, Sorocaba. PIRES, Regina Celi Machado. “Iniciação Científica e Avaliação na Educação Superior Brasileira”. In: REXE: Revista de Estudios y Experiencias en Educación. UCSC. Edición Especial, Vol. (1), Número 1, p. 125-135, 2007, Concepción, Chile. PRIORI, A., et al. História do Paraná: séculos XIX e XX [online]. Maringá: Eduem, 2012. A modernização do campo e o êxodo rural. pp. 115-127. ISBN 978-85-7628-587-8. PYENSON, Lewis & SHEETS-PYENSON, Susan. Servants of Nature. London: Harper Collins Publishers, 1999. RIGOTTO, Raquel Maria. et al. O verde da economia no campo: desafios à pesquisa e às políticas públicas para a promoção da saúde no avanço da modernização agrícola. In: Ciência & Saúde Coletiva. v. 17(6). p. 1533-1542, 2012. ROSA, Eguinaldo José; LEAL, Isaias Luis. Uma Breve Sinopse: História da Agronomia no Brasil. In: Revista Artigos.com, 2015. ROMANI, Jacqueline Pitangui. O Conselho Nacional de Pesquisas e institucionalização da Pesquisa Científica no Brasil. Disponível em:<http://www.schwartzman.org.br/simon/rio/jacqueline.htm> Acesso em Outubro 2018. SANTOS, A. A. A. dos. et al. “A relação entre vida acadêmica e a motivação para aprender em universitários”. In: Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 15, n. 2, p. 283-290, jul./dez. de 2011. SILVA, Joice Cristina da. Trabalho de Iniciação Científica A Agricultura Orgânica no Mercado Internacional – com Foco no Desenvolvimento da Agricultura Orgânica Brasileira. Itajaí, 2012. SOARES FILHO, José do Egypto Vieira. A Reestruturação Produtiva de Publicação e a Evolução Industrial no Pará (1980 – 2010). 342 f. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Pará, Belém, 2012. VARGAS, Rosely de Andrade. A produção científica brasileira em ciências agrárias indexada na Web of Science: características e redes de colaboração (2000-2011). 2014, 131 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Informação) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. f. 74. Trabalho de Iniciação Científica (Estágio Supervisionado do Curso de Comércio Exterior) – Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade do Vale do Itajaí, Itajaí. PERES, Cristiane Martins; ANDRADE, Antonio dos Santos; GARCIA, Sérgio Brito. Atividades Extracurriculares: Multiplicidade e Diferenciação Necessárias ao Currículo. In: Revista Brasileira de Educação Médica. Rio de Janeiro, v.29, 31 (2): 147 – 155; 2007. SBPC. Cadernos SBPC – 7. Disponível em: <http://www.sbpcnet.org.br/site/publicacoes/outraspublicacoes/ caderno_digital/caderno_7.pdf> Acesso em Setembro 2018. UNICAMP. Os desafios da pesquisa no Brasil - A evolução do paradigma. In: Caderno Temático, Jornal da UNICAMP, fevereiro, 2002. Disponível em: <https://www.unicamp.br/unicamp/unicamp-hoje/...> Acesso em Março 2020. YIN, Robert K. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookman, 2005. ZYLBERSZTAJN, Decio. Agribusiness systems analysis: origin, evolution and research perspectives. In: Revista de Administração. São Paulo, v. 52. p. 114-117, 2017.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72307/2020%20-%20Suzany%20Fa%c3%adny%20Gon%c3%a7alves.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6364
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2023-02-24T17:21:14Z No. of bitstreams: 1 2020 - Suzany Faíny Gonçalves.pdf: 2807980 bytes, checksum: 6a26250f7df145c9d90bbb9b0c5f8ce0 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-02-24T17:21:14Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Suzany Faíny Gonçalves.pdf: 2807980 bytes, checksum: 6a26250f7df145c9d90bbb9b0c5f8ce0 (MD5) Previous issue date: 2020-08-12eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Suzany Faíny Gonçalves.pdf2.74 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.