Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12563
Tipo do documento: Dissertação
Título: Contribuições da iniciação científica para a formação acadêmica de agrônomos do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí
Título(s) alternativo(s): Contributions of the scientific initiation to the academic formation of agronomists of the Instituto Federal Goiano Campus Urutaí
Autor(es): Gonçalves, Suzany Faíny
Orientador(a): Goulart, Silvia Moreira
Primeiro membro da banca: Goulart, Silvia Moreira
Segundo membro da banca: Souza, Nádia Maria Pereira de
Terceiro membro da banca: Santos, Aline de Souza dos
Palavras-chave: Bacharelado em Agronomia;IF Goiano;Iniciação Científica;PIBIC;Bachelor of Agronomy;Scientific Initiation
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 12-Ago-2020
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: GONÇALVES, Suzany Faíny. Contribuições da iniciação científica para a formação acadêmica de agrônomos do Instituto Federal Goiano Campus Urutaí. 2020. 67 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Resumo: A presente dissertação investiga a atividade de Iniciação Científica (IC) na formação acadêmica de estudantes do curso de Bacharelado em Agronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Urutaí, a partir da implantação do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), no período de 2015 a 2018, com a hipótese de que a IC contribui para a formação do agrônomo através da pesquisa. A relevância dessa investigação relaciona-se com as possíveis consequências da participação nas atividades de IC; tema que tem sido insuficientemente estudado no âmbito do IF Goiano. Essa pesquisa adotou uma abordagem qualitativa para gerar dados para análise e interpretação dos resultados, com a combinação de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental, a fim de analisar e cotejar: (1) relatórios cadastrados pela Gerência de Pesquisa do IF Goiano Campus Urutaí, (2) a oferta de bolsas de IC concedidas pelo CNPQ (principal órgão de fomento científico do Brasil) e pela própria instituição em regime de contrapartida; (3) programa das disciplinas do curso; (4) currículo do curso; (5) dados da IC de cada docente do curso; (6) trabalhos publicados e apresentados; (7) participação dos estudantes em eventos durante o curso. Os resultados apresentados, seguindo procedimentos descritivos e analíticos segundo as normas científicas vigentes, apontam para a emergência de uma cultura científica no âmbito do curso de Agronomia, intimamente associada à articulação de atividades curriculares e extracurriculares, na tríade ensino-pesquisa-extensão, que fomentam a consolidação de um ethos da pesquisa científica na instituição, e que se traduz no envolvimento dos estudantes numa prática investigativa.
Abstract: This dissertation investigates the contribution of Scientific Initiation (CI) on the academic formation of students in the Bachelor of Agronomy course at the do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Urutaí, from the creation of the Pedagogical Course Project (PPC), in the period from 2015 to 2018, with the hypothesis that CI contributes to the formation of agronomists through research. The relevance of this investigation is related to the possible consequences of student’s participation in CI activities; theme that has been insufficiently studied within the scope of the IF Goiano. This research adopted a qualitative approach to generate data for analysis and interpretation of results, with the combination of bibliographic and documentary research, in order to analyze and compare: (1) reports registered by the Research Management of the IF Goiano Campus Urutaí, (2) the offering of CI scholarships granted by CNPQ (the main scientific development agency in Brazil) and by the institution itself in a counterpart system; (3) program of the course subjects; (4) course curriculum; (5) CI data from each teacher of the course; (6) published and presented works; (7) student’s participation in events during the course. The results presented, following descriptive and analytical procedures according to the current scientific norms, point to the emergence of a scientific culture within the scope of the Agronomy course, closely associated with the articulation of curricular and extracurricular activities, in the teaching-research-extension triad, which foster the consolidation of an ethos of scientific research in the institution, which demonstrates the involvement of students in an investigative practice.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12563
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020 - Suzany Faíny Gonçalves.pdf2.74 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.