Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12565
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dc.contributor.authorMoulin, Tatiane
dc.date.accessioned2023-12-22T02:11:52Z-
dc.date.available2023-12-22T02:11:52Z-
dc.date.issued2020-10-14
dc.identifier.citationMOULIN, Tatiane. Uso do polo de educação ambiental da Mata Atlântica (PEAMA) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre como espaço não formal de educação por professores de Biologia. 2020. 66 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12565-
dc.description.abstractO Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica (PEAMA) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre foi instituído em 1992, com a finalidade de desenvolver, apoiar e sistematizar ações de educação formal e não formal. O uso de espaços não formais como estratégia de ensino é indicado como forma de diversificação da prática escolar e meio para promover a aprendizagem nesses ambientes, aliados à educação formal. Nesse sentido, este trabalho visou investigar o uso atual e potencial do PEAMA, localizado no Ifes - Campus de Alegre como espaço não formal de educação, e ambiente complementar para o ensino de Biologia. Os dados foram obtidos por meio de observações diretas, análises documentais e entrevistas. Foram entrevistados dezessete professores que ministram disciplinas voltadas ao conteúdo de Biologia, os quais responderam questionários mistos, compostos por questões fechadas e abertas. Para análise das questões fechadas foi realizada a tabulação de dados e gerados gráficos, com auxílio do programa Microsoft Excel. A análise das questões abertas foi realizada por meio do procedimento denominado “análise categorial”. A análise das informações obtidas permitiu obter a percepção dos entrevistados sobre o uso dos espaços não formais de educação para o ensino de Biologia indicando que os professores reconhecem o PEAMA do Ifes - Campus de Alegre como ambiente complementar ao ensino da área de Biologia, por facilitar a compreensão e a aprendizagem de diferentes conteúdospor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação formalpor
dc.subjectEspaço não formal de educaçãopor
dc.subjectPolo de educação ambientalpor
dc.subjectFormal educationeng
dc.subjectNon-formal education spaceeng
dc.subjectThe atlantic forest education centereng
dc.titleUso do Polo de Educação Ambiental da Mata Atlântica (PEAMA) do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre como espaço não formal de educação por professores de Biologiapor
dc.title.alternativeThe use of the Ifes Campus de Alegre Atlantic Forest Environmental Education Pole as a non-formal education space by biology teacherseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe Atlantic Forest Environmental Education Hub (PEAMA) of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Espírito Santo (Ifes) - Campus de Alegre was established in 1992, with the purpose of developing, supporting and systematizing formal and non-formal education actions. formal. The use of non-formal spaces as a teaching strategy is indicated as a way of diversifying school practice and a means to promote learning in these environments, combined with formal education. In this sense, this work aimed to investigate the current and potential use of PEAMA, located at Ifes - Campus de Alegre as a non-formal education space, and complementary environment for the teaching of Biology. The data were obtained through direct observations, documentary analysis and interviews. Seventeen professors who teach subjects focused on Biology content were interviewed, who answered mixed questionnaires, composed of closed and open questions. For the analysis of closed questions, data were tabulated and graphs were generated, with the aid of the Microsoft Excel program. The analysis of open questions was carried out through the procedure called “categorical analysis”. The analysis of the collected data made it possible to obtain the perception of the interviewees about the use of non-formal education spaces for the teaching of Biology, indicating that the teachers recognize the PEAMA of Ifes - Campus de Alegre as a complementary environment to the teaching of the Biology area, for facilitating understanding and learning different contentseng
dc.contributor.advisor1Silva, Wanderley da
dc.contributor.advisor1ID965.566.767-72por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0849-4928por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1894566485754183por
dc.contributor.referee1Silva, Wanderley da
dc.contributor.referee1ID965.566.767-72por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0849-4928por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1894566485754183por
dc.contributor.referee2Silva, Simone Batista da
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5781-6006por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1985424809328384por
dc.contributor.referee3Menezes, Márcia Santos de
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-0715-6281por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9421749105744977por
dc.creator.ID099.177.117-67por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3208653509917624por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABREU, Karla Maria Pedra de; COSTA FILHO, Márcio Vieira; SATTLER, Marcos Antônio. O contato com a Mata Atlântica através de trilha interpretativa no Polo de Educação Ambiental – IFES/ Campus de Alegre. 64º Congresso Nacional de Botânica, Belo Horizonte, 10 a 15 de novembro de 2013. ALMEIDA, ALANA PEIXOTO DE; LIMA, Flávia Maria Vasconcelos; LISBOA, Sheila Marques; LOPES, Andressa Pereira; FRANCO JÚNIOR, Alberto José de Amorim. Comparação entre as teorias da aprendizagem de Skinner e Bandura. Cadernos de Graduação: Ciências Biológicas e da Saúde, Marceió, v. 3, n. 1, p.81-90, nov. 2013. ARAÚJO, Roberta Gomes de; JUNIOR, Edimilson Pereira e Silva; OLIVEIRA, Cristiane Ayala de; OLIVEIRA, Fábio Freire de. A concepção behaviorista de Pavlov e Watson: implicações na educação profissional. Revista Semiárido De Visu, Petrolina, v. 7, n. 2, p. 206-221, 2019. ARAUJO, Silmara Cordeiro de. Procedimentos de Avaliação da Aprendizagem no curso de Pedagogia da UEL. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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