Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12566
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Scariot, Ivete | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:11:54Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:11:54Z | - |
dc.date.issued | 2009-12-16 | |
dc.identifier.citation | SCARIOT, Ivete. O desafio da leitura na Escola Agrotécnica Federal de Sertão/RS. 2009. 13 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12566 | - |
dc.description.abstract | A presente pesquisa teve como objetivo investigar e avaliar o interesse pela leitura de uma turma de alunos, que ingressou na Escola Agrotécnica Federal de Sertão no ano de 2008, para cursar o Técnico em Agropecuária concomitante ao Ensino Médio, bem como, averiguar a importância que os pais e professores desses alunos atribuem à leitura e que mecanismos utilizam para incentivá-la. A pesquisa iniciou com uma revisão da literatura sobre a educação nos aspectos sociais, políticos e econômicos ao longo da história, seguindo com as políticas educacionais e o ensino profissionalizante, onde situamos a Escola Agrotécnica Federal de Sertão, com uma tradição de 52 anos na formação de técnicos agrícolas. Abordou-se, também, a história da leitura, seu caráter social e político, bem como a leitura utilizada de forma interdisciplinar pelo corpo docente e a sua importância como ferramenta de aquisição de conhecimentos na educação profissional. Com a aplicação da metodologia qualitativa o grupo selecionado respondeu a 92 questionários e elaborou 56 textos dissertativos sobre o tema da leitura. Durante onze aulas de duas horas, realizaram-se trabalhos de motivação e conscientização do valor da leitura para a vida pessoal e profissional dos estudantes. Teoricamente 74% dos alunos dizem gostar de ler, mas na prática esse índice é questionado quando 87% dos docentes dizem que esses alunos não lêem e justificam por apresentarem conhecimentos gerais muito limitados, dificuldade de ler e escrever, pobreza de vocabulário, desconhecimento de sinônimos de palavras comuns, dificuldade em construir frases coerentes, em expressar o que aprenderam e em interpretar uma situação-problema.Colaborando com essa situação os demais elementos da pesquisa, pais e professores, apesar de admitirem a importância da leitura, pouco fazem para incentivá-la. Para os alunos a habilidade de ler textos diversificados, além de prepará-los melhor para a utilização de sua língua materna, proporcionaria uma formação mais integral, criando uma consciência social e ecológica, para que se revertam situações calamitosas, que tem sido criadas no meio rural devido à pratica de uma agricultura que prioriza o lucro sem avaliar o prejuízo que determinadas procedimentos inadequados causam à natureza e, consequentemente, à sociedade. Diante disso surge a necessidade de incentivar a leitura como uma forma de melhorar a formação de alunos que atuarão como técnicos agrícolas em um mercado de trabalho que precisa ser pensado e repensado para produzir com sustentabilidade. | por |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | educação geral | por |
dc.subject | educação agrícola | por |
dc.subject | leitura | por |
dc.subject | conscientização | por |
dc.title | O desafio da leitura na Escola Agrotécnica Federal de Sertão/RS | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Sanchez, Sandra Barros | pt_BR |
dc.contributor.advisor1ID | 858.512.137-87 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763725D1 | por |
dc.creator.ID | 273.506.810-12 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8994210599005751 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/56266/2009%20-%20Ivete%20Scariot.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/tede/158 | |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2016-04-26T16:55:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009 - Ivete Scariot.pdf: 191727 bytes, checksum: 700603276e7c74e3ddbf809b6a293906 (MD5) Previous issue date: 2009-12-16 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2009 - Ivete Scariot.pdf | 3.93 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.