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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12570
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Conhecendo os insetos sob a ótica da educação ambiental |
Other Titles: | Knowing insects from the perspective of environmental education |
Authors: | Moreira, Bruno Magno |
Orientador(a): | Abboud, Antonio Carlos de Souza |
Primeiro membro da banca: | Abboud, Antonio Carlos de Souza |
Segundo membro da banca: | Menezes, Elen de Lima Aguiar |
Terceiro membro da banca: | Fernandes, Maria do Carmo de Araújo |
Keywords: | Entomologia;Controle biológico;Plantas atrativas para insetos benéficos;Entomology;Biological control;Beneficial insectary plant |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 29-Aug-2019 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | MOREIRA, Bruno Magno. Conhecendo os insetos sob a ótica da educação ambiental. 2019. 47 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. |
Abstract: | As manifestações psicológicas que um inseto é capaz de causar nas pessoas vão desde pavor, medo, nojo e repugnância. Os seres humanos acostumados a viver nas grandes cidades acabaram perdendo o contato com a natureza e, assim, também perderam a capacidade de identificar e discernir as reais funções dos seres vivos como os insetos. Prevalece ainda a ideia de que os insetos são indivíduos transmissores de doenças, destruidores de plantas e causadores de prejuízo econômico, ou seja, “pragas”. O objetivo desta pesquisa foi conhecer as reações aos insetos de um público escolar, aplicar um projeto escolar prático de educação ambiental como forma de se modificar os seus conhecimentos pessimistas sobre o assunto e melhorar os sentimentos que esses alunos têm sobre os insetos. O trabalho foi realizado com estudantes do último ano de três cursos: Técnico em Agropecuária, Técnico em Nutrição e Dietética e Bacharelado em Agronomia, do campus São João Evangelista do Instituto Federal de Minas Gerais. Os métodos escolhidos para coletas de dados foram o grupo de discussão em sala de aula com transcrição de respostas a uma série de perguntas; trabalhos práticos no projeto de plantas atrativas para os insetos benéficos, com coleta e identificação desse grupo de organismos, principalmente os insetos benéficos. Ao final, foi solicitado que os alunos escrevessem um texto descrevendo se houve mudanças na concepção acerca dos insetos e as plantas atrativas, a partir destes textos foram confeccionadas nuvem de palavras para se encontrar os termos mais relevantes nos textos. Os principais resultados encontrados foram que os alunos pertencentes aos cursos Técnico em Agropecuária e curso Técnico em Nutrição e Dietética possuíam uma grande desinformação e mesmo aversão aos insetos, tendo-os como pragas de plantações e transmissores de doenças. Os alunos do curso de Bacharelado em Agronomia não apresentaram essa aversão aos insetos, visto os conhecimentos adquiridos durante o curso. Observou-se ainda que, ao término do trabalho, nos grupos de Agropecuária e Nutrição houve uma mudança significativa na concepção sobre os insetos, além da aquisição de novos conhecimentos sobre as plantas atrativas para insetos benéficos, que os integrantes desses dois grupos não conheciam, com isso concluiu-se que a utilização da área demonstrativa de insetos benéficos como um método de educação ambiental, foi positivo para mudar a percepção errônea dos estudantes sobre os insetos. |
Abstract: | The psychological manifestations an insect is capable of causing in people range from dread, fear, and disgust. Humans accustomed to living in large cities eventually lost touch with nature and thus also lost the ability to identify and discern the real functions of living things like insects. The idea also prevails that insects are disease-transmitting, plant-destroying, and economically damaging individuals, that is, "pests." This research aimed to know the reactions to insects of a school audience, to apply a practical school project of environmental education as a way to modify their pessimistic knowledge about the subject and to improve the feeling that these students have about the insects. The work was carried out with senior students from three courses: Agricultural Technician, Nutrition and Dietetic Technician and Bachelor of Agronomy, from the São João Evangelista campus of the Federal Institute of Minas Gerais. The methods chosen for data collection were the classroom discussion group with the transcription of answers to a series of questions; Practical work in the design of attractive plants for beneficial insects, with collection and identification of this group of organisms, especially beneficial insects. In the end, the students were asked to write a text describing if there were changes in the conception about the insects and the attractive plants, from these texts were made word cloud to find the most relevant terms in the texts. The main results found were that the students from the Technical College in Agriculture and Technical Course in Nutrition and Dietetics had great misinformation and even aversion to insects, having them as plantation pests and disease transmitters. The students of the Bachelor of Agronomy course did not show this aversion to insects, given the knowledge acquired during the course. It was also observed that,, at the end of the work, in the Farming and Nutrition groups there was a significant change in the conception about insects. Besides, acquisition of new knowledge about the attractive plants for beneficial insects occurred, Thus, it was concluded that the use of the demonstrative area of beneficial insects as a method of environmental education was positive to change students' misperceptions about insects |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12570 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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