Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12577
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Vanessa do Sacramento Florenço da Conceição de
dc.date.accessioned2023-12-22T02:12:17Z-
dc.date.available2023-12-22T02:12:17Z-
dc.date.issued2020-01-30
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Vanessa do Sacramento Florenço da Conceição de. Inclusão: uma análise prática na Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá, Nova Iguaçu-RJ. 2020. 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12577-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo analisar a proposta pedagógica de Educação Especial da Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá, Nova Iguaçu-RJ, bem como identificar as estratégias pedagógicas da equipe da escola com relação à inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais. Na metodologia, realizou-se um estudo descritivo com abordagem qualitativa, no qual se entrevistou nove professores que atuam com esses alunos. Para isso, foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, um roteiro de entrevista semiestruturado com questões abertas e dialógicas. Para haver educação inclusiva no campo é necessário que se compreenda a interlocução entre as duas temáticas educacionais: educação do campo/inclusão, que, a partir dessa, seja construída uma prática pedagógica, dentro da realidade educacional brasileira, que possibilite uma efetiva inclusão desses alunos nas classes regulares. Constatamos que o espaço do ensino/aprendizagem dentro da Educação Especial, numa perspectiva inclusiva, deve ser efetivamente espaços dialógicos que busquem, permanentemente, a permanência dos alunos, perpetrando, desse modo, uma estrutura física acessível, adaptações pedagógicas para o aluno com necessidades educacionais especiais, respeitando a particularidade local/espacial da escola, investindo na formação continuada docente, a fim de consolidar, efetivamente, a educação para todospor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectInclusão escolarpor
dc.subjectNecessidades educacionais especiaispor
dc.subjectThe rural education; ;eng
dc.subjectSchool inclusion educationeng
dc.subjectSpecial educational needseng
dc.titleInclusão: uma análise prática na Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá, Nova Iguaçu-RJpor
dc.title.alternativeInclusion: a practical analysis at the Vale do Tinguá Municipal School of Agroecologyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe objective of this work was to analyze the pedagogical proposal of Special Education at the Vale do Tinguá Municipal School of Agroecology, Nova Iguaçu-RJ, as well as to identify the pedagogical strategies of the school team in relation to the inclusion of students with special educational needs. In the methodology, a descriptive study was carried out with a qualitative approach, in which nine teachers who work with these students were interviewed. For this, a semi-structured interview script with open and dialogical questions was used as a data collection tool. In order to have inclusive education in the field, it is necessary to understand the interlocution between the two educational themes: education in the field/inclusion, and to build from this a pedagogical practice, within the Brazilian educational reality, that enables an effective inclusion of these students in regular classes. We note that the teaching/learning space within Special Education, from an inclusive perspective, must be effectively dialogic spaces that seek, permanently, the permanence of students, thus perpetuating an accessible physical structure, pedagogical adaptations for the student with special educational needs, respecting the local/spatial particularity of the school, investing in continuous teacher training in order to effectively consolidate education for alleng
dc.contributor.advisor1Ramos, José Ricardo da Silva
dc.contributor.advisor1ID783.970.067-53por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6124-5605por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133720913525187por
dc.contributor.referee1Ramos, José Ricardo da Silva
dc.contributor.referee1ID783.970.067-53por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-6124-5605por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133720913525187por
dc.contributor.referee2Gregorio, Sandra Regina
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0015837037500256por
dc.contributor.referee3Coube, Roberta Jardim
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3063999649415453por
dc.creator.IDRG 20.122.514-1por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0316575233760680por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesARANHA, M.S.F. Educação Inclusiva: transformação social ou retórica? In: OMOTE.S. (Org.). Inclusão: intenção e realidade. Marília: Fundepe, 2004. BEZERRA NETO, Luiz. SEM-TERRA aprende e ensina: estudo sobre as práticas educativas do movimento dos trabalhadores rurais. Campinas: Autores Associados, 1999. BRASIL, Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília/DF, Centro Gráfico, 1994. BRASIL, Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e Bases da Educação. Lei nº 9.394. Brasília/DF: Centro Gráfico, 1996. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais, Brasília/DF: MEC, 1998. BRASIL, Congresso Nacional. Plano Nacional de Educação. Lei nº 10.172. Brasília/DF: Centro Gráfico, 2001. BRASIL, Congresso Nacional. Convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência. DECRET0 Nº 186, de 2008. BRASIL, Manual de Acessibilidade Espacial para Escolas: O direito à escola acessível!, Brasília/DF: MEC/ /SEESP, 2009. BRASIL, Ação de Aquisição de Transporte Escolar Acessível, Brasília/DF: MEC, Nº 42,2011. BRASIL Ação de Aquisição de Transporte Escolar Acessível, Brasília/DF: MEC, Nº 12,2012. BRASIL Ação de Aquisição de Transporte Escolar Acessível, Brasília/DF: MEC, Nº 12,2012. BRASIL, Plano Nacional de Educação, Brasília/ DF: MEC, Lei nº 13.005, 2014. BRASIL, Presença do professor mediador nas salas de aula de ensino básico regular das escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Projeto de Lei nº 3970,2018. CAIADO, K.R.M.; MELETTI, S.M.F. Educação especial na educação do campo: 20 anos de silêncio no GT 15. Revista Brasileira Educação Especial. Marília, Vol.17 (spe1). 2011. CALDART, R. S. A escola do campo em movimento. Currículo sem Fronteiras, v. 3, n. 1, jan./jun. 2003. CONFERÊNCIA NACIONAL DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: por uma educação básica do campo. Luziânia, GO. Anais: UnB, 1998 55 DAMASCENO, Educação Inclusiva e organização da escola: projeto pedagógico na perspectiva da teoria crítica. 2010. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2010. ______. A. R. Educação Inclusiva e a Organização da Escola: diálogos críticos sobre o projeto pedagógico. Ci. Huma. e Soc. em Rev., RJ, EDUR, v. 34, n. 12, jan / jun, p. 159-176, 2012. DESLANDES, Suely Ferreira. A construção do projeto de pesquisa. In: MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis/RJ: Vozes, 2002. DUARTE, Cristiane Rose; COHEN, Regina. Acessibilidade aos Espaços de Ensino e Pesquisa: Desenho Universal na UFRJ - Possível ou Utópico? In: Anais do NUTAU. São Paulo: NUTAU/USP, 2004. GHEDIN, E. Educação do campo: epistemologia e práticas. São Paulo: Cortez, 2012. GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. São Paulo: 4. ed. Atlas, 2002. GIMONET, Jean-Claude. Praticar e compreender a Pedagogia da Alternância dos CEFFAS. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. GOMES, Renato dos Santos. A educação do campo e o direito à educação das crianças e adolescentes no município de Nova Iguaçu. Seropédica, RJ: UFRRJ. Dissertação de Mestrado, 2015. GORGATTI, M. G. Educação física escolar e inclusão: uma análise a partir do desenvolvimento motor e social de adolescentes com deficiência visual e das atitudes dos professores. Universidade São Paulo, São Paulo, 2005. Disponível em: http://www.teses.usp.br. GRAMSCI, Antonio. Os intelectuais e a organização da cultura. Trad. Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro, Civilização Brasileira, 1982. JANNUZZI, Gilberta S. de M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI- 3º ed. rev.- Campinas,SP: Autores Associados, 2012. LAKATOS, E. V.; MARCONI, M. A. Fundamentos de Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da escola: teoria e prática. 5 ed. Goiânia, GO: Alternativa, 2004. MANTOAN, M.T.E. A integração da pessoa com deficiência: contribuição para uma reflexão sobre o tema. São Paulo: Meminon, p.235, 1997. MANTOAN, M.T.E. Inclusão escolar – o que é? Por quê? Como fazer? Campinas: Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade – LEPED, 2003. 56 __________M.T.E. Inclusão Escolar: o que é, por que, como fazer. São Paulo, Summus, 2015. MANZINI, E. J. Inclusão e Acessibilidade. Revista da Sobama. Dezembro 2005, Vol. 10, n.1, Suplemento, pp. 31-36 MANZINI, E. J.; CORRÊA, P. M. Avaliação de acessibilidade na educação infantil e no ensino superior. São Carlos: ABPEE, 2014. MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2001. MOLINA, Mônica (org). Educação do campo e pesquisa: questões para reflexão. Brasília, MDA, 2006. NOVA IGUAÇU. Lei 4.504. Plano Municipal de Educação 2015-2025. Nova Iguaçu, 2015. PLETSCH, M. D.; SOUZA, F. F. de. (Orgs.). observatório de Educação Especial e inclusão Escolar: balanço das pesquisas e das práticas na baixada fluminense. Editora M&M/ABPEE, São Paulo, 2015. SACRAMENTO, C. F. de O. Escolas do Campo, memórias, paisagem geográfica em Nova Iguaçu e Reserva Biológica de Tinguá. Seropédica, RJ: UFRRJ. Dissertação de Mestrado, 2018. SASSAKI, R. K. Inclusão: construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: WVA, 1997. SILVA, Aline Maira da. Educação especial e inclusão escolar: história e fundamentos, Curitiba: Ibpex, 2010. SOUZA, Maria Antônia de. Educação do Campo, desigualdades sociais e educacionais. Educação e Sociedade, Campinas, v. 33, n. 120, p. 745-763, jul./set. 2012. SOUZA, Maria Antônia de; MARCOCCI, Patrícia Correia de Paula. Concepção de educação especial e de educação do campo: desafios político-pedagógicos comuns às escolas públicas, Interfaces da Educ., Paranaíba, v.9, n.27, p. 350-375, 2018 SOUZA, Maria Antônia de. Educação do Campo, escola pública e projeto políticopedagógico. In: SOUZA, Maria Antônia de (org.). Escola pública, Educação do Campo e projeto político pedagógico. Curitiba: Editora da UTP, 2018. P. 17 – 40. VEIGA, Ilma Passos da. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: VEIGA, Ilma Passos da (org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. Campinas: Papirus, 1998. p.11-35. VEIGA, I. P. A.; RESENDE, L. M. G. de. (Orgs.). Escola: espaço do projeto políticopedagógico. 7.ed. São Paulo: Papirus, 2003.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72451/2020%20-%20Vanessa%20do%20Sacramento%20Floren%c3%a7o%20da%20Concei%c3%a7%c3%a3o%20de%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6398
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-03-07T16:12:25Z No. of bitstreams: 1 2020 - Vanessa do Sacramento Florenço da Conceição de Oliveira.pdf: 5166535 bytes, checksum: dd6016164c8440135e6432e497847e07 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-07T16:12:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Vanessa do Sacramento Florenço da Conceição de Oliveira.pdf: 5166535 bytes, checksum: dd6016164c8440135e6432e497847e07 (MD5) Previous issue date: 2020-01-30eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Vanessa do Sacramento Florenço da Conceição de Oliveira.pdf2020 - Vanessa do Sacramento Florenço da Conceição de Oliveira5.05 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.