Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12577
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Inclusão: uma análise prática na Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá, Nova Iguaçu-RJ |
Título(s) alternativo(s): | Inclusion: a practical analysis at the Vale do Tinguá Municipal School of Agroecology |
Autor(es): | Oliveira, Vanessa do Sacramento Florenço da Conceição de |
Orientador(a): | Ramos, José Ricardo da Silva |
Primeiro membro da banca: | Ramos, José Ricardo da Silva |
Segundo membro da banca: | Gregorio, Sandra Regina |
Terceiro membro da banca: | Coube, Roberta Jardim |
Palavras-chave: | Educação do campo;Inclusão escolar;Necessidades educacionais especiais;The rural education; ;;School inclusion education;Special educational needs |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 30-Jan-2020 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citação: | OLIVEIRA, Vanessa do Sacramento Florenço da Conceição de. Inclusão: uma análise prática na Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá, Nova Iguaçu-RJ. 2020. 61 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo analisar a proposta pedagógica de Educação Especial da Escola Municipal de Agroecologia Vale do Tinguá, Nova Iguaçu-RJ, bem como identificar as estratégias pedagógicas da equipe da escola com relação à inclusão dos estudantes com necessidades educacionais especiais. Na metodologia, realizou-se um estudo descritivo com abordagem qualitativa, no qual se entrevistou nove professores que atuam com esses alunos. Para isso, foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, um roteiro de entrevista semiestruturado com questões abertas e dialógicas. Para haver educação inclusiva no campo é necessário que se compreenda a interlocução entre as duas temáticas educacionais: educação do campo/inclusão, que, a partir dessa, seja construída uma prática pedagógica, dentro da realidade educacional brasileira, que possibilite uma efetiva inclusão desses alunos nas classes regulares. Constatamos que o espaço do ensino/aprendizagem dentro da Educação Especial, numa perspectiva inclusiva, deve ser efetivamente espaços dialógicos que busquem, permanentemente, a permanência dos alunos, perpetrando, desse modo, uma estrutura física acessível, adaptações pedagógicas para o aluno com necessidades educacionais especiais, respeitando a particularidade local/espacial da escola, investindo na formação continuada docente, a fim de consolidar, efetivamente, a educação para todos |
Abstract: | The objective of this work was to analyze the pedagogical proposal of Special Education at the Vale do Tinguá Municipal School of Agroecology, Nova Iguaçu-RJ, as well as to identify the pedagogical strategies of the school team in relation to the inclusion of students with special educational needs. In the methodology, a descriptive study was carried out with a qualitative approach, in which nine teachers who work with these students were interviewed. For this, a semi-structured interview script with open and dialogical questions was used as a data collection tool. In order to have inclusive education in the field, it is necessary to understand the interlocution between the two educational themes: education in the field/inclusion, and to build from this a pedagogical practice, within the Brazilian educational reality, that enables an effective inclusion of these students in regular classes. We note that the teaching/learning space within Special Education, from an inclusive perspective, must be effectively dialogic spaces that seek, permanently, the permanence of students, thus perpetuating an accessible physical structure, pedagogical adaptations for the student with special educational needs, respecting the local/spatial particularity of the school, investing in continuous teacher training in order to effectively consolidate education for all |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12577 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020 - Vanessa do Sacramento Florenço da Conceição de Oliveira.pdf | 2020 - Vanessa do Sacramento Florenço da Conceição de Oliveira | 5.05 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.