Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12582
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCorrêa, Ana Paula Serpa
dc.date.accessioned2023-12-22T02:12:28Z-
dc.date.available2023-12-22T02:12:28Z-
dc.date.issued2021-04-19
dc.identifier.citationCORRÊA, Ana Paula Serpa. Juventude e violência: cenários turísticos e políticos de Paraty. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12582-
dc.description.abstractA cidade de Paraty, considerada Patrimônio Histórico Nacional, que possui belezas naturais e preserva um conjunto arquitetônico através de séculos, investe em agendas e festivais em nível nacional e internacional o ano todo, também concentra em seu território um fenômeno social relacionado às suas juventudes e a violência. Paraty, foi em 2016 uma das 150 cidades do Brasil onde aconteceu mais assassinatos causados por armas de fogo, e ocupou o 48º lugar no ranking da violência nacional. A principal vítima da violência na cidade de Paraty e outros centros, é a juventude. A delinquência juvenil no município não possui visibilidade e parece ser pouco compreendida pela administração pública. Este estudo teve o objetivo de investigar, analisar e colocar em evidência os fenômenos sociais e suas relações direta e/ou indireta com a violência juvenil no município de Paraty. Nesta pesquisa, reconhecemos como juventude, indivíduos entre 12 e 29 anos, abarcando o período desde o início da adolescência, de acordo com o Estatuto da criança e do adolescente, ao final do período de juventude considerado por autores da sociologia. Escolhemos a metodologia qualitativa e o método cartográfico que nos permitiu acompanhar a processualidade no encontro com jovens e atores comprometidos com esses jovens no bairro Ilha das Cobras, localizado ao lado do Centro Histórico de Paraty. Abordamos temas como cultura, identidade e histórico de ações que originaram as condições sociais atuais consideradas problemáticas pela população. Tomamos como base os estudos estatísticos oficiais relacionados a essa categoria de indivíduo, no âmbito da Educação, Violência, criminalidade e situações diversas. O estudo apresenta: uma descrição sobre o histórico da cidade, com base em sua construção, economia e cultural; considerações sobre Adolescência e juventude e as políticas públicas direcionadas a essa categoria de indivíduos. As cartografias realizadas no bairro ilha das cobras revelaram os tipos de violências que os jovens estão submetidos e também que submetem outras pessoas. As análises das falas dos sujeitos, que ajudaram a construir o estudo, mostraram suas percepções e entendimentos sobre os diversos aspectos da violência na cidade. A partir delas, consideramos que as violências, da forma como observamos hoje, são consequências de outras violências causadas por diversos fatores como: a especulação imobiliária, que tem ocorrido durante décadas em Paraty e retirou a população caiçara de suas terras, levando a viver em áreas periféricas da cidade; o descaso do Poder Público com a população das periferias que foram se formando; a negligencia a cultura caiçara na Educação pública; a insuficiência e a impotência dos projetos sociais, criados com o objetivo de ocupar o tempo das crianças, adolescentes e jovens, com o intuito de deixá-los longe da vida do crime, em produzir sentido de vida; a violação dos direitos infanto-juvenis; o silenciamento, a exclusão e a rotulação social dos jovens dos bairros considerados violentos e a ausência de oportunidades para darem continuidade aos estudos ou se profissionalizarem em outro ramo que não o do turismo predatório, e por fim, a segurança pública ineficiente em combater as violências das formas como elas foram apresentadas, e auxiliar na promoção de recuperação social. Todos os fatores reunidos revelam a complexidade para o enfrentamento da violência urbana em Paraty, e exigem uma proposta integrada dos diversos setores do poder público para a melhoria das condições urbanas atuais da população caiçarapor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectIdentidades culturaispor
dc.subjectJuventudespor
dc.subjectViolênciaspor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectTurismo predatóriopor
dc.subjectCultural identitieseng
dc.subjectYoutheng
dc.subjectviolenceeng
dc.subjectPublic policieseng
dc.subjectPredatory tourismeng
dc.titleJuventude e violência: cenários turísticos e políticos de Paratypor
dc.title.alternativeYouth and violence: tourist and political scenarios in Paratyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe city of Paraty, considered National Historical Heritage, which has natural beauties and preserves an architectural set over centuries, invests in national and international agendas and festivals all year round, also concentrates in its territory a social phenomenon related to its youth and violence. Paraty, was one of the 150 cities in Brazil where there are more murders caused by firearms, and ranks 48th in the national violence rankings. The main victim of violence in the city of Paraty and other centers is youth. Juvenile delinquency in the municipality has no visibility and appears to be poorly understood by the public administration. This study aimed to investigate, analyze and highlight social phenomena and their direct and/or indirect relationships with youth violence in the municipality of Paraty. In this research, we recognize as youth, individuals between 12 and 29 years, covering the period from the beginning of adolescence, according to the status of the child and adolescent, to the end of the period of youth considered by authors of sociology. We chose the qualitative methodology and the cartographic method that allowed us to follow the process in the meeting with young people and actors committed to these young people in the district of Cobras Island, located next to the Historical Center of Paraty. We address themes such as culture, identity and history of actions that originated the current social conditions considered problematic by the population. We take as the basis the official statistical studies related to this category of individual, in the fields of Education, Violence, crime and diverse situations. The study presents: a description of the city's history, based on its construction, economy and culture; considerations on Adolescence and youth and public policies aimed at this category of individuals. The maps carried out in the snake island neighborhood revealed the types of violence that young people are subjected to and also that subdue other people. The analyses of the subjects' speeches, which helped to build the study, showed their perceptions and understanding of the various aspects of violence in the city. From them, we consider that the violence, as we observe today, are consequences of other violence caused by several factors such as: real estate speculation, which has occurred for decades in Paraty and has removed the people from their lands, leading to live in peripheral areas of the city; the neglect of the Public Power with the population of the peripheries that were forming; neglect of culture had fallen in public education; the inadequacy and impotence of social projects, created with the aim of occupying the time of children, adolescents and young people, in order to keep them away from the life of crime, in producing a sense of life; the violation of children's rights; the silencing, exclusion and social labelling of young people in neighbourhoods deemed to be violent and the absence of opportunities to continue their studies or to become professional in other sectors than predatory tourism; and finally, inefficient public security in combating violence in the ways it has been presented, and assisting in promoting social recovery. All the factors gathered reveal the complexity for the confrontation of urban violence in Paraty, and require an integrated proposal of the various sectors of the public power to improve the current urban conditions of the Caiçara populationeng
dc.contributor.advisor1Rocinholi, Luciene de Fátima
dc.contributor.advisor1ID071.496.788-23por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5441-2583por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939383842421721por
dc.contributor.referee1Rocinholi, Luciene de Fatima
dc.contributor.referee1ID071.496.788-23por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-5441-2583por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8939383842421721por
dc.contributor.referee2Monteiro, Rosa Cristina
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4703453783397917por
dc.contributor.referee3Roza, Monica Maria Raphael da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7141737708369584por
dc.creator.ID075.641.787-28por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8429153484336084por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALMEIDA, Thiago Nobrega. Juventude e Violência: Premência de Políticas Públicas. Ciências Sociais Aplicadas, em Revista- UNIOESTE/ MCR, v.14, n. 26. 1° sem. 2014, p. 103-130. ISSN 1679. 348X; BRASIL. [Estatuto da Juventude (2013)]. Estatuto da juventude: atos internacionais e normas correlatas. – Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 103 p. 2013. BRASIL. Linha de Cuidados para Atenção Integral à Saúde de Crianças, Adolescentes e suas Famílias em Situação de Violências. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Editora MS, Brasília-DF, 2010. BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Editora Bertrand Brasil. S.A. RJ, 1989. BOURDIEU, Pierre. A “Juventude” é apenas uma palavra. Entrevista com Pierre Bourdieu. Extraído de: BOURDIEU, Pierre. 1983. BOURDIEU, Pierre. Questões de Sociologia. Rio de Janeiro. Marco Zero. p.112-121. CANO, Ignácio, et.al. No Sapatinho: A evolução das milícias no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, Fundação Heinch Boll, 2012. CANO, Ignácio. Seis por meia dúzia? Um estudo exploratório do fenômeno das chamadas “milícias” no Rio de Janeiro. p. 48-103. Segurança, Tráfico e Milícia no Rio de janeiro. Editora: Fundação Heinrich, Organização Justiça Global. Rio de Janeiro, 2008. CARNEIRO, Fernando Ferreira; PESSOA, Vanira Matos; SOARES, Rackunelly Alves Sarmento. Análise de Contexto- Paraty-RJ. Observatório da Política de Saúde Integral das Populações do Campo e da Floresta/ NESP/UNB. Fevereiro de 2015. https://silo.tips/download/analise-de-contexto-paraty-rj.foto# acesso: 03/03/2020 21:02:34; CARVALHO, Quitéria Clarice Magalhães; CARDOSO, Maria Lúcia Moreira Leitão; SILVA, Maria Josefina da; BRAGA, Violante Augusta Batista; GALVÃO, Marli Terezinha Gimeniz. Violência Contra Crianças e Adolescentes: Reflexões sobre Políticas Públicas. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, vol. 9, núm. 2, abril-junio, 2008. Universidade Federal do Ceará Fortaleza, Brasil Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=324027962018. CARVALHO, Julia Manso Paes de. O Patrimônio Imaterial da Comunidade Caiçara de Cajaíba e a Escola. Em busca de uma Educação Diferenciada Paraty, RJ. UFRRJUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro. CPDA- Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, 2010, Rio de Janeiro. COELHO, Diogo; PROVENZA, Marcelo. Balanço de Indicadores da Política de Pacificação 2007-2015. Governo do Rio de Janeiro/Secretaria de Segurança/ISP Instituto de Segurança Pública. Maio 2016; COSTA, Anna Paula Serejo da; et al. Violência Doméstica e Abuso de Álcool e Drogas na Adolescência. Ciência Plural, 1(2): p.48-56, 2015. 97 DAYRELL, Juarez. Múltiplos Olhares sobre Educação e Cultura. Juarez Dayrell organizador. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2001. DAYRELL, Juarez. Por uma Pedagogia das Juventudes: experiências educativas do Observatório da Juventude da UFMG. Minas Gerais: Mazza Edições LTDA. 2016; DAYRELL, Juarez. Por uma Sociologia da Juventude. “Ensino de Sociologia. Desafios Teóricos e Pedagógicos para as Ciências Sociais”. Organizado por Luiz Fernandes Oliveira e editado pela Edur. RJ, Editora UFRRJ, 2013; DAYRELL, Juarez. O Jovem como Sujeito Social. p.155-178. (Org.). Juventude e Contemporaneidade. Edições MEC/UNESCO. Brasília: UNESCO, MEC, ANPED, 2007. DIÓGENES, Glória. Enigma do Medo- juventude, afetos e violências. p.209-228. (Org.). Juventude Contemporânea: um mosaico de possibilidades. 448:p.:il. Editora: Puc Minas, Belo Horizonte, 2011. DIÓGENES, Glória Maria dos Santos. Cartografia da Cultura e da Violência: gangs, galera e o Movimento Hip Hop. Tese de Doutorado, Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós- Graduação em Sociologia. Fortaleza, abril de 1998; DUARTE, Rosália. Entrevistas em Pesquisas Qualitativas. Educar em Revista, print version. Editora UFPR. ISSN 0104-4060. Educ, ver. No.24 Curutiba july/dec, 2004, p.213- 225. https://doi.org/10.1590/0104-4060.357 06/02/19, 14:44:10. ECA 2017, Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei federal número 8.069, de 13 de julho de 1990. CEDECA Rio de Janeiro. FARJADO, Maxwell Pinheiro. Pentecostalismo, urbanização e periferia: Perspectivas Teóricas. Paralellus Revista Eletrônica em Ciências da Religião- UNICAP. ISSN: 2178- 8162. Recife. Ano, 2, n. 4, jul/dez.2011, p. 181-192. FAUSTINO, Graciele Oliveira. As políticas públicas de juventude e o enfrentamento à violência no estado de Alagoas. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Universidade Federal de Alagoas. Instituto de Ciencias Humanas, Comunicação e Artes. Departamento de Psicologia. Maceió 2014. FERIGATO, S.H.; CARVALHO, S.R. Pesquisa qualitativa, cartografia e saúde: conexões. Interface - Comunic., Saude, Educ., v.15, n. 38, p. 663-75, 2011; FILHO, José Vicente da Silva. Segurança Pública: prioridade nacional. Câmara dos Deputados. Centro de Estudos e Debates Estratégicos, Consultoria Legislativa. Coordenação Executiva: Paulo Motta, edição: Brasília 2018, p. 327-346. GERHARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo. Aspectos Teóricos e Conceituais. Método de Pesquisa. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Editora da UFRGS. Porto Alegre, 1. Ed., p. 11-29, 2009. GOMES, Reinaldo Chaves. Novas Abordagens Sobre Prevenção da Violência Entre Jovens. Projeto Juventude e Prevenção da Violência, Polícia e Juventude. Realização: Governo Federal, Pronasci, Fórum Brasileiro de Segurança, maio 2010. 98 GROPPO, Antonio Luís. Dialética das Juventudes Modernas e Contemporâneas. Juventude e Educação. Revista de Educação do Cogeime. Ano 13-n. 25. Dezembro/2004. GROPPO, Luiz Antônio: Ensaios Sobre Sociologia E História das Juventudes Moderna. Rio de janeiro: Difel, 2000; Lei n. 12.010, de 3 de agosto de 2009. Alteração da Lei 8.069, de 13 de julho de 1990-Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília, 3 de agosto de 2009. GUATTARI Félix, ROLNIK, Suely. Subjetividade e Singularidade. Micropolítica Cartografia do desejo, 4ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 1996, p. 25-73; HENRIQUES, BD; et.al. Uso de Crack e outras drogas por crianças e adolescentes e suas repercussões no ambiente familiar. Escola Ana Nery, 20(4) e 20160105. p.2-8, 2016. KASTRUP, Virgínia; BARROS, Laura Pozzana de. Cartografia é acompanhar Processos. (org). Pista do Método da Cartografia Pesquisa- Intervenção e Produção de Subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina, p.53-75, 2009. KOROSSY, Nathália. Do “turismo predatório” ao “turismo sustentável”: uma revisão sobre a origem e a consolidação do discurso da sustentabilidade na atividade turística. Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento social, UFRJ, FAPERJ. Caderno Virtual de Turismo, vol.8, n. 2 (2008). ISSN: 1677-6976, p. 56-68. 22/04/19, 13:27:10; www.ivt-rj.net. LIMA, Renato Sérgio; ESTEVES, Regina. A Educação e a escola no centro da Segurança Pública. O Papel dos Municípios na Segurança Pública. p. 6-7. projeto_editorial.indd 2009, 05/02/2019, 14:03:47; www.redejuntos.org.br. Lozzi, Mariana; BASTOS, Samuel; OLIVEIRA, Frederico; FERNANDES, Davi Mancedo. Sistema Nacional da Juventude: uma gestão conectada e interativa. Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Secretaria Nacional da Juventude. Brasília: Ibict, 2019. MARTINEZ, Ana Claudia Campuzano; TEIXEIRA, Mônica de Freitas; PIMENTEL, Sandra Regina. Núcleo de Estudos e Pesquisa Sobre educação Diferenciada- NEPEDIF/Campus Humaitá I: Educação Diferenciada em Foco. http://cp2.g12.br/orgs/index.php/anoisiniciais/article/view/1116 . Acesso: 03/032020. MARQUES, Camila Moraes. Dimensão de Patrimônio: significados e silenciametos na história da cachaça- Paraty, fins do século XVIII a meados do XIX. Fundação Getúlio Vargas, Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil- CPDOC. Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais. Doutorado em História, Política e Bens culturais. Rio de Janeiro, 2017. MELLO, Diuner. Reme Dois Paraty Estudante. 2. Ed. ver. Pelo autor/ Instituto Histórico e Artístico de Paraty e prefeitura Municipal de Paraty. Gráfica Freitas: Angra dos Reis, RJ. 2009. MELUCI, Alberto. Juventude, Tempo e Movimentos Sociais. p.29-48. (Org.). Juventude e Contemporaneidade. Edições MEC/UNESCO. Brasília: UNESCO, MEC, ANPED, 2007. MENDONÇA, Marina Paula Goulart de. Processo de Transição e Percepção de Adultez: Análise Diferencial dos Marcadores Identitários em Jovens Estudantes e Trabalhadores. Dissertação de Mestrado, FPCEUP, Porto, 2007. 99 MINAYO, Maria Cecília Souza. Ciência, Técnica e Arte: O Desafio da Pesquisa Social. P.9- 29. Trabalho de Campo: Contexto de Observação, Interação e Descoberta. P.61-77. (org). Pesquisa Social Teoria, Método e Criatividade, 21. Ed., Petrópolis: Editora Vozes Ltda, 2009; MUGGAH, Robert; PELLEGRINO, Ana Paula. Prevenção da Violência Juvenil no Brasil: uma análise do que funciona. Instituto Iguarapé. Fundo de População das Nações Unidas UNFPA, fevereiro, 2020. NOVAES, Regina Reyes. Políticas de Juventudes no Brasil: Continuidades e Rupturas. p.253- 281. (Org). Juventude e Contemporaneidade. Edições MEC/UNESCO. Brasília: UNESCO, MEC, ANPED, 2007. PASSOS, Eduardo; BARROS, Regina Benevides de. A Cartografia como Método de Pesquisa- Intervenção. P. 17- 31. (Org). Pista do Método da Cartografia Pesquisa- Intervenção e Produção de Subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009. PIMENTEL, Thaís Pimenta; SILVA, Lucia Isabel da Conceição. Situações e Representações sobre Adolescência, Juventude e Violência: um estudo qualitativo a partir da mídia paraense. Revista PET Interdisciplinar e Programa Conexões/ UFPA On-line. Vol. 01, p. 48-54, 2016. PINHEIRO, Eduardo Henrique Sant’t Anna; SILVA, Gecilda Esteves; HOTSUBO, Luiz Antônio de Araújp. Estudos Socioeconômicos, municípios do estado do Rio de Janeiro, Paraty. TCE RJ Secretaria Geral de Planejamento. Rio de Janeiro, 2019. RANGEL, Elizete de Fátima. A Implementação e Implantação do CRAS- Centros de Referência de Assistência Social em São José dos Campos: um estudo do Cras- Eugênio Melo. Pontifica Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Serviço Social. São Paulo, 2009. RIBEIRO, Camila; DIAS, Rafael; CARVALHO, Sandra. Discurso e Práticas na Construção de uma política de Segurança: O caso do governo Sérgio Cabral Filho (2007- 2008), p. 6-15. Segurança Tráfico e Milícia no Rio de Janeiro. Organização Justiça Global. Rio de Janeiro, Fundação Heinrich Böll, 2008. RIVERO, Patrícia S. Segregação Georreferenciados no Município do Rio de Janeiro. Dilemas: Revist de Estudo de Conflito e Controle Social- vol.3-n. 9-Jul/Ago/Set, p.117-142, 2010. SANTOS, Laura Maria dos; CANANÉA, Marcela; SOBRINHO Francisco Xavier. A Educação Escolar das Comunidades Tradicionais de Paraty- Um balanço de 2 anos do Plano Municipal de Educação 2015/2017. Coletivo de Apoio à educação Diferenciada/ Fórum de Comunidades Tradicionais Angra dos Reis, Paraty e Ubatuba. Editoração: Licio Monteiro. SANTOS, Bruna; CASTRO, Henrique; ANUNCIAÇÃO, Georgia; RISSO, Melina. O Papel dos Municípios na Segurança Pública. Agenda de Segurança pública de Paraty. projeto_editorial.indd 2009, 05/02/2019, 14;03:47; www.redejuntos.org.br. SCOTT, Pedro; LEITE, Antonio Regina Moura; CONCEIÇÃO, Luciene de Souza; PIEDADE, Pablo Almeida. Diagnóstico de Vulnerabilidades e Violação de Direitos de 100 Crianças e Adolescentes em Paraty- 2014. CMDCAP, Conselho Municipal da Criança e Adolescente de Paraty. SILVA, Eduardo Pinheiro Granzotto da. Contextualização da Segurança pública no Brasil. Segurança Pública: prioridade nacional. Câmara dos Deputados. Centro de Estudos e Debates Estratégicos, Consultoria Legislativa. Coordenação Executiva: Paulo Motta, edição: Brasília, p. 159-190, 2018. SILVEIRA, Denise Tolfo; CÓRDOVA Peixoto. A Pesquisa Científica. Método de Pesquisa. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre: Editora da URFGS, 1. Ed., p.31- 42, 2009. SIQUEIRA, Priscila. Genocídio dos Caiçaras. São Paulo, Massao Ohno- Ismael Guarnelli/ Editores, 1. ed., 1984. SOARES, Leonardo Barros; MIRANDA, Luciana Lobo. Produzir Subjetividade: O que significa? Estudos e Pesquisas em Psicologia, UERJ, RJ, ano 9, n. 2, p.408-424, 2. semestre 2009. https://www.revispsiuerj.br/v9n2/artigos/pdf/v9n2a10.pdf ISSN: 1808-4281. SOUZA, Vanessa Marcondes de; LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. Povos Tradicionais Caiçaras, Educação Escolar e Justiça Ambiental na Península da Juatinga, Paraty-RJ. Dossiê Conflitos; injustiça, desigualdades e educação ambiental na América Latina, vol. 23, n.1. AMBIENTE E EDUCAÇÃO, Revista de Educação Ambiental. Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande- FURG, p. 54-78, 2018, ISSN-14138638 E-ISSN-2238-5533 TEDESCO; SADE; CALIMAN. A Entrevista na Pesquisa Cartográfica: A experiência do dizer. Fractal, Ver. Psicol; v. 25, n. 2. maio/agosto 2013. TOLEDO, Juliana Aparecida Cantarino; CASSAB, Clarice. O Lazer, a Periferia e os Jovens: Relações para discutir o crescimento pentecostal. Revista: Terra Livre, São Paulo, ano 34, vol.1, n.52, p.608-640, 2019. VAZ, Doria; ROCHET, Flávia; SANTOS, Janaína; SPÍNOLA, Mariana. Guia de Políticas de Juventude. Brasília. Edição: Secretaria- Geral da Presidência da República, 2006. VIANA, Lívia de Souza; LAMOUNIER, Ludimila Penna. Relação entre Cidade e Violência. Segurança Pública: prioridade nacional. Câmara dos Deputados. Centro de Estudos e Debates Estratégicos, Consultoria Legislativa. Coordenação Executiva: Paulo Motta, edição: Brasília, p. 281-296, 2018. VELHO, Gilberto. Observando o Familiar. Individualismo e Cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. 7. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, coleção: Antropologia Social, p.123-132, 2004. WAISELFISZ, Jacobo Júlio. Mapa da Violência 2016 homicídios por armas de fogo no Brasil. Brasília, Flasco Brasil, 2016. WAISELFISZ, Jacobo Júlio. Mortes matadas por Armas de Fogo. Mapa da Violência. Governo Federal. Brasíla 2015. Disponível em www.juventude.gov.br/juventudeviva Páginas da Web: 101 A Comunitas https://www.comunitas.org/prefeitura-de-paraty-lanca-pacto-pela-paz-emparceria- com-o-programa-juntos/ acesso: 15/05/2020. A Comunitas https://www.comunitas.org/pesquisa-mede-expectativas-da-juventude-emparaty/ acesso: 15/05/2020. A Comunitas https://www.comunitas.org/ciranda-de-ideias-reune-70-jovens-em-paraty/ . acesso: 15/05/2020; A Comunitas https://comunitas.org/juventude-sem-cao-discute-sexualidade-comadolescentes- de-paraty/ acesso: 15/05/2020. Agência de Notícias https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de-imprensa/2013- agencia-de-noticias/releases/25278-ibge-divulga-as-estimativas-da-populacao-dosmunicipios- para-2019 acesso: 15/05/2020. Águas Paraty https://www.gruposaguadobrasil.com.br/Paraty/agua-e-esgoto/estacaotratamento- esgoto/ acesso: 03/01/2021. Associação Liberdade de Surfar www.liberdadedesurfar.com.br acesso: 19/13/2019. Biblioteca Comunitária Casa Azul https://www.flip.org.br/verbete/biblioteca-comunitariacasa- azul acesso: 20/07/2020. Brasil Escola https://www.googleo.com/amp/s/m.brasilescola.uol.com.br/amp/geografia/onu.htm acesso: 25/10/2019. Câmara dos Deputados https://www2.camara.leg.br/legin/fed/const/1988/constituicao-1988- 5outubro-1988-322142-publicacaooriginal-1-pl.html acesso: 26/10/2019. Centro Bioética https://bioetica.org.br/?siteAcao=Destaque&id=64 acesso: 25/10/2019. Condomínio Laranjeiras https://www.acparaty.com.br/sobre_o_condominio_laranjeiras/ acesso: 05/06/2020. DeespAskhttp://www.deepask.com/goes?page=paraty/RJ-Confira-a-taxa-de-homicidios-noseu- municipio acesso:17/05/2019. G1 https://www.googleo.com/amps/s/g1.globo.com/googleo/amp/rj/sul-do-rio-costaverde/ noticia/2018/09/10/dois-menores-sao-mortos-a-tiros-no-centro-historico-de-paraty-nacosta- verde-do-rio-de-janeiro acesso: 13/06/2019. G1 https://www.googleo.com/amp/s/g1.globo.com/googleo/amp/rj/rio-dejaneiro/ noticia/2020/07/17/traficantes-do-rj-ampliaram-dominio-e-diversificaram-crimes-dizrelatorio- da-policia.ghtml acesso: 01/01/2020. IBGE https://www.ibge.gov.br/institucional/o-ibge.html acesso: 03/01/2020; IBGE https://www.ibge.gov.br/apps/populacao/projecao/ acesso: 15/05/2020; IPEA https://www.ipea.gov.br acesso: 02/03/2020; 102 IPEA https://www.ipea.gov.be/atlasviolencia/dados-series/24 acesso: 15/05/2020; INSTITUTO DE SEGURANÇA PÚBLICA http://www.ispvisualizacao.rj.gov.br/grupos.html acesso: 17/06/2015; INSTITUTO IGARAPÉ https://igarape.org.br/sobre-o-igarape acesso: 04/01/2020. INSTITUTO IGARAPÉ https://igarape.org.br/destino-turistico-paraty-tem-maior-taxa-demortos- por-armas-de-fogo acesso:04/01/2020; Prefeitura de Paraty https://paraty.rj.br/a-cidade/sobre acesso: 10/01/2020; PORTAL COSTA AZUL https://www.googleo.com/amp/s/www.portalcostaazul.com/amp/2018/07/04/esta%25C3%25 A7%25A30-municipal-de-tratamento-de-esgoto-%25.C3%25A9-inauguracao-em-paraty acesso: 03/01/2021. MAPA DA CULTURA http://mapadacultura.rj.gov.br/ acessp:20/01/2020. MEC http://portal.mec.gov.br/conheca-o-ideb acesso: 20/05/2019, 09:15:10. Melhores Destinos https://www.melhoresdestinos.com.br/azul-caneta-voos-angra-paratyubatuba- buzios-canela acesso: 20/07/2020. Notícias Adventistas https://noticias.adventistas.org/pt/pastor-evangeliza-skatistas-surfistas-emotoqueiros- em-sao-paulo acesso: 17/06/2020. Notícias/ Prefeitura de Paraty https://paraty.rj.gov.br/informativo/noticias/territorio-dajuventude acesso: 17/06/2020. QEdu https://www.qedu.org.br/cidade/2786-parati/ideb acesso: 01/01/2020. Secretaria Especial da Cultura. http://cultura.gov.br/paraty-e-ilha-grande-rj-recebem-titulo-depatrimonio- mundial-da-unesco/ acesso: 03/03/2019, 15:44:26. SAGI https://www.gov.br/cidadania/pt-br/serviço/sagi acesso: 06/03/2019. Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Paraty https://www.paraty.rj.gov.br/ogoverno/ secretaria-atribuicao/secretaria-municipal-de-assistencia-social-e-de-direitoshumanos acesso: 29/11/2019. Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Paraty https://www.assistenciasocial.org/unidade-de-acolhimento.paraty-rj-%E2%86%92-enderecee- atendimento-2 acesso: 06/03/2019. SINAJUVE https://sinajuve.ibict.br/quem-e-quem/ acesso: 27/06/2010. SINDPOL-RJ https://www.sindpolrj.com.br/encerramento-ano-programa-papo-de-responsa acesso: 15/05/2020. TCE https://www.tce.rjgov acesso: 20/01/2020. 103 Tribuna Livre https://www.googleo.com/amp/s/tribunalivrejornal.com.br/juventudecampanha- paraty/amp/ acesso: 15/05/2020. Tribuna Livre https://www.google.com/amp/tribunalivre.com.br/setembro-amarelo-paratycoordenadoria/ amp/ acesso: 15/05/2020. Tribuna de Minas. https://tribunademinas.com.br/noticias/cidade/19-05-2016/agressao-expoesituacao- de-jovens-que-vivem-em-abrigos.html acesso:17/04/2021. Vai Paraty Notícias https://www.googleo.com/amp/s/vaiparaty.com.br/prefeito-vidal-mandaesclarecimento- sobre-esgoto-enviado-a-praia-grande/amp acesso: 03/01/2021. Vai Paraty Notícias https://www.google.com/amp/s/vaiparaty.com.br/materia-no-jornal-elpais- fala-sobre-o-condominio-laranjeiras-e-sua-praia-exclusiva-para-bilionarios/amp/ acesso: 22/04/2020 22:10:25; Documentário: Documentário produzido por jovens moradores da periferia de Paraty https://youtu.be/acqj57huTM Rede social Facebook: Caiçara morador de Trindade https://www.facebook.com/DaviTrindade acesso: 06/06/2020. Movimento Ocupa Paraty Ocupa https://m.facebook.com/ocupaparaty/ acesso: 06/06/2020. Secretaria de Cultura de Paraty https://www.facebook.com/CulturaParaty/ acesso: 03/03/2019. Secretaria de Educação de Paraty https://www.facebook.com/secretariaeducacaoparaty/ acesso: 07/06/2020.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/72516/2021%20-%20Ana%20Paula%20Serpa%20Corr%c3%aaa.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6415
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-03-13T14:06:50Z No. of bitstreams: 1 2021 - Ana Paula Serpa Corrêa.pdf: 4059933 bytes, checksum: 830d6a214b5ab6036979d3ae2213d3d7 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2023-03-13T14:06:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Ana Paula Serpa Corrêa.pdf: 4059933 bytes, checksum: 830d6a214b5ab6036979d3ae2213d3d7 (MD5) Previous issue date: 2021-04-19eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Ana Paula Serpa Corrêa.pdf2021 - Ana Paula Serpa Corrêa3.96 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.