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Tipo do documento: Dissertação
Title: Inserção dos Institutos Federais e o desenvolvimento local: um estudo de caso em Laranjal do Jarí – AP
Other Titles: Insertion of the Federal Institute and the developments local: a study of case in Laranjal do Jari-AP
Authors: Moura, Emanuel Alves de
Orientador(a): Santos, Gabriel de Araújo
Primeiro membro da banca: Santos, Gabriel de Araújo
Segundo membro da banca: Sanchez, Sandra Barros
Terceiro membro da banca: Macêdo, Rose Meire Penha Revorêdo
Keywords: Inserção;Institutos Federais;Desenvolvimento local;Insertion;Institute Federal;Development local
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 15-Sep-2010
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MOURA, Emanuel Alves de. Inserção dos Institutos Federais e o desenvolvimento local: Um estudo de caso em Laranjal do Jarí - AP. 2010. 51 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2010.
Abstract: Esta dissertação trata da importância da inserção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amapá, Campus Laranjal do Jari, utilizando a metodologia sugerida no Projeto de Estudo/Pesquisa para a Inserção dos Institutos Federais no Desenvolvimento Local. Nessa perspectiva, foi formulado o seguinte problema: “Como a inserção do Instituto Federal do Amapá contribuirá para o desenvolvimento do município de Laranjal do Jari?”. Foram realizadas consultas a documentos, leis e decretos relacionados ao tema, levantamento bibliográfico relativos à caracterização regional, coletadas informações acerca da participação da população em audiência pública e considerados os resultados das entrevistas realizadas com formadores de opinião do município. Os resultados apontaram para a indicação de cursos técnicos relacionados ao extrativismo de produtos florestais, como a castanha-do-brasil. Outra indicação diz respeito aos cursos técnicos voltados ao meio ambiente, com o objetivo de colaborar para a reversão do principal problema ambiental do município, a poluição do rio. Recomendam-se ações ao dirigente do Instituto Federal do Amapá, no Campus Laranjal do Jari, como a elaboração de projetos ambientais pelo IFAP, durante o processo de formação dos alunos e a antecipação do Curso Técnico em Floresta e do Curso Superior em Gestão Ambiental oferecidos pelo IFAP, devido solicitação dos segmentos investigados
Abstract: This dissertation examines the importance of insertion Federal Institute of Education, Science and Technology of Amapá, Campus Laranjal do Jari, using the methodology presented in the Project Study for the insertion of the Federal Institutes in Local Development. In this perspective, the following problem was formulated: “How the insertion of the Federal Institute of the Amapá will contribute for the development of the city of Laranjal do Jari?”. For in such a way, the documents, laws and decrees related to the subject, bibliographical survey relative to the regional characterization had been carried through consultations, collected informations concerning the participation of the population in audience and considered the results of the interviews carried with opinion leaders of the city. Results showed an indication of technical courses related to the extraction of forest products, such as the Brazil nut. Another indication with respect to technical courses to directed the environment, with the objective to contribute to the reversal of the main environmental problem of the city, the river pollution. Actions are recommended to the head of the Federal Institute of Amapá, on the Campus Laranjal do Jari, as the development of environmental projects by IFAP, during the training of students and the anticipation of the Technical Course in Forest and High Course in Environmental Management offered by IFAP, which had request by the segments investigated
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12590
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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