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dc.contributor.authorSantos, Bárbara Pereira Carmona dos
dc.date.accessioned2023-12-22T02:12:53Z-
dc.date.available2023-12-22T02:12:53Z-
dc.date.issued2018-02-22
dc.identifier.citationSantos, Bárbara Pereira Carmona dos. Relações entre formação e mundo do trabalho: uma análise da percepção dos egressos do curso técnico em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará campus Conceição do Araguaia. 2018. [43 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12594-
dc.description.abstract‘Educação para o trabalho’ é uma expressão recorrente em todas as legislações brasileiras que tratam do tema. Por esse motivo, sempre esteve presente nas discussões entre seus estudiosos e conta com extensa produção. Na maior parte dela, encontra-se a crítica à dicotomia entre a educação voltada para os filhos das famílias ‘abastadas’ e para os filhos dos trabalhadores, além do indicativo das consequências que esse tipo de educação gera e gerou em nossa sociedade. A presente pesquisa se propôs a identificar a percepção que os egressos do curso técnico em Agropecuária formados pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA campus Conceição do Araguaia apresentam acerca da formação ao longo do curso, bem como a aplicação desta no mundo do trabalho. Com isso, objetivou-se averiguar, dentro do universo de egressos que esse curso já formou, os que permanecem no mundo do trabalho da área de formação, bem como sua leitura sobre a aplicabilidade do que estudaram durante o curso em suas atividades profissionais cotidianas. A fim de alcançar esse objetivo, a metodologia de campo proposta foi dividida em duas etapas. A primeira delas foi censitária com 51 egressos, dos quais 31 foram efetivamente localizados. A eles, foi aplicado um questionário com perguntas fechadas e uma questão final condicionante para continuar a participar, que tratava da atuação no mundo do trabalho na área de formação. Os cinco egressos que responderam positivamente a essa questão foram convidados a participar de uma entrevista semiestruturada sobre o tema da pesquisa propriamente dito. Desses, apenas quatro entrevistas foram de fato consideradas. Como o estudo foi realizado sob a orientação do Paradigma Indiciário, as conclusões basearam-se não apenas nas respostas dos questionários e entrevistas, como também nos indícios observados em campo durante o processo de coleta dos dados. Uma das principais conclusões da pesquisa é que o curso não está, até o momento e por motivos diversos, alcançando o público-alvo de formação na área, que são os trabalhadores rurais da região. Além disso, concluiu-se que os egressos que de fato atuam na área após o período de formação avaliam que os conhecimentos construídos durante o curso deram a base para sua atuação profissional e são sua principal ferramenta de trabalho.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e Trabalhopor
dc.subjectMundo do Trabalhopor
dc.subjectTécnico em Agropecuáriapor
dc.subjectEducation and Work..eng
dc.subjectWorld of Workeng
dc.subjectTechnician in Agricultureeng
dc.titleRelações entre formação e mundo do trabalho: uma análise da percepção dos egressos do curso técnico em agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará campus Conceição do Araguaiapor
dc.title.alternativeRelationship between training and the world of work: an analysis of the graduates of the technical course in agriculture of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará campus Conceição do Araguaiaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOther‘Education for work' is a recurring expression in all brazilian legislations dealing with the subject. For this reason, it has always been present in the discussions among scholars, and it counts on extensive production. In most of its part lies the critique of the dichotomy between education directed to the children of 'affluent' families and the workers' children, as well as signs of the consequences that this kind of education has produced in our society. Considering this, this study aimed to identify, inside the universe of graduates of the technical course in agriculture of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará, Conceição do Araguaia campus, the ones that remain in the world of work of the training area as well as the application of what they learned in the course during their everyday professional activities. In order to achieve this goal, the proposed field methodology was divided in two parts, the first one by census with 51 graduates, of whom 31 were effectively located. For those, a questionnaire with closed questions was applied, with a final question conditioning to continue participating, that dealt with the acting in the world of work in the training area. The five graduates who positively answered to this question were invited to participate in a semistructured interview about the research topic itself. From those, only four interviews were actually considered. As the study was held under the guidance of Evidential Paradigm, the conclusions were based not only on the answers of the questionnaires and interviews, but also on the evidences observed in field during the process of data collection. One of the main conclusions of the research is that the course is not, at present and for diverse reasons, reaching the target group of training in the area: the agricultural workers in the region. Furthermore, it was concluded that the graduates who actually work in the area after the training period evaluate that the knowledge built during the course provided them the basis for their professional performance and are their main work tool.eng
dc.contributor.advisor1Cupolillo, Amparo Villa
dc.contributor.advisor1ID790.646.397-87por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5482837394103537por
dc.contributor.referee1Jardim, Elizabete Cristina Ribeiro da Silva
dc.contributor.referee2Oliveira, Lia Maria Teixeira de
dc.creator.ID713.459.902-27por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4801681723894627por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAUDRIN, J.M. Os sertanejos que eu conheci. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio, 1963. BORGES, Lívia de Oliveira. As concepções do trabalho: um estudo de análise de conteúdo de dois periódicos de circulação nacional. Rev. Adm. Contemp. Vol. 3 nº3. Curitiba 1999. BRASIL. Decreto 9.614; Dispõe sobre as disposições transitórias para execução da Lei Orgânica do Ensino Agrícola; de 20 de agosto de 1946. ________. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Cidades. 2017. Disponível em: <https://cidades.ibge.gov.br>. Acesso em: 13 out. 2017. _______.Lei nº 9.394. 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. _____. MEC/Coagri. Atuação da Coagri para o desenvolvimento de ensino no setor primário da economia. Brasília, Mimeo, 1979. _____. MEC/Coagri.Lema do ensino agrícola. DF, 1985. HARVEU, David. A condição pós-moderna. 4ºed, Edições Loyola. 1998. FEITOSA, André Elias Fidelis. Os (re)arranjos do ensino técnico agrícola no Brasil. Tese de doutorado. Instituto de Educação da Universidade Federal Fluminense UFF, Niterói, 2012. _______. As mudanças estruturais do capitalismo rural e suas implicações na formação de técnicos em agropecuária: a extinção da COAGRI/MEC. Revista Trabalho Necessário, V.5, n.5, 2007. FRIGOTTO, Gaudêncio. A PRODUTIVIDADE DA ESCOLA IMPRODUTIVA: Um (re)exame das relações entre educação e estrutura econômico-social capitalista. 3ª ed. São Paulo, Cortez: autores associados, 1989. FURTADO, Celso. Introdução ao desenvolvimento: enfoque histórico-estrutural. 3. ed. revista pelo autor. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 2000. KOLLER, Cláudio; SOBRAL, Francisco. A construção da identidade nas escolas agrotécnicas federais: a trajetória da COAGRI ao CONEAF. In: MOLL, Jaqueline (et al.). Educação profissional e tecnológica no Brasil contemporâneo: desafios, tensões e possibilidades. Artmed, Porto Alegre, 2010. LAUDARES e QUARESMA. A pedagogia da escola do trabalho e a formação integral do trabalhador. v. 88, n. 220 (2007). LUZ, Isaú Coelho. Rastros e pegadas. 3ª edição. Goiânia: Kelps, 2011. MARTINS, José de Souza. O cativeiro da terra. 4º ed. Editora Hucitec. São Paulo, 1990. MAZZALI, Leonel. O processo recente de reorganização agroindustrial: do complexo à organização “em rede”. Editora UNESP, São Paulo, 2000. MENDONÇA, Sonia Regina. A dupla dicotomia do ensino agrícola no Brasil (1930-1960). Estud.soc.agric., Rio de Janeiro, vol. 14, no. 1, 2006: 88-113. 35 PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Revista de administração de empresas. Vol 13, nº 4. Rio de Janeiro. 1973. PIMENTEL, Elisabete. SUJEITOS LEITORES, SUJEITOS AUTORES: indícios de histórias de leituras na produção de textos escolares. 1998. Dissertação (Mestrado em linguística) – Universidade Estadual de Campinas, São Paulo 1998. POLANYI, Karl. A grande transformação: as origens da nossa época. 2. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2000. RAMOS, Marise N. Possibilidades e Desafios na Organização do Currículo Integrado. In: In: RAMOS, Marise N. (Org.) ; FRIGOTTO, Gaudêncio (Org.); CIAVATTA, Maria (Org.) Ensino Médio Integrado: Concepção e Contradições. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2008. RIBEIRO, Maria Luísa Santos. História da educação brasileira: a organização escolar. 18. ed. rev. e ampl. São Paulo: Autores Associados, 2003. ROTTA e REIS. Revista textos e contextos. Porto Alegre. V6 N2 P314-334. Jul/Dez 2007. SADER, Regina. Espaço e Luta no Bico do Papagaio. 1986. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo 1998. SANTOS, Aparecida de Fátima Tiradentes dos. Teoria do Capital Intelectual e Teoria do Capital Humano: Estado, Capital e Trabalho na política educacional em dois momentos do processo de acumulação. GT: Trabalho e Educação, 27ª Reunião Anual da ANPED, Caxambu, 2004. SIQUEIRA, Ângela Carvalho de. Propostas, Conteúdos e Metodologias do Ensino Agrotécnico: Que Interesses Articulam e Reforçam?. Dissertação de Mestrado – Educação– UFF, Niterói, 1987. SOBRAL, Francisco Montório. Retrospectiva histórica do ensino agrícola no Brasil. In: Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. V. 2, n. 2, nov. 2009. Brasília: MEC, SETEC, 2009. SOUZA, Nali de Jesus de. Desenvolvimento econômico. São Paulo: Atlas, 1993, 420 p. TEIXEIRA, Elenaldo Celso. O papel das políticas públicas no desenvolvimento local e na transformação da realidade. Revista O Papel das Políticas Públicas, V.20, n.2, 2002. TERENCE, Marcelo Fernando. Avanços e limites da reforma agrária no sul do Pará: Um estudo a partir do projeto de assentamento Canarana. 2013. Tese (Doutorado em Geografia Humana) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo 2013. TORRAS, M. La participación de los pueblos en su desarrollo. Barcelona: Intermón, 1995.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
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