Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12596
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNegrão, Giovana Parente
dc.date.accessioned2023-12-22T02:12:58Z-
dc.date.available2023-12-22T02:12:58Z-
dc.date.issued2017-08-03
dc.identifier.citationNegrão, Giovana Parente. Políticas Públicas de Educação Inclusiva: desafios da formação docente para o atendimento educacional especializado (AEE) na rede municipal de ensino de Abaetetuba/Pá. 2017. [145 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica - RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12596-
dc.description.abstractEste estudo elegeu como objeto as Políticas Públicas de Educação Inclusiva e os desafios da formação docente para o atendimento educacional especializado (AEE).Teve como objetivo principal caracterizar a implementação da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino em Abaetetuba/PA, que se desdobrou em: identificar e analisar os dispositivos legais referentes a modalidade de educação especial construídos no âmbito da rede municipal de ensino do município de Abaetetuba; identificar as ações de educação inclusiva implementadas na referida rede de ensino a partir dos dispositivos constituídos e analisar a formação inicial e continuada dos professores lotados nas Salas de Recursos Multifuncionais (SRM), bem como os reflexos desta formação no Atendimento Educacional Especializado (AEE) dos estudantes público-alvo da Educação Especial. A metodologia fundamenta-se na abordagem qualitativa, envolvendo pesquisa bibliográfica e de campo. A coleta de dados contou com levantamentos estatísticos na rede de ensino, incluindo pesquisa de documentos oficiais; aplicação de questionário a trinta e quatro docentes lotados em Sala de Recursos Multifuncionais das escolas da rede de ensino e entrevista semiestruturada a Coordenação do Setor de Educação Especial e a três Professores que atuam no AEE em realidades educacionais distintas (cidade, Ilhas e Estradas/Ramais). Para a análise dos dados adotou-se a metodologia de Análise de Conteúdo de Franco (2012), que permite considerar o material coletado, contextualizando-o. Destaca-se neste estudo o referencial teórico de autores como: Freire (1986), Mantoan (2006), Prieto (2006), Silva (2008), Tardif (2014), Baptista (2011), Oliveira (2002), Damasceno (2010), Ferreira (2003), entre outros autores e documentos oficiais sobre a temática. Percebe-se que a rede municipal de ensino em Abaetetuba vem gradativamente estruturando a construção de políticas públicas de educação especial voltada para a perspectiva inclusiva. Verificou-se que, embora ocorram ações formativas para os docentes da educação especial, estas ocorrem de forma esporádica, aligeirada e transitam na superficialidade; estas ações não se traduzem em uma política efetiva bem definida de formação e não são suficientes para atender as necessidades de formação dos profissionais frente as demandas amplas de sua atuação e os atuais desafios do trabalho pedagógico, no atendimento educacional especializado. Conclui-se, destacando a importância de políticas públicas direcionadas para a educação inclusiva, bem como políticas de formação continuada para a concretização e consolidação da inclusão.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolíticas Públicaspor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectEducação Especial e AEEpor
dc.subjectPublic Policieseng
dc.subjectInclusioneng
dc.subjectSpecial Education and ESAeng
dc.titlePolíticas Públicas de Educação Inclusiva: desafios da formação docente para o atendimento educacional especializado (AEE) na rede municipal de ensino de Abaetetuba/Pápor
dc.title.alternativeInclusive Education Public Policies: challenges of teacher education for the specialized educational service (AEE) in the municipal teaching network of Abaetetuba/Páeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study chose as object the Public Policies of Inclusive Education and the challenges of teacher education for the specialized educational service (ESA). Its main objective was to characterize the implementation of the National Policy of Special Education in the perspective of Inclusive Education in the Municipal Network of Education in Abaetetuba / PA, which was developed to: identify and analyze the legal provisions regarding the special education modality built within the municipal education network of the municipality of Abaetetuba; To identify the actions of inclusive education implemented in said network of education from the constituted devices and to analyze the initial and continued formation of full-time teachers in the Multifunctional Resource Rooms (SRM), as well as the reflections of this training in the Specialized Educational Assistance (AEE) of Special education public school students. The methodology is based on the qualitative approach, involving bibliographical and field research. Data collection included statistical surveys of the education network, including the search for official documents; Application of a questionnaire to thirty-four teachers filled in the Multifunctional Resource Room of the schools of the education network and semi-structured interview the Coordination of the Sector of Special Education and to three Teachers who work in the EEE in distinct educational realities (city, Islands and Roads /). For the analysis of the data the Franco Content Analysis methodology (2012) was adopted, which allows to consider the material collected, contextualizing it. In this study the theoretical reference of authors such as Freire (1986), Mantoan (2006), Prieto (2006), Silva (2008), Tardif (2014), Baptista (2011), Oliveira (2002), Damasceno), Ferreira (2003), among other authors and official documents on the subject. It can be seen that the municipal education network in Abaetetuba is gradually structuring the construction of public policies of special education focused on the inclusive perspective. It was verified that although there are formative actions for the teachers of the special education, these occur sporadically, light and transit in the superficiality, these actions do not translate into a well defined effective policy of formation and are not enough to attend the training needs Of the professionals facing the broad demands of their performance and the current challenges of the pedagogical work, in the specialized educational service. It is concluded, emphasizing the importance of public policies directed towards inclusive education, as well as policies of continuous formation for the concretization and consolidation of inclusion.eng
dc.contributor.advisor1Damasceno, Allan Rocha
dc.contributor.advisor1ID074158237-61por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0177717397152120por
dc.contributor.referee1Gonçalves, Sílvia Maria Melo
dc.contributor.referee2Rocha, Fátima Niemeyer da
dc.creator.ID329747362-20por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6716921355558793por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesABAETETUBA. Lei Orgânica do Município de Abaetetuba. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 1999. ____________. Regimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de Ensino Regimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de Ensino Regimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de EnsinoRegimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de Ensino Regimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de Ensino Regimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de EnsinoRegimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de Ensino Regimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de EnsinoRegimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de Ensino Regimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de EnsinoRegimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de EnsinoRegimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de EnsinoRegimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de Ensino Regimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de EnsinoRegimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de Ensino Regimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de Ensino Regimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de EnsinoRegimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de EnsinoRegimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de EnsinoRegimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de EnsinoRegimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de EnsinoRegimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de EnsinoRegimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de Ensino Regimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de Ensino Regimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de EnsinoRegimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de EnsinoRegimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de EnsinoRegimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de EnsinoRegimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de EnsinoRegimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de EnsinoRegimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de Ensino Regimento Unificado das Escolas da Rede Municipal de Ensino. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008.Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008.Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008.Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008.Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008.Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008.Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008.Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008.Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008.Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. Abaetetuba, PA: Secretaria Municipal de Educação e Cultura Desporto 2008. ____________. Lei municipal nº274 de 09/06/2009. Cria a função de professor tradutor de LIBRAS. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2009. ____________. Lei municipal nº 302 de 15/12/2010. Institui o “dia da pessoa com deficiência” e dá outras providências. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2010. ____________. Lei municipal nº 351/2012. Institui o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência dá outras providências. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2012. ____________. Plano Municipal de Educação. ____________. Plano Municipal de Educação.____________. Plano Municipal de Educação. ____________. Plano Municipal de Educação. ____________. Plano Municipal de Educação.____________. Plano Municipal de Educação.____________. Plano Municipal de Educação.____________. Plano Municipal de Educação. ____________. Plano Municipal de Educação. ____________. Plano Municipal de Educação.____________. Plano Municipal de Educação.____________. Plano Municipal de Educação.____________. Plano Municipal de Educação.____________. Plano Municipal de Educação.____________. Plano Municipal de Educação.____________. Plano Municipal de Educação.____________. Plano Municipal de Educação. ____________. Plano Municipal de Educação. Secretaria Municipal de EdSecretaria Municipal de EdSecretaria Municipal de EdSecretaria Municipal de Ed Secretaria Municipal de Ed Secretaria Municipal de Ed Secretaria Municipal de EdSecretaria Municipal de Ed Secretaria Municipal de EdSecretaria Municipal de Ed Secretaria Municipal de Ed Secretaria Municipal de EdSecretaria Municipal de Ed ucação e Cultura ucação e Cultura ucação e Cultura ucação e Cultura ucação e Cultura ucação e Cultura ucação e Cultura ucação e Cultura ucação e Cultura ucação e Cultura ucação e Cultura ucação e Cultura e Desporto de Abaetetuba. PA, 2012.e Desporto de Abaetetuba. PA, 2012. e Desporto de Abaetetuba. PA, 2012. e Desporto de Abaetetuba. PA, 2012.e Desporto de Abaetetuba. PA, 2012. e Desporto de Abaetetuba. PA, 2012.e Desporto de Abaetetuba. PA, 2012.e Desporto de Abaetetuba. PA, 2012. e Desporto de Abaetetuba. PA, 2012.e Desporto de Abaetetuba. PA, 2012. e Desporto de Abaetetuba. PA, 2012. ____________. Projeto Político Pedagógico da EI3. Projeto Político Pedagógico da EI3. Projeto Político Pedagógico da EI3.Projeto Político Pedagógico da EI3. Projeto Político Pedagógico da EI3.Projeto Político Pedagógico da EI3. Projeto Político Pedagógico da EI3. Projeto Político Pedagógico da EI3. Projeto Político Pedagógico da EI3. Projeto Político Pedagógico da EI3.Projeto Político Pedagógico da EI3. Projeto Político Pedagógico da EI3.Projeto Político Pedagógico da EI3. Projeto Político Pedagógico da EI3.Projeto Político Pedagógico da EI3. Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2012.Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2012. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2012. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2012.Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2012. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2012. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2012. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2012.Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2012. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2012.Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2012.Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2012. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2012. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2012. ____________. Projeto Político Pedagógico da EER2. Projeto Político Pedagógico da EER2. Projeto Político Pedagógico da EER2.Projeto Político Pedagógico da EER2. Projeto Político Pedagógico da EER2.Projeto Político Pedagógico da EER2. Projeto Político Pedagógico da EER2. Projeto Político Pedagógico da EER2. Projeto Político Pedagógico da EER2. Projeto Político Pedagógico da EER2.Projeto Político Pedagógico da EER2. Projeto Político Pedagógico da EER2.Projeto Político Pedagógico da EER2. Projeto Político Pedagógico da EER2.Projeto Político Pedagógico da EER2.Projeto Político Pedagógico da EER2. Secretaria Municipal dSecretaria Municipal dSecretaria Municipal dSecretaria Municipal d Secretaria Municipal d Secretaria Municipal d Secretaria Municipal d Secretaria Municipal dSecretaria Municipal d Secretaria Municipal de Educação e e Educação e Educação e Educação e Educação e Educação e Educação e Educação e Educação Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2013. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2013. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2013. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2013. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2013. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2013. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2013. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2013. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2013. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2013. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2013. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2013. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2013. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2013. ____________. Plano Plurianual.Plano Plurianual. Plano Plurianual. Plano Plurianual.Plano Plurianual. Plano Plurianual.Plano Plurianual. Plano Plurianual.Plano Plurianual. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2013.Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2013. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2013. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2013. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2013. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2013.Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2013. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2013. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2013. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2013. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2013.Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2013.Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2013. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2013. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2013. ____________. Lei municipal nº383 de 26/12/2013. Dispõe sobre o Plano Plurianual do Município de Abaetetuba. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2013. ____________. Lei municipal nº 401 de 07/07/2014. Dispõe sobre a obrigatoriedade de Intérprete em Libras nos eventos públicos realizados no município de Abaetetuba. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2014. ____________. Lei municipal nº 408/2014, de 03/11/2014. Institui a semana municipal de conscientização e apoio aos surdos e deficientes auditivos no âmbito do município de Abaetetuba. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2014. ____________. Lei n° 454 /2015 de 21 dezembro de 2015. Institui o fundo municipal dos direitos da pessoa com deficiência-CMDPA. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2015. ___________. Plano de GovernoPlano de Governo Plano de Governo Plano de GovernoPlano de GovernoPlano de GovernoPlano de Governo Plano de GovernoPlano de GovernoPlano de Governo. Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2016. . Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2016. . Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2016. . Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2016. . Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2016. . Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2016. . Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2016. . Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2016. . Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2016. . Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2016. . Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2016. . Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2016. . Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2016. . Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2016. . Prefeitura Municipal de Abaetetuba. PA, 2016. ____________. Projeto Político Projeto Político Projeto Político Projeto Político Projeto Político Projeto Político Projeto Político Projeto Político Pedagógico da ES1. Pedagógico da ES1.Pedagógico da ES1. Pedagógico da ES1.Pedagógico da ES1.Pedagógico da ES1.Pedagógico da ES1.Pedagógico da ES1.Pedagógico da ES1. Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2016. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2016. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2016. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2016. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2016. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2016. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2016. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2016. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2016. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2016. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2016. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2016. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2016. Cultura e Desporto de Abaetetuba.PA, 2016. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. 132 ____________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 1994. ____________. Lei 9394/Diretrizes e Bases da Educação NacionalLei 9394/Diretrizes e Bases da Educação NacionalLei 9394/Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9394/Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9394/Diretrizes e Bases da Educação NacionalLei 9394/Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9394/Diretrizes e Bases da Educação NacionalLei 9394/Diretrizes e Bases da Educação NacionalLei 9394/Diretrizes e Bases da Educação NacionalLei 9394/Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9394/Diretrizes e Bases da Educação NacionalLei 9394/Diretrizes e Bases da Educação NacionalLei 9394/Diretrizes e Bases da Educação NacionalLei 9394/Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9394/Diretrizes e Bases da Educação NacionalLei 9394/Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9394/Diretrizes e Bases da Educação NacionalLei 9394/Diretrizes e Bases da Educação NacionalLei 9394/Diretrizes e Bases da Educação NacionalLei 9394/Diretrizes e Bases da Educação NacionalLei 9394/Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9394/Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9394/Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9394/Diretrizes e Bases da Educação Nacional Lei 9394/Diretrizes e Bases da Educação Nacional . Ministério da Educação . Ministério da Educação . Ministério da Educação . Ministério da Educação . Ministério da Educação . Ministério da Educação . Ministério da Educação . Ministério da Educação . Ministério da Educação . Ministério da Educação . Ministério da Educação . Ministério da Educação . Ministério da Educação Brasília, 1996.Brasília, 1996. Brasília, 1996. Brasília, 1996. ____________. Resolução nº 02. Institui as Diretrizes Nacionais da Educação Especial na Educação Básica, Ministério da Educação/ SEESP, Brasília, 11 de setembro de 2001. ____________. Decreto nº 3.956, de oito de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Guatemala: 2001. ____________. Ministério da Educação. Lei n.º 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF, 2001. ____________. Ministério da Educação. Portaria nº 2.678 de setembro de 2002. Aprova o projeto da Grafia Braille para a Língua Portuguesa e recomenda o seu uso em todo o território nacional. Brasília, DF, 2002. ____________. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. Lei Nº. 10. 436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e dá outras providências. Brasília, DF, 2002. ____________. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Especial. A Fundamentação Filosófica. Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade. Brasília: MEC/SEESP, 2004. ____________. Decreto 5.296 de 2 de dezembro de 2004. Presidência da República. Casa Civil, Brasília, DF, 2004. ____________. Decreto 5.626 de 22 de dezembro de 2005. Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, 2005. ____________. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.º 1, de 15 de maio de 2006. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, Licenciatura. Brasília, DF, 2006. ____________. Decreto 6.253, de 13 de novembro de 2007. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB. Regulamenta a Lei n.º 11. 494, de 20 de junho de 2007, e dá outras providências. Presidência da República. Casa Civil, Brasília, DF, 2007. ____________. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008. ____________. Decreto n.º 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto n.º 6.253, de 13 de novembro de 2007. Diário Oficial da União. Brasília, Presidência da República, Casa Civil, Subchefia para Assuntos Jurídicos, Brasília, DF, 2008. 133 ____________. Decreto 6.949 de 25 de agosto de 2009. Presidência da República. Casa Civil, Brasília, DF, 2009. ____________. Resolução n.º 4, de 2 de outubro de 2009. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Brasília, DF, 2009. ____________. Nota Técnica nº 15, de 02 de julho de 2010. Orientações sobre Atendimento Educacional Especializado na Rede Privada. Brasília: MEC/ CGPEE/GAB/2010. ____________. Nota Técnica nº. 11, de 07 de maio de 2010. Orientações para a Institucionalização na Escola, da Oferta do Atendimento Educacional Especializado – AEE em Salas de Recursos Multifuncionais. Brasília: MEC/SEESP/GAB/2010. ____________. Decreto nº. 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, revoga o Decreto 6.571 de 17 de setembro de 2008. Diário Oficial da União. Brasília, 2011. ____________. Resolução CNE/CP nº01 de 30 de maio. Estabelece as Diretrizes Nacionais para Educação em Direitos Humanos Brasília: 2012. ____________. Nota Técnica nº 28, de 21 de março. Uso do Sistema de FM na Escolarização de Estudantes com Deficiência Auditiva. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2013. ____________. Nota Técnica nº 20, 10 de maio. Orientação à atuação dos Centros de AEE, na perspectiva da educação inclusiva. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2013. ____________. Nota Técnica nº 23, 10 de janeiro de 2014. Orientação quanto a documentos comprobatórios de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no Censo Escolar. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2013. ____________. Nota Técnica nº 29, 14 de abril de 2014. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE Termo de Referência para aquisição de brinquedos e mobiliários acessíveis. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2013. ____________. Nota Técnica nº 24, 21 de março de 2013. Orientação aos Sistemas de Ensino para a implementação da Lei nº 12.764/2012. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2013. ____________. Referenciais de acessibilidade na Educação Superior e a avaliação in loco do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) - parte I – avaliação de cursos de graduação. Brasília: 2013. ____________. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Brasília: MEC, 2014. ____________. Ministério da Educação. Principais Indicadores da Educação de Pessoas com Deficiência- Censo Escolar. Brasília: MEC/INEP2014. ____________. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Brasília, DF, 2015. 134 ____________. Nota Técnica nº 20, 18 de março de 2015. Orientações aos sistemas de ensino visando ao cumprimento do artigo 7° da Lei n° 12.764/2012 regulamentada pelo Decreto n° 8368/2014. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2015. ____________. Portaria nº243, 15 de abril de 2016. Brasília: MEC / SECADI / DPEE/2016. BAPTISTA, Claudio Roberto; JESUS, Denise Meyrelles de (Org.). Avanços em Políticas de Inclusão: o contexto da educação especial no Brasil e em outros países. 2. ed. Porto Alegre: Editora Medição, 2011. ____________. Cláudio Roberto. Escolarização e deficiência: configurações nas políticas de inclusão escolar / Claudio Roberto Baptista (organizador). – São Carlos: Marquezine & Manzini: ABPEE, 2015. CAIADO, kátia Regina; CAMPOS; Juliane Aparecida; VOLARONGA, Carla Ariela. Estudo Exploratório sobre o perfil, a formação e as condições de trabalho do professor. (Org.) Professores e Educação Especial: formação em foco. Porto Alegre: Mediação, 2011. CANDAU, Vera Maria Ferrão; MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa. Educação Escolar e Cultura (s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação, Brasil, v. -, n.n.23, p. 156-168, 2003. CAPUTO, Maria Elisa e GUIMARÃES, Marli. Educação Inclusiva. Rio de Janeiro, R.J.: DP&A Editora, 2003. CARDOSO, Orlando; MONTEIRO, Walbert. Abaetetuba. Terra dos homens valentes. Revista ver-o-Pará. Ano X – Nº 23 – Março, 2002. Belém: ver Editora, 2002. CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa Qualitativa em Ciências Humanas e Sociais. Petrópolis: Vozes, 2010. COSTA, Marisa Vorraber; (Re) pensando uma educação para todos na Era das Relações. In: CAPUTO, Maria Elisa e GUIMARÃES, Marli. (Org.) Educação Inclusiva. Rio de Janeiro, R.J.: DP&A Editora, 2003. DAMASCENO, Allan Rocha Educação Inclusiva e organização da escola: Projeto pedagógico na perspectiva da Teoria Crítica. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal Fluminense, 2010. DUARTE, R. Entrevistas em pesquisas qualitativas. Educar em Revista, Curitiba, v.24, 2004. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. 35ª ed. São Paulo: Paz e Terra,1996. ____________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. FRANCO, Maria Laura P. B. Análise de conteúdo. Brasília: Liber Livro, 2012 GATTI, Bernadete Angelina. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Brasília: Plano Editora, 2002. 135 GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4.ed. São Paulo: Atlas, 2002. LOUREIRO. João de Jesus Paes. Cultura Amazônica: uma poética do imaginário. Belém: Cejup, 1995. LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas São Paulo: EPU, 1986. MACHADO, Jorge. Terras de Abaetetuba. Belém: CEJUP, 1986. MANTOAN, Maria Tereza Égler. Inclusão escolar: o que? Porque? Como fazer? São Paulo: Moderna, 2003. ____________. M.T.E. Caminhos Pedagógicos da Inclusão. São Paulo, Memnon Edições Científicas, 2001. ____________. Rosângela Gavioli; ARANTES, Valéria Amorim (Org.) Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006. ____________. Maria Tereza Égler. Inclusão escolar: caminhos, descaminhos, desafios perspectivas. (Org.) O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis, RJ: Rio de Janeiro: Vozes, 2008. ____________. Maria Teresa Eglér; SANTOS, Maria Terezinha Teixeira dos. Atendimento educacional especializado: políticas públicas e gestão nos municípios. 1.ed. São Paulo: Moderna, 2010. MARCONNI, Marina Andrade. LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia Científica. 7ªed.São Paulo: Atlas,2003. MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2003. MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio da pesquisa social. In: DESLANDES, Sueli Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 27. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. ____________. Maria Cecília de Souza. Trabalho de Campo: contexto de observação, interação e descoberta. In: DESLANDES, Sueli Ferreira; GOMES, Romeu; MINAYO, Maria Cecília de Souza. (Org.). Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 27. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno. Saberes, imaginários e representações na educação especial: a problemática ética da “diferença” e da exclusão social. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004. ____________. Ivanilde Apoluceno de; SANTOS, Tânia Regina Lobato dos (Org.). Política de Educação Inclusiva e Formação de Professores no Município de Ananindeua-Pará. Belém: CCSE/UEPA, 2007. 136 ____________. Luíza de Fátima Medeiros. Formação Docente na escola inclusiva: diálogo como fio torcedor. Porto Alegre, RS: Mediação, 2009. ____________. Ivanilde Apoluceno de. Cadernos de Atividades Pedagógicas em Educação Popular: políticas de educação inclusiva em municípios da Amazônia paraense. / Ivanilde Apoluceno de Oliveira (Org.). Belém: EDUEPA, 2011 PIRRENOUD, Philippe. A Prática Reflexiva no Ofício de Professor. Profissionalização e Razão pedagógica. Artmed. Porto Alegre.2002. PRIETO, Rosângela Gavioli. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. In: MANTOAN, Maria Teresa Eglér, ARANTES, Valéria Amorim (Org.) Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006. ____________. Rosângela Gavioli et al. Atendimento Escolar de Alunos com Necessidades Educacionais Especiais: análise das ações dos Centros de Formação e Acompanhamento à Inclusão (Cefai). Feusp/Fapesp, jul. 2010. SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. 36. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2003. SANTOS, M. T. da C. T. dos. Inclusão escolar: desafios e perspectivas. In: MANTOAN, M. T. E. (Org.). O desafio das diferenças nas escolas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008. SKLIAR, Carlos. Uma perspectiva sócio histórica sobre a psicologia e educação dos surdos. (Org.) Educação & Exclusão: abordagens sócio antropológicas em educação especial.2ª ed. Porto Alegre: Mediação, 1997. TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 16ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. UNESCO. Declaração de Salamanca e Enquadramento da Ação na área das necessidades educativas especiais. Conferência Mundial sobre Necessidades Educativas Especiais: acesso e qualidade. Salamanca, Espanha, 1994 UNESCO. Declaração Mundial de Educação para Todos. Jomtien, Tailândia, 1990.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64463/2017%20-%20Giovana%20Parente%20Negr%c3%a3o.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4491
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2021-03-30T23:12:10Z No. of bitstreams: 1 2017 - Giovana Parente Negrão.pdf: 2216852 bytes, checksum: 08434d2b2e07be5665d986dd17851b33 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-03-30T23:12:10Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Giovana Parente Negrão.pdf: 2216852 bytes, checksum: 08434d2b2e07be5665d986dd17851b33 (MD5) Previous issue date: 2017-08-03eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Giovana Parente Negrão.pdf2017 - Giovana Parente Negrão2.16 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.