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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12600
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O programa institucional de bolsa de iniciação à docência e a formação dos licenciandos de física da UFRPE: um estudo de caso |
Other Titles: | The institutional teaching initiation scholarship program and the training of undergraduate physics students at UFRPE: a case study |
Authors: | Santos Filho, José Guilherme |
Orientador(a): | Sanchez, Liliane Barreira |
Primeiro membro da banca: | Sanchez, Liliane Barreira |
Segundo membro da banca: | Silva, Wanderley da |
Terceiro membro da banca: | Leite Filho, Aristeo Gonçalves |
Keywords: | PIBID-Física-UFRPE;formação inicial docente;identidade profissional;PIBID-physics-UFRPE;initial teaching training;professional identity |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 9-Dec-2015 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | SANTOS FILHO, José Guilherme. O programa institucional de bolsa de iniciação à docência e a formação dos licenciandos de física da UFRPE: um estudo de caso. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2015. |
Abstract: | Este trabalho tem o objetivo de identificar as possíveis contribuições sobre a formação inicial docente de futuros professores a partir de experiências vivenciadas pela prática docente dos bolsistas atuais e egressos do curso de Licenciatura em Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) em uma escola pública parceira do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). As falas dos futuros professores (bolsistas) foram investigadas através de questionários, bem como as perspectivas dos professores supervisores e coordenador de área de física do PIBID sobre o processo de formação docente dos licenciandos foram analisadas a partir de entrevistas, levando-se em conta a baixa atratividade pela carreira docente, o déficit atual de professores de física e que os professores formadores (supervisores, coordenadores, orientadores) exercem influência sobre suas identidades profissionais e consequente decisão para assumir a carreira de professor. A pesquisa foi desenvolvida com uma abordagem qualitativa e as fontes de informações foram os documentos oficiais do PIBIB (Edital MEC/CAPES/FNDE, regulamento do PIBID-MEC, projeto Institucional-UFRPE, Subprojetos do PIBID-Física/UFRPE, relatório de atividades parciais do PIBID de 2013 e 2014), em que constam todas as atividades desenvolvidas e resultados alcançados. Para interpretar as entrevistas e questionários fizemos uma análise crítico-filosófica travando diálogo com os autores considerados, aproximando os sentidos produzidos pelos sujeitos da pesquisa, ao mesmo tempo em que confrontamos essas falas com as informações constantes dos relatórios de atividades parciais do PIBID/UFRPE de 2013 e 2014. Foi possível identificar que o PIBID – UFRPE, o PIBID-Física-UFRPE e os Subprojetos de Física estão em consonância com o que preconiza a Diretoria de Educação Básica-CAPES-MEC em seus objetivos, mais especificamente, no que tange à valorização da profissão docente, na medida em que oportuniza os estudantes de todas as licenciaturas da UFRPE a ingressarem no programa desde o inicio do curso; Constatamos que o PIBID, sendo hoje o programa do governo federal de maior abrangência existente na UFRPE (14 licenciaturas), tem ofertado o atendimento a uma maior demanda de futuros professores para a Educação Básica; é um programa que viabiliza a formação didática e orienta e fortalece a prática docente, oportuniza a participação com apresentação de trabalhos científicos em congressos; promove a aproximação da universidade com a escola e proporciona aos bolsistas de Iniciação à docência um efetivo aprendizado nas relações didático-pedagógicas com os alunos e professores. Além disso, o PIBID tem sido uma forte política educacional de incentivo à permanência dos estudantes de licenciatura nos cursos e tem estimulado o processo identitário dos futuros docentes e o processo de formação continuada dos professores envolvidos. Estes elementos de identificação foram discutidos principalmente sob as bases teóricas de Mauríce Tardif. |
Abstract: | The objective of this work is to identify the possible contributions to the initial teaching training of future teachers who are actual or former scholarship students in the Institutional program for Scholarships in Teaching Initiation (“Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência”, PIBID) of the Teaching Certificate Degree in physics of the Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), based on their experiences in the program at a participating public high school. The reports of the future teachers (scholarship students) were investigated using questionnaires, and the perspectives of the supervising high school teachers and the PIBID physics Coordinator about the educational process of the teaching degree students were analyzed based on interviews, considering the low attractiveness of the teaching career, the actual deficit of physics teachers and that orienting teachers (supervisors, coordinators and tutors) exert influence over their professional identities and consequent decision to enter teaching as a career. The research was developed with a qualitative approach, and the sources of information were official documents of PIBID (call for projects MEC/CAPES/FNDE, regulations of PIBID-MEC, the UFRPE institutional project, UFRPE-physics subprojects, PIBID partial activities reports from 2013 and 2014), in which all of the developed activities and obtained results are reported. To interpret the interviews and questionnaires, we made a critical-philosophical analysis exchanging dialog with the considered authors, approximating the directions produced by the subjects of the research, while confronting the reports with the information found in the PIBID partial activities reports from 2013 and 2014. It was possible to identify that PIBID-UFRPE, PIBIDphysics- UFRPE and the physics subprojects are in consonance with the recommendations of the Basic Education Directorate of CAPES-MEC in its objectives, more specifically, in terms of the valorization of the teaching career, considering that the program gives the opportunity to participate to all teaching degree students of the UFRPE from the beginning of their coursework. We discovered that PIBID, today the program of the federal government with the widest breadth at the UFRPE (14 teaching certificate courses), has offered to address a larger demand for future basic education teachers, is a program which permits didactic training and orients and strengthens the teaching practice, gives the opportunity to participate in conferences with presentations of scientific works, promotes approximation between the university and the school and provides the teaching initiation scholarship students with an effective learning experience in didactic-pedagogic relations between students and teachers. In addition, PIBID has been a strong educational policy for giving incentive to teaching certificate students to remain in their courses and has stimulated the identity process of future teachers and the continuing education of the professors envolved. These elements of identity were discussed principally using the theoretical foundations of Maurice Tardif |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12600 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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