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Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação do campo no Instituto Federal do Pará/Tucuruí: currículo e educação para as relações etnicorraciais
Other Titles: Field education at the Federal Institute of Pará/Tucuruí: curriculum and education for ethnicoracial relations
Authors: Silva, Analielle de Araújo
Orientador(a): Ramos, José Ricardo da Silva
Primeiro membro da banca: Ramos, José Ricardo da Silva
Segundo membro da banca: Pereira, Amauri Mendes
Terceiro membro da banca: Nascimento, Alexandre do
Keywords: Educação do Campo;Relações Etnicorraciais;Currículo;Field Education;Ethnic Relations;Curriculum
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 26-Jul-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: SILVA, Analielle de Araújo. Educação do campo no Instituto Federal do Pará/Tucuruí: currículo e educação para as relações etnicorraciais. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.
Abstract: Esta pesquisa foi realizada no estado do Pará - especificamente, nos Municípios que compõem a Região do entorno do Lago de Tucuruí, no Estado do Pará. Ela tratou de olhar o vínculo das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Etnicorraciais com as matérias escolares da Educação do Campo, de forma a compreender a prática pedagógica desenvolvida no processo de escolarização da história e da cultura africana dos egressos do PROCAMPO - Programa de Licenciatura em Educação do Campo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - Campus Tucuruí, que participaram da investigação. O objetivo central foi analisar a prática docente desses egressos, à luz da Lei 10.639/03 e como o uso da referida Lei é abordada no âmbito do ensino-aprendizagem da Educação para Relações Etnicorraciais na escola. A metodologia utilizada baseou-se em análise documental, pesquisa de campo com elaboração de perguntas semiestruturadas, o que permitiu um estudo descritivo, para melhor avaliação dos dados, em que os principais interlocutores que respaldaram este trabalho foram Arroyo (2011), Caldart (2004), Munanga (2006) e Sacristán (1998), os quais são referências nos estudos sobre Educação do Campo, Relações Etnicorraciais e Currículo. Os resultados evidenciaram que ainda há a necessidade de estudos sistêmicos na área em foco, além de rever o incipiente recurso com orientações normativas da Lei 10.639/2003 destinando aos estudos e aplicabilidade da Educação para Relações Etnicorraciais no entorno do Lago Tucuruí. Diante de tais fatos, pode-se inferir que trabalhar na Educação do Campo exige perpassar por diversos processos organizacionais de fóruns de Diversidade Étnico-racial, os quais devem ser capazes de ofertar condições teórico-metodológicas com parâmetros articulados com a Lei 10.639/2003, para uma atuação crítica nas comunidades do campo, no ensejo de investir em ações de formação continuada dos professores, na região do entorno do Lago de Tucuruí-PA.
Abstract: This research was carried out without the state of Pará - Specifically, in the Municipalities that compose the Region around the Lake of Tucuruí, in the State of Pará. She attempted to look at the linkage of the National Curriculum Guidelines for Ethnic Social Education as school subjects in Field Education, in order to understand the pedagogical practice developed in the process of schooling of African history and culture of graduates of PROCAMPO - Undergraduate Program in Field Education of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará - Campus Tucuruí, who participated in the research. The central objective was to analyze the teaching practice of these graduates, in light of Law 10.639 / 03 and how the use of the mentioned Law is approached in the scope of teaching-learning of Education for Ethnic Affairs in school. The methodology used was based on documentary analysis, field research with elaboration of semi-structured questions, which allowed a descriptive study, to better evaluate the data, in which the main interlocutors who supported this work were Arroyo (2011), Caldart (2004), Munanga (2006) and Sacristán (1998), who are references in the studies on Field Education, Ethnic Relationships and Curriculum. The results showed that there is still a need for systemic studies in the focus area, In addition to reviewing the incipient resource with normative guidelines of Law 10.639 / 2003, aiming at the studies and applicability of the Education for Ethnic Relationships in the surroundings of Lake Tucuruí. Faced with such facts, it can be inferred that working in the Field Education requires going through various organizational processes of Ethnic-racial Diversity forums, which should be able to offer theoretical and methodological conditions with parameters articulated with Law 10.639 / 2003, for a critical performance in rural communities, in the opportunity of investing in actions of continuous training of teachers, In the region surrounding the Lake of Tucuruí-PA.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12602
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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