Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12605
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Da teoria à prática: um estudo sobre o projeto profissional Jovem da Escola Família Agrícola de Jaguaré-Espírito Santo |
Other Titles: | From theory to practice: a study on the young professional project of the Agricultural Family School in Jaguaré, Espírito Santo |
Authors: | Oliveira, Eric de |
Orientador(a): | Benevenuto, Monica Aparecida Del Rio |
Primeiro membro da banca: | Benevenuto, Mônica Aparecida Del Rio |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Lia Maria Teixeira de |
Terceiro membro da banca: | Frazão, Gabriel Almeida |
Keywords: | jovens rurais;Agricultura Familiar;Pedagogia da Alternância;rural youth;Family Agriculture;Alternation Pedagogy |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 26-Oct-2018 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citation: | OLIVEIRA, Eric de. Da teoria à prática: um estudo sobre o projeto profissional jovem da escola família agrícola de Jaguaré-Espírito Santo. 2018. 86 f.. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018. |
Abstract: | Nesta dissertação de mestrado buscamos verificar a eficiência da aplicação do Projeto Profissional Jovem na vida laborativa dos estudantes que concluíram o curso Técnico em Agropecuária na Escola Família Agrícola de Jaguaré. Como recorte temporal, selecionamos o período compreendido entre os anos de 2011 e 2016 onde investigamos os egressos da escola nesse intervalo, mediante a participação livre e voluntária dos mesmos enquanto sujeitos dessa análise. A instituição escolar está inserida territorialmente no espaço físico de uma municipalidade que tem sua base econômica assentada na agricultura familiar: Jaguaré, município localizado na Macrorregião Norte do Estado do Espírito Santo. Procuramos especificamente compreender se esses egressos colocaram em prática o Projeto Profissional Jovem em suas propriedades buscando autonomia profissional e verificar a permanência ou não no campo, bem como a continuidade dos mesmos nos estudos. Baseamos nos pressupostos de autores que discutem a Pedagogia da Alternância as Escolas Famílias do ES, a juventude rural a agricultura familiar e a relação teoria/prática. A metodologia consistiu na aplicação de questionários semiestruturados e entrevistas junto aos egressos e ao corpo docente por meio de reuniões e rodas de conversa com os mesmos, na efetuação de levantamento e realização de visitas nas propriedades dos egressos. Os resultados revelaram que os egressos colocaram em prática o Projeto Profissional, havendo também os que apresentaram dificuldades na execução do mesmo. Verificamos jovens que deram continuidade dos estudos e permanência no campo, mantendo-se economicamente por meio de atividades agropecuárias com a família e outros jovens pluriativos. Constamos, nesse contexto, que a Pedagogia da Alternância tem se destacado no desenvolvimento da formação integral dos jovens rurais que vivenciaram essa pedagogia |
Abstract: | In this master's dissertation we tried to verify the efficiency of the application of the Young Professional Project in the work life of the students who concluded the Technical course in Farming in the School Family Agricultural of Jaguaré. As a temporal cut, we selected the period from 2011 to 2016, where we investigated the school's graduates in that interval, through their free and voluntary participation as subjects of this analysis. The school institution is inserted territorially in the physical space of a municipality that has its economic base based on family agriculture: Jaguaré, a municipality located in the Northern Macroregion of the State of Espírito Santo. We specifically sought to understand if these graduates put into practice the Young Professional Project in their properties seeking professional autonomy and verify the permanence or not in the field, as well as the continuity of the same in the studies. We base the assumptions of authors who discuss the Alternation Pedagogy of ES Family Schools, rural youth to family agriculture and the relation theory / practice. The methodology consisted in the application of semistructured questionnaires and interviews with the graduates and the faculty through meetings and conversation, in the collection and conducting of visits in the properties of the graduates. The results revealed the graduates who put the Professional Project into practice, and those who presented difficulties in the execution of the Project. We verified young people who gave continuity of studies and stay in the field, maintaining themselves economically through agricultural activities with the family and other young people. In this context, we note that the Pedagogy of Alternation has stood out in the development of the integral formation of rural young people who have experienced this pedagogy |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12605 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018 - Eric de Oliveira.pdf | Eric de Oliveira | 3.78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.