Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12612
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Buenos Aires, Wenderson | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:13:33Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:13:33Z | - |
dc.date.issued | 2018-11-13 | |
dc.identifier.citation | BUENOS AIRES, Wenderson. Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de alunos do ensino médio técnico do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Arraial do Cabo. 2018. 69 f.. Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12612 | - |
dc.description.abstract | A tecnologia avança rapidamente e isso é uma realidade irrefutável. A forma como o ser humano interage com essa tecnologia também é rápida. Embora não seja tão perceptível, podemos enumerar diversas ações que, até bem pouco tempo, eram feitas de uma maneira e que, hoje, são feitas de maneira totalmente distinta, como comprar, votar ou até mesmo estudar. Este trabalho de pesquisa apresenta uma análise da utilização das tecnologias digitais no campo da educação. O contexto inclui turmas do ensino Médio Técnico em informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Arraial do Cabo. Além de um levantamento bibliográfico, a pesquisa foi realizada junto a professores e estudantes da escola supracitada, afim de que suas opiniões e percepções fossem a matéria prima desta dissertação de mestrado. As informações foram organizadas e, por meio deste trabalho, é apresentado um recorte bibliográfico acerca do processo de identificação do sujeito baseado na obra do psicanalista inglês Donnald Winnicott, e algumas relações dessa identificação com o ambiente proporcionado pelo uso das tecnologias. Uma apresentação das tecnologias digitais disponíveis para a educação, em contraponto ao que se tem disponível na escola estudada, também foi alvo dessa pesquisa afim de que se entenda que tecnologias são essas a que este trabalho faz referência. Por fim, ao avaliar os discursos de professores e estudantes foi possível apontar importantes percepções de como a utilização destas tecnologias podem contribuir para que o aluno se sinta em um ambiente comprometido com a emancipação e a criação e não com a repetição ou mero adestramento. | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | educação | por |
dc.subject | identidade | por |
dc.subject | tecnologias | por |
dc.subject | Winnicott | por |
dc.subject | education | eng |
dc.subject | identity | eng |
dc.subject | technologies | eng |
dc.subject | Winnicott | eng |
dc.title | Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de alunos do ensino médio técnico do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Arraial do Cabo | por |
dc.title.alternative | Use of information and communication technologies in the teaching of technical high school students of the Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Arraial do Cabo | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The technology advances rapidly and this is an irrefutable reality. The way human beings interact with this technology is also fast. Although it is not so noticeable, we can enumerate several actions that, until very recently, were done in a way and that, today, are done in a totally different way, like buying, voting or even even studying. This work presents an analysis of the use of digital technologies in the field of education. The context includes TI technical high school groups in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro, Arraial do Cabo Campus. In addition to a bibliographical survey, the research was carried out with teachers and students of the above mentioned school, so that their opinions and perceptions were the raw material of this dissertation. The information was organized and, through this work, it is presented a bibliographic clipping about the process of identification of the subject based on the work of the English psychoanalyst Donnald Winnicott, and some relations of this identification with the environment provided by the use of the technologies. A presentation of digital technologies available for education, as a counterpoint to what is available at the school studied, was also the subject of this research in order to understand which technologies are the ones that this work refers to. Finally, when evaluating teachers' and students' discourses, it was possible to point out important perceptions of how the use of these technologies can contribute to the student feel he is in an environment committed to emancipation and creation and not to repetition or mere training. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Wanderley da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1894566485754183 | por |
dc.contributor.referee1 | Silva, Wanderley da | |
dc.contributor.referee2 | Bahia, Bruno Cardoso de Menezes | |
dc.contributor.referee3 | Santana, Leila Navarro de | |
dc.creator.ID | 07911790795 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6774764349222157 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | 5. REFERÊNCIAS BAUER, M, W.; GASKELL, G. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. 5. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. BOGDAN, R.; BIKLEN, S.K. Qualitative Research for Education. Boston, Allyn and Bacon, inc., 1982. BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista. Avaliação e Dinamização de um Portal Educacional de WebQuests em Língua Portuguesa. Tese de Doutoramento em Ciências da Educação, Área de Conhecimento em Tecnologia Educativa. Universidade do Minho, 2011. BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO Clara Pereira. A Educação a Distância para a Formação ao Longo da Vida na Sociedade do Conhecimento. Barca, A., Peralbo, M., Porto, A., Duarte da Silva, B. e Almeida, L. (Eds.). Libro de Actas do Congresso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxía. A.Coruña/Universidade da Coruña: Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación. 2007. Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/ 1822/7056/1/EAD.pdf. Acesso em: 18/11/2011. BOTTENTUIT JUNIOR, João Batista; COUTINHO, Clara Pereira; ALEXANDRE, Dulclerci Sternadt. M-learning e Webquests: as novas tecnologias como recurso pedagógico. Proceedings of 8th International Symposium on Computers in Education (SIIE 2006). Vol 2, (pp. 346-353). León: Servicio de Imprenta de la Universidad de León. BOTTENTUIT JUNIOR, João B.; Do Computador ao Tablet: Vantagens Pedagógicas na Utilização de Dispositivos Móveis na Educação. Revista Educaonline, V.6, N.1, Rio de Janeiro, 2012. CRARY, J. 24/7 – Capitalismo tardio e os fins do sono. São Paulo: Cosac Naify, 2014. CASTORIADIS, C. As Encruzilhadas do Labirinto II. Os Domínios do Homem Tradução por José Oscar de Almeida Marques. Rio, Paz e Terra, 1986. CASTORIADIS, C. Encruzilhadas do Labirinto IV. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002. CASTORIADIS, C. As encruzilhadas do labirinto V: feito e a ser feito. Tradução de Lílian do Valle. Rio de Janeiro: DP&A, 1999a. COUTINHO, Clara P.; BOTTENTUIT JUNIOR, João B. Blog e Wiki: Os Futuros Professores e as Ferramentas da Web 2.0 – SIEE, Braga, Portugal, 2010. COUTINHO, Clara P.; BOTTENTUIT JUNIOR, João B. Podcast: Uma Ferramenta Tecnológica para Auxílio ao Ensino de Deficientes Visuais – VIII Lusocon – Universidade Lusófona, Portugal, 2009. 63 D’AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 10ª ed, Campinas, SP: Papirus, 1996. DEMO, P. Fundamento sem Fundo. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, 2008. DUTRA, C. P.; MANZINI, E. J. Políticas públicas de inclusão e o papel da educação especial. Inclusão e Acessibilidade. Marília: ABPEE, 2006. ECHEVERRÍA, J. Educación y TIC: Del uno al uno al varios a varios. (2013). Vídeos de IBERTIC, 04 de setembro de 2013. Disponível em: <http://www.oei.es/noticias/spip.php?article12949>. Acesso em: 22 set. 2013. ECHEVERRÍA, J. Las TIC nos hacen emigrar a um nuevo espacio: el Tecer Entorno. (2013a). Entrevista ao Observatório Iberoamericano de Ciência, Tecnologia e Sociedade, 05 de outubro de 2013. Disponível em: <http://www.oei.es/divulgacioncientifica/?Javier-Echeverria-Las-TIC-nos>. Acesso em: 11.mar.2017. Estimativas da população para 1º de julho de 2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de agosto de 2008). Página visitada em 23 de abril de 2016. FINO, Carlos Nogueira. Um software educativo que suporte uma construção de conhecimento em interação. In Actas do 3º Simpósio de Investigação e desenvolvimento de software educativo, Évora: Universidade de Évora, (disponível em http://www.uma.pt/carlosfino/publicacoes/16.pdf), 1998. Acesso em 10 de Abril de 2012). KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: O novo ritmo da informação. Campinas, SP: Papirus, 2007. KIRNER, Cláudio; SISCOUTTO, Robson. Realidade Virtual e Aumenta. Conceitos Projetos e Aplicações. IX Simpósio de RV e RA. Petrópolis-RJ: SBC,2007. LÉVY, P. Cybercultura. Tradução: Carlos Irineu da Costa. São Paulo, SP: Editora 34, 1999. LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Tradução de Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. – (Coleção Trans). MARÇAL, Edgar; RIOS, Riverson; ANDRADE, Rossana. Aprendizagem utilizando Dispositivos Móveis com Sistemas de Realidade Virtual. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 3, n. 1, p. 1, 2005. MIRANDA, Leonardo C.; SAMPAIO, Fabio F.; BORGES, José Antônio S.; Robofácil: Especificação e implementação de um kit de robótica para a realidade educacional brasileira. Brazilian Journal of Computers in Education. V.18 Ed.3, Rio de Janeiro, 2011. NAFFAH, A. N. Winnicott – Uma psicanalise da experiência humana em seu devir próprio. Revista Natureza Humana. v7 n2. São Paula. 2015 64 PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais - Brasília, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro01.pdf> Acesso em: 30 de Julho de 2018. PONTE, J. P. Tecnologias de informação e comunicação na educação e na formação de professores: Que desafios? Revista Ibero-Americana de Educação, 2000. PORTAL G1 – 2018. Disponível em: < https://g1.globo.com/educacao/noticia/ 2018/07/31/ parlamento-frances-aprova-proibicao-dos-celulares-em-escolas-na franca.ghtml> Acesso em: 10 de setembro de 2018. PORVIR. Quais são os melhores Recursos Tecnológicos para Educação, Disponível em: <http://porvir.org/especiais/tecnologia/> Acesso em: 04.abr.2018. PINTO, Á. V. O conceito da tecnologia. Volume II. Rio de Janeiro: Contraponto Editora, 2ed., 2005. SILVA, W. A Educação a distância e a questão da singularidade, 2008. TEIXEIRA, Mariane Mendes. Touch screen; Brasil Escola. Disponível em <https://brasilescola.uol.com.br/fisica/touch-screen.htm>. Acesso em 03 de abril de 2018. VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica,2007. VIANA, A. M. Amorim. Software educativo, muito prazer! Recife, 2004. WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturação. Rio de Janeiro: Imago, 1965. WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1975. WINNICOTT, D. W. Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: F. Alves, 1988. WINNICOTT, D. W. Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago, 1990. WINNICOTT, D. W. Privação e delinquência. São Paulo: Martins Fontes, 2005. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/66629/2018%20-%20Wenderson%20Buenos%20Aires.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5010 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-09-09T12:33:37Z No. of bitstreams: 1 2018 - Wenderson Buenos Aires.pdf: 2723418 bytes, checksum: b2b3616ef2d8e8437700db826d4f4a13 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2021-09-09T12:33:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2018 - Wenderson Buenos Aires.pdf: 2723418 bytes, checksum: b2b3616ef2d8e8437700db826d4f4a13 (MD5) Previous issue date: 2018-11-13 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018 - Wenderson Buenos Aires.pdf | Wenderson Buenos Aires | 2.66 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.