Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12612
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de alunos do ensino médio técnico do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Arraial do Cabo |
Otros títulos: | Use of information and communication technologies in the teaching of technical high school students of the Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Arraial do Cabo |
Autor: | Buenos Aires, Wenderson |
Orientador(a): | Silva, Wanderley da |
Primeiro membro da banca: | Silva, Wanderley da |
Segundo membro da banca: | Bahia, Bruno Cardoso de Menezes |
Terceiro membro da banca: | Santana, Leila Navarro de |
Palabras clave: | educação;identidade;tecnologias;Winnicott;education;identity;technologies;Winnicott |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 13-nov-2018 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Agronomia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
Citación: | BUENOS AIRES, Wenderson. Uso de tecnologias de informação e comunicação no ensino de alunos do ensino médio técnico do Instituto Federal do Rio de Janeiro – Campus Arraial do Cabo. 2018. 69 f.. Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018. |
Resumen: | A tecnologia avança rapidamente e isso é uma realidade irrefutável. A forma como o ser humano interage com essa tecnologia também é rápida. Embora não seja tão perceptível, podemos enumerar diversas ações que, até bem pouco tempo, eram feitas de uma maneira e que, hoje, são feitas de maneira totalmente distinta, como comprar, votar ou até mesmo estudar. Este trabalho de pesquisa apresenta uma análise da utilização das tecnologias digitais no campo da educação. O contexto inclui turmas do ensino Médio Técnico em informática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Campus Arraial do Cabo. Além de um levantamento bibliográfico, a pesquisa foi realizada junto a professores e estudantes da escola supracitada, afim de que suas opiniões e percepções fossem a matéria prima desta dissertação de mestrado. As informações foram organizadas e, por meio deste trabalho, é apresentado um recorte bibliográfico acerca do processo de identificação do sujeito baseado na obra do psicanalista inglês Donnald Winnicott, e algumas relações dessa identificação com o ambiente proporcionado pelo uso das tecnologias. Uma apresentação das tecnologias digitais disponíveis para a educação, em contraponto ao que se tem disponível na escola estudada, também foi alvo dessa pesquisa afim de que se entenda que tecnologias são essas a que este trabalho faz referência. Por fim, ao avaliar os discursos de professores e estudantes foi possível apontar importantes percepções de como a utilização destas tecnologias podem contribuir para que o aluno se sinta em um ambiente comprometido com a emancipação e a criação e não com a repetição ou mero adestramento. |
Abstract: | The technology advances rapidly and this is an irrefutable reality. The way human beings interact with this technology is also fast. Although it is not so noticeable, we can enumerate several actions that, until very recently, were done in a way and that, today, are done in a totally different way, like buying, voting or even even studying. This work presents an analysis of the use of digital technologies in the field of education. The context includes TI technical high school groups in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio de Janeiro, Arraial do Cabo Campus. In addition to a bibliographical survey, the research was carried out with teachers and students of the above mentioned school, so that their opinions and perceptions were the raw material of this dissertation. The information was organized and, through this work, it is presented a bibliographic clipping about the process of identification of the subject based on the work of the English psychoanalyst Donnald Winnicott, and some relations of this identification with the environment provided by the use of the technologies. A presentation of digital technologies available for education, as a counterpoint to what is available at the school studied, was also the subject of this research in order to understand which technologies are the ones that this work refers to. Finally, when evaluating teachers' and students' discourses, it was possible to point out important perceptions of how the use of these technologies can contribute to the student feel he is in an environment committed to emancipation and creation and not to repetition or mere training. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12612 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação Agrícola |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018 - Wenderson Buenos Aires.pdf | Wenderson Buenos Aires | 2.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.