Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12613
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Risonete Santiago da
dc.date.accessioned2023-12-22T02:13:36Z-
dc.date.available2023-12-22T02:13:36Z-
dc.date.issued2016-11-28
dc.identifier.citationCOSTA, Risonete Santiago da. Educação Escolar Indígena em uma Escola do Oiapoque. 2016. 46 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12613-
dc.description.abstractEsta dissertação é um trabalho de pesquisa desenvolvida na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá, que faz parte da Terra Indígena Uaça, da etnia Karipuna, que está localizada na Aldeia Manga, Município de Oiapoque, Estado do Amapá. Esta pesquisa teve como objetivo principal relatar o processo histórico de construção da educação escolar indígena e suas implicações no processo educacional, onde tivemos a Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá, como escola lócus da pesquisa. Para tanto enfocamos como se deu historicamente o processo de ocupação territorial do Município de Oiapoque, cujo contexto de ocupação exerceu grande influência no processo histórico de construção sócio cultural da etnia Karipuna. Também investigamos os processos históricos de origem desta etnia, sua cultura, língua, organização socioeconômica e política. A partir destas constatações, verificamos como ocorreu o processo de escolarização dos indígenas desta etnia, a origem da aldeia Manga e a trajetória escolar nesta aldeia. Neste contexto enfocamos a historicidade da educação escolar em sua fase inicial e nos contextos das várias legislações que norteiam a educação escolar indígena, considerando a especificidade desta modalidade de educação, a formação de professores indígenas e não indígenas. Para as análises buscamos as entrevistas realizadas com os professores indígenas, lideranças e as propostas educacionais locais e nacionais. Todo este processo se deu inicialmente através de pesquisa etnográfica e posteriormente realizamos novas coletas de dados através de estudo de caso, onde foi possível realizar um estudo numa forma contextualizada de educação escolar indígena a partir da visão dos entrevistados.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultural Diversityeng
dc.subjectIndigenous School Educationeng
dc.subjectVillage Mangaeng
dc.subjectDiversidade Culturalpor
dc.subjectEducação Escolar Indígenapor
dc.subjectAldeia Mangapor
dc.titleEducação escolar indígena em uma escola do Oiapoquepor
dc.title.alternativeIndigenous school education in a school of Oiapoqueeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation is a research work at the public Indigenous School Jorge Iaparrá, which is part of the Indigenous Land Uaçá, Karipuna of ethnicity, which is located in the village of Manga, municipality of Oiapoque, State of Amapá. This research aimed to report the historical process of construction of the indigenous education and its implications in the educational process where we had the State Indigenous School Jorge Iaparrá as locus school research. Therefore we focus on how historically gave all territorial occupation process of the municipality of Oiapoque whose context occupation exerted great influence in the historical process of building cultural partner Karipuna ethnicity. We also investigated the historical processes of origin of ethnicity, culture, language, socio-economic and political organization. From these findings we see how was the process of education of the indigenous of this ethnic group, the origin of the village Manga and the whole school life in this village. In this context we focus all historicity of school education in its early stages and in the contexts of the various laws that guide the indigenous education considering the specificity of this type of education training of indigenous teachers and non-indigenous. For the analysis we carried out interviews with indigenous teachers, leaders and local and national educational proposals. This whole process was initially through ethnographic research and then carries out new data collection through case study. It was possible to carry out this study in a contextualized perception of indigenous education from the perception of interviewed people.eng
dc.contributor.advisor1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.advisor1ID549.417.927-34por
dc.contributor.referee1Mattos, José Roberto Linhares de
dc.contributor.referee2Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.referee3Damasceno, João Batista
dc.contributor.referee4Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.creator.ID508.691.322-53por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0597923532188453por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesAMAPÁ. Conselho Estadual de Educação. Resolução nº 068/02-CEE. _______. Secretaria de Estado da Educação. Portaria Nº 481/2009 – SEED. _______. Secretaria de Estado da Educação. Portaria Nº 966/1990 – SEED. _______. Projeto Político Pedagógico do Curso de Licenciatura Indígena. Macapá, UNIFAP, 2005. ANDRÉ. M.E.A. de. Etnografia na prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995. BARREIROS. J.P. Identidade, Território E Políticas Socioambientais: Estudo de Caso da Etnia Karipuna, Na Aldeia Manga, No Município Do Oiapoque/Amapá. Dissertação de Mestrado. UNIFAP, 2012. BRAGA, L.A. Território do Amapá. Rio de Janeiro: Ao livro técnico, Coleção Estados do Brasil, 1996. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal. 1988. _______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Darcy Ribeiro nº 9.394 de 1996. _______. Presidência da República/Casa Civil. Estatuto do Índio, Lei 6001. Brasília, 1973. _______. Decreto N° 291 de 29 de Outubro de 1991. Homologa a demarcação da área Indígena Uaça, no Estado do Amapá. _______. Ministério da Educação. Programa Parâmetros em Ação – Educação escolar Indígena. Brasília, 2002. _______. Referencial Curricular Nacional para as Escolas Indígenas/Ministério da Educação, Secretaria Educação Fundamental. –Brasília: MEC/SEF, 1998. BRAZÃO, E. A educação indígena da língua materna da etnia Karipuna do Município de Oiapoque-AP. Trabalho de Conclusão de Curso. UNIFAP,2008. D’AMBROSIO, U. Etnomatemática: elo entre as tradições e a modernidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2011. ESTEVES, A. A Ocupação da Amazônia. São Paulo. Coleção Primeiros Passos, editora Brasiliense, 1993.França. São Paulo: Ática, 1993. FARAGE N. As Muralhas dos sertões: os povos indígenas no Rio Branco e a colonização. In. Queiroz, J.M. de; COELHO, M.C. Amazônia Modernização e Conflito (Séculos XVIII e XIX). Universidade Federal do Amapá/Universidade Federal do Pará, 2001, ISBN: 85-7143-022-5. GALLOIS, D; GRUPIONE. D.F. Povos Indígenas no Amapá e Norte do Pará: quem são, onde vivem e o que pensam. Museu do Índio, 2009. GOMES. M.P. Os índios e o Brasil: passado, presente e futuro. São Paulo: Editora Contexto, 2012. LARAIA. R.B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2003. MEKSENAS, P. Pesquisa social e ação pedagógica: conceitos, métodos e práticas. São Paulo: Edições Loyola, 2002. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Editora Cortez, 6ª edição, 2002. ORLANDI, E. P. A Linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. São Paulo: Ed. Pontes, 2006. PICANÇO, E.V. Informações sobre a História do Amapá. Imprensa Oficial/Macapá, 1981. RICARDO, C.A (org.). Povos Indígenas no Brasil. São Paulo: CEDI, 1983. RUFFALDI, N; SPIRES, R. Os Povos indígenas no Pará e Amapá. Belém: CIMI, 2002. SANTOS. A. C. R. Geografia do Amapá: A (RE)Reprodução do Espaço Amapaense e seus contrastes. RVS Gráfica, 2005. TASSINARI, A.I. No bom da festa: O Processo de Construção Cultural das famílias Karipuna no Amapá. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo,2003.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/6606/2016%20-%20Risonete%20Santiago%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/15332/2016%20-%20Risonete%20Santiago%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/21634/2016%20-%20Risonete%20Santiago%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28018/2016%20-%20Risonete%20Santiago%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/34396/2016%20-%20Risonete%20Santiago%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/40784/2016%20-%20Risonete%20Santiago%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/47140/2016%20-%20Risonete%20Santiago%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/53562/2016%20-%20Risonete%20Santiago%20da%20Costa.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2161
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2017-11-08T17:34:37Z No. of bitstreams: 1 2016 - Risonete Santiago da Costa.pdf: 1066426 bytes, checksum: a38b5c0fbc944c547afcb0aeddac360a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-11-08T17:34:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2016 - Risonete Santiago da Costa.pdf: 1066426 bytes, checksum: a38b5c0fbc944c547afcb0aeddac360a (MD5) Previous issue date: 2016-11-28eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Risonete Santiago da Costa.pdfDocumento principal1.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.