Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12613
Tipo do documento: Dissertação
Title: Educação escolar indígena em uma escola do Oiapoque
Other Titles: Indigenous school education in a school of Oiapoque
Authors: Costa, Risonete Santiago da
Orientador(a): Mattos, José Roberto Linhares de
Primeiro membro da banca: Mattos, José Roberto Linhares de
Segundo membro da banca: Barbosa, Aline Mauricio
Terceiro membro da banca: Damasceno, João Batista
Quarto membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Keywords: Cultural Diversity;Indigenous School Education;Village Manga;Diversidade Cultural;Educação Escolar Indígena;Aldeia Manga
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Nov-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: COSTA, Risonete Santiago da. Educação Escolar Indígena em uma Escola do Oiapoque. 2016. 46 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2016
Abstract: Esta dissertação é um trabalho de pesquisa desenvolvida na Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá, que faz parte da Terra Indígena Uaça, da etnia Karipuna, que está localizada na Aldeia Manga, Município de Oiapoque, Estado do Amapá. Esta pesquisa teve como objetivo principal relatar o processo histórico de construção da educação escolar indígena e suas implicações no processo educacional, onde tivemos a Escola Indígena Estadual Jorge Iaparrá, como escola lócus da pesquisa. Para tanto enfocamos como se deu historicamente o processo de ocupação territorial do Município de Oiapoque, cujo contexto de ocupação exerceu grande influência no processo histórico de construção sócio cultural da etnia Karipuna. Também investigamos os processos históricos de origem desta etnia, sua cultura, língua, organização socioeconômica e política. A partir destas constatações, verificamos como ocorreu o processo de escolarização dos indígenas desta etnia, a origem da aldeia Manga e a trajetória escolar nesta aldeia. Neste contexto enfocamos a historicidade da educação escolar em sua fase inicial e nos contextos das várias legislações que norteiam a educação escolar indígena, considerando a especificidade desta modalidade de educação, a formação de professores indígenas e não indígenas. Para as análises buscamos as entrevistas realizadas com os professores indígenas, lideranças e as propostas educacionais locais e nacionais. Todo este processo se deu inicialmente através de pesquisa etnográfica e posteriormente realizamos novas coletas de dados através de estudo de caso, onde foi possível realizar um estudo numa forma contextualizada de educação escolar indígena a partir da visão dos entrevistados.
Abstract: This dissertation is a research work at the public Indigenous School Jorge Iaparrá, which is part of the Indigenous Land Uaçá, Karipuna of ethnicity, which is located in the village of Manga, municipality of Oiapoque, State of Amapá. This research aimed to report the historical process of construction of the indigenous education and its implications in the educational process where we had the State Indigenous School Jorge Iaparrá as locus school research. Therefore we focus on how historically gave all territorial occupation process of the municipality of Oiapoque whose context occupation exerted great influence in the historical process of building cultural partner Karipuna ethnicity. We also investigated the historical processes of origin of ethnicity, culture, language, socio-economic and political organization. From these findings we see how was the process of education of the indigenous of this ethnic group, the origin of the village Manga and the whole school life in this village. In this context we focus all historicity of school education in its early stages and in the contexts of the various laws that guide the indigenous education considering the specificity of this type of education training of indigenous teachers and non-indigenous. For the analysis we carried out interviews with indigenous teachers, leaders and local and national educational proposals. This whole process was initially through ethnographic research and then carries out new data collection through case study. It was possible to carry out this study in a contextualized perception of indigenous education from the perception of interviewed people.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12613
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016 - Risonete Santiago da Costa.pdfDocumento principal1.04 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.