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dc.contributor.authorCoutinho, William Jônatas Vidal
dc.date.accessioned2023-12-22T02:13:38Z-
dc.date.available2023-12-22T02:13:38Z-
dc.date.issued2018-12-13
dc.identifier.citationCOUTINHO, William Jônatas Vidal. Educação, identidades e culturas surdas no Instituto Federal de Roraima. 2018. 87 f.. Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12614-
dc.description.abstractTrabalhar a inclusão de pessoas surdas na escola meio a diferença linguística é uma questão atual. As estratégias educacionais a serem adotadas exigem que seja dada atenção às diferentes identidades surdas e suas especificidades que afetam as necessidades educacionais do aluno. A educação de surdos é afetada por múltiplos fatores como a organização do sistema educacional em que estão inseridos, a presença de profissionais trabalhando a educação em língua compreensível para o educando e a aceitação dessa língua pelo sujeito que constrói uma identidade e cultura em interação social. Esta pesquisa explana sobre culturas surdas, as diferentes identidades surdas e o processo de formação e transformação dessas identidades no contexto educacional a partir do estudo de arranjos discursivos de alguns casos específicos presentes na escolarização de surdos no Instituto Federal de Roraima. A abordagem qualitativa desta pesquisa fez uso de entrevista semiestruturada, depoimentos, análises das falas de todos os alunos surdos inseridos no Instituto Federal de Roraima e um diário de campo em que fizemos registros de entrevistas e observações do cotidiano escolar dos alunos surdos. Esses instrumentos abordaram as diferentes visões dos sujeitos surdos entrevistados sobre seu processo educacional dentro da escola. A análise corroborou para mostrar que os desafios da prática pedagógica com o público surdo podem ser minimizados ao olharmos para as diferenças entre eles buscando definir estratégias metodológicas particulares/inclusivas dentro da escola como um todo em que intérprete, professor e outros membros da comunidade escolar participam de um trabalho inclusivo e colaborativo. Assim, constatamos que o processo de formação de identidades e identificação cultural por meio das Libras e outros sinais específicos dos alunos surdos do Instituto Federal de Roraima, dentre outros espaços, é inerente a escola, espaço no qual os agentes escolares necessitam conhecer essas identidades e dar atenção às especificidades culturais do aluno surdo levando em conta que cada aluno surdo é únicopor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSurdospor
dc.subjectIdentidadespor
dc.subjectCulturaspor
dc.subjectDeafeng
dc.subjectIdentitieseng
dc.subjectCultureseng
dc.titleEducação, identidades e culturas surdas no Instituto Federal de Roraimapor
dc.title.alternativeEducation, identities, and deaf cultures in the Federal Institute of Roraimaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherWorking the inclusion of deaf people in school amid the linguistic differences is a current issue. The educational strategies to be adopted require that attention is given to the different deaf identities and their specificities that affect the student's educational needs. The education of the deaf is affected by multiple factors such as the organization of the educational system in which they are inserted, the presence of professionals working education in a language comprehensible to the learner and the acceptance of that language by the deaf, subject who constructs an identity and culture in social interaction. This article outlines deaf cultures, the different deaf identities and the process of constitution and transformation of these identities in the educational context from specific cases present in the schooling of deaf people in the Federal Institute of Roraima. The qualitative study made use of semi-structured interview, an analysis of what was said by deaf students in the Federal Institute of Roraima and a field diary where observation of deaf students were registered. The instruments also focused on different views of interviewed deaf subjects about their educational process in public education. The material in this research makes it clear that the challenges to an inclusive practice can be minimized when we look at the differences seeking to define methodological strategies of work and educational interaction. That work needs to be carried together by interpreter, teacher, school community and family members of the deaf. Thus, educational results are increased by taking into account the student's identity experience. The researcher's experience working in the classroom as a Libras (BSL) interpreter at the Federal Institute of Roraima was also taken into account in the considerations. We found that the process of formation of identities and cultural identification are also inherent in the school, among other spaces. Interpreter and teacher need to know these identities and pay attention to the cultural specifics of the deaf student in their daily practice thus taking into account the specificities of the studenteng
dc.contributor.advisor1Ramos, José Ricardo da Silva
dc.contributor.advisor1ID27556964765por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5133720913525187por
dc.contributor.referee1Ramos, Jose Ricardo da Silva
dc.contributor.referee2Oliveira, Marinalva Silva
dc.contributor.referee3Macedo, Lúcio Lugão de
dc.creator.ID04063844528por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2065919695393339por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesARAÚJO, A. J. M; CARDOZO, S. M. S. Linguagem e identidade surda: Representações e saberes na visão universitária. Algumas questões de linguagem em ensino, pesquisa e extensão/ organizadora, Déborah de B.A.P. Freitas – Boa Vista: Editora da UFRR, 2013. P. 87. BLACKBURN, J. Old man Goya. London: Vintage, 2003. BRAICK, Patrícia Ramos; Mota, Myriam Becho. História das cavernas ao terceiro milênio. 4. ed. - São Paulo: Moderna, 2016. BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm> Acesso em: 22 de dez. de 2017. ______. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Disponível em: <http://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1960-1969/lei-4024- 20-dezembro-1961-353722-publicacaooriginal-1-pl.html> Acesso em: 22 de dez. de 2017. ______. 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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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