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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12616
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Brito, Mônica do Nascimento | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T02:13:43Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T02:13:43Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-18 | |
dc.identifier.citation | BRITO, Mônica do Nascimento. Lugar de mulher é na pesca: o olhar de uma marisqueira em Farol de São Thomé, Campos dos Goytacazes, a partir do PEA Pescarte. 2019. 86 f.. Dissertação( Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2019. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12616 | - |
dc.description.abstract | Este estudo buscou compreender acerca da manutenção e ocupação das arenas de poder, que estão imbricadas na Gestão Ambiental Pública (GAP), tendo como princípio a Educação Ambiental Crítica, como instrumento do Licenciamento Ambiental Federal de petróleo e gás (P&G), que atende às comunidades de pesca tradicionais em condição de vulnerabilidade socioambiental. O objetivo geral da pesquisa foi a análise das transformações sociais ocorridas na vida de uma marisqueira, que participa, ativamente, das ações do Projeto de Educação Ambiental Pescarte, moradora da Vila dos Pescadores, comunidade pesqueira localizada em Farol de São Thomé, Campos dos Goytacazes (RJ). O estudo buscou investigar a trajetória de vida dessa marisqueira, a fim de buscar elementos que dialoguem com sua atuação no PEA Pescarte; compreender como a prática pedagógica do PEA Pescarte agregou novas ‘visões de mundo’ na vida da marisqueira; e ratificar a importância da participação dos sujeitos da ação educativa na transformação social dos/das pescadores/as na localidade investigada. No sentido de atender aos objetivos propostos, utilizou-se uma abordagem qualitativa e, dentre os procedimentos técnicos, destacaram-se a história de vida junto a uma pescadora e a observação participante de sua atuação nas ações pedagógicas desenvolvidas pelo PEA Pescarte. Os resultados apontam para uma transformação na vida da personagem-chave. A partir de sua trajetória de vida, observa-se, gradativamente, o aumento de sua participação e o engajamento na luta pela garantia dos direitos sociais para sua comunidade. A pesquisa revelou que, embora ocorra um processo de invisibilização das mulheres nos territórios da pesca, a personagem investigada tem assumido papel de destaque evidenciando-a como liderança local. De maneira geral, o estudo ressalta que a utilização de processos de educação ambiental de viés crítico foi importante para que essa mulher ocupasse um espaço social e político na pesca, que, historicamente, é dominado por homens ligados à captura do pescado | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação ambiental crítica | por |
dc.subject | Licenciamento ambiental | por |
dc.subject | Pesca artesanal | por |
dc.subject | Critical environmental education | eng |
dc.subject | Environmental licensing | eng |
dc.subject | Artisanal fishing | eng |
dc.title | Lugar de mulher é na pesca: o olhar de uma marisqueira em Farol de São Thomé, Campos dos Goytacazes, a partir do PEA Pescarte | por |
dc.title.alternative | Woman’s place is in fishing: the look of a seafood restaurant is Farol de São Thomé, Campos dos Goytacazes, from PEA Pescarte | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This study search to understand about the occupation of the public decision spaces and the maintenance of these participations, which are closely linked in Public Environmental Management, based on the Critical Environmental Education, as an instrument of the Federal oil and gas Environmental Licensing, which attend the traditional fishing communities found in social and environmental vulnerability. The general objective of the research was the analysis of the social transformations occurred in one fisherwoman life, which has assiduous participation in the Pescarte Environmental Education Project actions, who lives in Vila dos Pescadores, a fishing community located in Farol de São Thomé, Campos dos Goytacazes city, Rio de Janeiro. The study intend to investigate the life trajectory of this fisherwoman in order to search elements that coherent with its performance in Pescarte Environmental Education Project; understand how the Pescarte pedagogical practice has added new 'worldviews' in the target public life; ratify target public importance in the social transformation made possible by the Pescarte in the locality investigated. In order to correspond the proposed objectives, a qualitative approach was used and, among the technical procedures, the fisherwoman life story and a participant observation about her performance in the pedagogical actions developed by Pescarte Project were highlighted. The results point to a life transformation in character investigated. From her life trajectory, it is possible to consider the gradual participation increases and the engagement to struggle the guarantee and maintenance of social rights for the traditional community. The research revealed that although there is a process that corroborates to the fisherwoman invisibility in the fishing territories, the investigated character has assumed a prominent role highlighting her as local leadership. Overall, the study elucidate that the environmental critical education processes was important for this woman to occupy a social and political space in fishing, which, historically, is dominated by men linked to fish catch | eng |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Ana Maria Dantas | |
dc.contributor.advisor1ID | 12007889153 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3776117532043539 | por |
dc.contributor.referee1 | Soares, Ana Maria Dantas | |
dc.contributor.referee2 | Campos, Marilia Lopes de | |
dc.contributor.referee3 | Timoteo, Geraldo Marcio | |
dc.creator.ID | 09648389748 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1811135262578006 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Agronomia | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola | por |
dc.relation.references | ARNSTEI, S. R. Uma escada da participação cidadã. Revista da Associação Brasileira para o Fortalecimento da Participação – PARTICIPE, Porto Alegre/Santa Cruz do Sul, v. 2, n. 2, p. 4-13, jan. 2002. AVANZI, M. R. Ecopedagogia. In: LAYRARGUES, P. (org). Identidades da Educação Ambiental Brasileira. MMA: Brasília, 2004. BARBOSA, S. C. A. Participação social, conselhos de desenvolvimento. In: Formação Agroecológica para Jovens Cidadãos do Rio de Janeiro. Caderno Didático 1: Organização Social, Meio Ambiente e Processos Formativos. UFRRJ, 2018. BRASIL. Sistema Nacional de Unidades de Conservação. Disponível em: https://www.mma.gov.br/estruturas/sbf_corredores/_arquivos/snuc.pdf Acesso em: ago./2019 BRASIL. 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dc.subject.cnpq | Educação | por |
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