Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12620
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTeixeira, Sarah Elizabeth de Menezes
dc.date.accessioned2023-12-22T02:13:52Z-
dc.date.available2023-12-22T02:13:52Z-
dc.date.issued2017-12-04
dc.identifier.citationTeixeira, Sarah Elizabeth de Menezes. Interculturalidade na educação indígena: o caso do curso técnico integrado em agroecologia do Instituto Federal do Pará: do discurso à prática. 2017. [74 f.]. Dissertação( Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, [Seropédica-RJ] .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/12620-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo analisar o processo de construção do Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico Integrado em Agroecologia voltado aos povos indígenas do Instituto Federal do Pará a partir do princípio da interculturalidade. O marco teórico foi desenvolvido a partir de contribuições de autores na área da educação e da interculturalidade, abordando conceitos como Pedagogia da Alternância e Projeto Político Pedagógico. A abordagem da pesquisa foi qualitativa, utilizando recursos como a Pesquisa bibliográfica (CERVO, 1993) a Pesquisa documental (MENGA LUDKE e ANDRÉ, 1986) e a análise de questionários (GIL, 2008). Os resultados da pesquisa são apresentados através de citações diretas e indiretas dos docentes participantes da pesquisa, evidenciando suas trajetórias pedagógicas durante o curso e através de observações sobre a construção do Projeto Político Pedagógico, apoiadas na fundamentação legal e em autores que abordam as problemáticas da Educação Escolar Indígena e da Interculturalidade. Constatamos que houve um processo de construção coletiva do Projeto Político Pedagógico, o que favorece um ambiente intercultural, além de obervar que os docentes se apropriaram da terminologia da Interculturalidade, associando-a às suas atividades pedagógicas cotidianaspor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino médio integradopor
dc.subjectEducação escolar indígenapor
dc.subjectInterculturalidadepor
dc.subjectIntegrated high schooleng
dc.subjectIndigenous school educationeng
dc.subjectInterculturalityeng
dc.titleInterculturalidade na educação indígena: o caso do curso técnico integrado em agroecologia do Instituto Federal do Pará: do discurso à práticapor
dc.title.alternativeInterculturality in indigenous education: the case of the technical course integrated In agroecology of the Federal Institute of Pará: from speech to practicepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research aimed at analysing the construction of the Pedagogical Political Project of the Technical Course Integrated in Agroecology aimed at the indigenous people of the Federal Institute of Pará from the principle of interculturality. The theoretical background was developed in the area of education and interculturality. In order to contribute with the reasearch, we also refer to concepts related to the Pedagogy of Alternation and Pedagogical Political Project. The Research approach is qualitative, using instruments such as bibliographical Research (CERVO,1993), Documentary (MENGA LUDKE and ANDRÉ, 1986) and questionnaires analysis (GIL, 2008). The Research results are presented through direct and indirect quoting by the participating professors of the research, enabling us to see their pedagogical paths during the course and through observations over the construction of the Pedagogical Political Project, supported on legal reasoning and on authors that discuss the matter of Indigenous School Education and Interculturality. We found that there was a process of collective construction of the Political Pedagogical Project, which favors an intercultural environment, besides observing that the teachers have appropriated the terminology Interculturality, associating it with their daily pedagogical activitieseng
dc.contributor.advisor1Berenblum, Andrea Sonia
dc.contributor.advisor1ID07272727721por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4697912841146817por
dc.contributor.referee1Berenblum, Andrea Sonia
dc.contributor.referee2Silva, Simone Batista da
dc.contributor.referee3Santos, Roseli Bernardo Silva dos
dc.creator.ID68264160263por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1910611236218067por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Agronomiapor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Agrícolapor
dc.relation.referencesALBUQUERQUE, Marco Alexandre dos Santos; GRANDO, B. S. Apresentação. In: TASSINARI, A. M. I.; GRANDO, B. S.;ALBUQUERQUE, Marco Alexandre dos Santos(Org.).Educação indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização. Florianópolis: Editorial da UFSC, 2012.p. 7-15. ALMEIDA, Eliene Amorim de; DA SILVA, Rosa Helena. A Política de Educação Escolar Indígena na Década de 90. In: COLE – Congresso de Leitura do Brasil. Campinas: ALB/Unicamp, 2003 (mimeo). ARAÚJO, Sandra Regina Magalhães de. Contemporaneidade, pedagogia da alternância e desenvolvimento sustentável na educação do campo: tecendo diálogos. Educação e Ruralidades: Memórias e narrativas (auto) biográficas. EDUFBA, 2012. 463p. ARROYO, Miguel Gonzáles. “Educandos e educadores: seus Direitos e o Currículo”. In: BEUCHAMP, Jeanete; PAGEL, Sandra Denise; NASCIMENTO, Aricélia Ribeiro do. Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007. ARRUDA, Maria da Conceição Calmon. “Escolas Técnicas Federais: escolas de elites ou instituições que formam para o trabalho?” In: Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas, n.1, 2010. ________. A Reforma do ensino médio técnico: democratização ou cerceamento? Tese (doutorado em Educação Brasileira) – Departamento de Educação, Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. 185p. BANIWA, Gersem dos Santos Luciano. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje – Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006. BAUMAN, Z. Desafios educacionais da modernidade líquida. Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 148, p. 41-58. jan./mar. 2002. BERGAMASCHI, Maria Aparecida. DIAS, Fabiele Pacheco. Kãki Karan Fã: reflexões acerca da educação escolar indígena. In: CARNEIRO, Luiz Carlos da Cunha. PENNA, Rejane. SILVA, Gilberto Ferreira da. (organizadores). RS Índio: cartografias sobre a produção do conhecimento [recurso eletrônico]. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2009. BONIN, Tatiana Iara. Educação Escolar Indígena e docência: princípios e normas na legislação em vigor. Povos Indígenas & educação. Maria Aparecida Bergamaschi (org.) Porto alegre: Mediação, 2008. 160p. (Série Projetos e Práticas Pedagógicas). BORGES, L.F.F. Currículo, Cultura e docência: uma tríade integrada. In: GALVÃO, A.T. e SANTOS, G. L. (Org). Escola, currículo e cultura, ensino/aprendizagem, psicologia da educação, trabalho e movimentos sociais. Brasília, Líber Livro Editora, Anped, 2008. BRASIL. As leis e a educação escolar indígena. Parâmetros Curriculares em Ação de Educação Escolar Indígena/ Organização Luis Donizete Benzi Grupione. Brasília: MEC/SEF, 2001. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer n. 39 de 8 de dezembro de 2004. Aplicação do Decreto nº 5.154/2004 na Educação Profissional Técnica de nível médio e no Ensino Médio. Disponível em: <http://www.mec.gov.br>. Acesso em: 12/08/2016 ______. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Casa Civíl: Subchefia para Assuntos Jurídicos, 1988. ______. Decreto de nº 26 de 1991. Dispõe sobre a Educação Indígena no Brasil. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1971. _____. Decreto nº 2.208 de 17 de abril de 1997. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 42 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 18 abr. 1997, p. 7.760. ______. Decreto nº 4.876 de 12 de novembro de 2003. Dispõe sobre a análise, seleção e aprovação dos Projetos Inovadores de Cursos, financiamento e transferência de recursos, e concessão de bolsas de manutenção e de prêmios de que trata a Lei nº 10.558, de 13 de novembro de 2002, que instituiu o Programa Diversidade na Universidade. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 12 de novembro, de 2003b. 129 _____. Decreto nº 5.154 de 23 de julho de 2004. Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts.. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 26 jul. 2004, p. 18. _____. Decreto nº 6.095 de 24 julho de 2007. Estabelece diretrizes para o processo de integração de instituições federais de educação tecnológica, para fins de constituição dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia - IFET, no âmbito da Rede Federal de Educação Tecnológica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 2007. ______. Decreto nº 5.051 de 19 de Abril de 2004. Promulga a conversão nº 169 da OIT sobre Povos Indígenas e tribais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 19 de Abril de 2004. ______. Decreto nº 6.223 de 1968. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 1968. ______. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional na Reforma Agrária – PRONERA. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 04 de novembro de 2010. _____. Lei nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 23 dez. 1996, p. 27.833. ______. Lei de nº 10.558 de 13 de novembro de 2002. Cria o programa diversidade na Universidade. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 13 de novembro de 2002c. ______. Lei nº 10. 172 de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 09 de janeiro de 2001. ______. Lei nº 11.096 de 13 de Janeiro de 2003. Institui o Programa universidade para todos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 13 de Janeiro de 2003a. _______. Lei nº 11.769, de 18 de agosto de 2008. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação, para dispor sobre a obrigatoriedade do ensino de música na educação básica. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 18 de agosto de 2008b. _____. Lei nº 11.892 de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 30 dez. 2008. ______. Parâmetros curriculares nacionais: Arte / Secretaria de. Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1997. ______. Plano Nacional de Educação. MEC: Brasília, 2001. ______. Referencial curricular nacional para as escolas indígenas./Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. - Brasília: MEC/SEF, 1998. ______. Referencial para formação de professores indígenas/ Secretária de Educação Fundamental – Brasília: MEC; SEF, 2002a. ______. Resolução CNE/CEBnº 1, de 3 de abril de 2002. Institui Diretrizes Operacionais para a Educação Básicas nas Escolas do Campo. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 03 de abri de 2002b. ______. Resolução nº 03/99. Fixa Diretrizes nacionais para o funcionamento das escolas indígenas. MEC: Brasília, 1999. ______. Resolução nº 2, de 28 de abril de 2008. Estabelece diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de politicas públicas de atendimento da educação Básicas do Campo. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, DF, 28 de abril de 2008a. BROSTOLIN, M. El papel da educación en programas de desarrollo local en populacions indígenas. 2005. Tese de (Doutorado) - Universidade Complutense de Madri,,Espanha, 2005. _______________. “Estilos de ensinagem e aprendizagem na escola indígena Terena”. In: Revista Construção Psicopedagógica, v. 17, n. 14, p. 24-43, jun. 2009. CÂMARA JÚNIOR. J. Mattoso. Introdução às línguas indígenas brasileiras. 3. ed. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1979. CANCLINI, Néstor García. Culturas híbridas. Trad. Ana Regina Lessa e Heloísa Rezza Cintrão. São Paulo: EDUSP, 2008 CANDAU, Vera Maria. “Diferenças culturais, cotidiano escolar e práticas pedagógicas”. In: Revista Currículo sem Fronteiras, v.11, n.2, p.240-255, Jul/Dez, 2011. ______. “Direitos humanos, educação e interculturalidade: as tensões entre igualdade e diferença”. In: Revista Brasileira em Educação. V 13, nº 37, p.45-56, Jan/Abril. 2008. CIAVATTA, Maria. A formação integrada: a escola e o trabalho como lugares de memória e de identidade. In: FRIGOTTO, Gaudêncio; CIAVATTA, Maria; RAMOS, Marise (orgs.). Ensino médio integrado: concepção e contradições. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2010. COELHO, Mauro Cezar. As populações indígenas no livro didático, ou a construção de um a gente histórico ausente. Caxambu: 2007. Disponível em: <http://30reuniao.anped.org.br/ trabalhos/GT13-3000--Int.pdf>. Acesso em 11 de maio de 2014. CUNHA, Luiz Antônio. “O ensino industrial-manufatureiro no Brasil”. In: Revista Brasileira de Educação, n.14, maio/ago. 2000, p.89-107. __________________“O legado da ditadura para a educação brasileira”. In: Educação & Sociedade, Campinas, v. 35, n. 127, p. 357-377, abr./jun. 2014. _________________. O ensino profissional na irradiação do industrialismo. São Paulo: Editora da Unesp, 2005. __________________. Educação, Estado e democracia no Brasil. São Paulo: Cortez, 1991. CURY, C.R.J. Democracia e Construção do Público no Pensamento Educacional Brasileiro. Organizado por Osmar Fávero, Giovani Semeraro. Petrópolis. RJ: Vozes, 2002. DA MATTA, Roberto. O que faz o brasil, Brasil? Rio de Janeiro: Rocco, 1994. __________________. Você tem cultura? In: Explorações – ensaios de sociologia interpretativa. Rio de Janeiro: Rocco, 1986, p.121- 129. FACHIN, O. Fundamentos de Metodologia. São Paulo: Atlas, 1993. FALCÃO, Luciane Quintanilha; CUNHA, Luiz Antônio. IDEOLOGIA, POLÍTICA E EDUCAÇÃO: A CBAI (1946/1962). Revista Contemporânea de Educação, [S.l.], v. 4, n. 7, jul. 2009. ISSN 1809-5747. Disponível em: <https://revistas.ufrj.br/index.php/rce/article/view/1579>. Acesso em: 15 Nov. 2017. FERREIRA, E. B.; GARCIA, S. R. O. ”O ensino médio integrado à educação profissional: um projeto em construção nos Estados do Espírito Santo e do Paraná”. In: FRIGOTTO, G.; CIAVATTA, M.; RAMOS, M. (Orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. São Paulo: Cortez, 2005, p. 148-173. FLEURI, R.M. (org.). Educação Intercultural: mediações necessárias. Rio de Janeiro: DP&A, 2003. FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991 Educação como Prática da Liberdade, 14a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.. _______. “Educação: Sonho Possível”. In: BRANDÃO, Carlos Rodrigues (org.). O Educador: Vida e Morte, 2a ed. Rio de Janeiro: Graal, 1982. _______. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997._______. Pedagogia da Tolerância. São Paulo: Editora Unesp, 2004. _______. Pedagogia do Oprimido, 9a ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981b. _______. Virtudes do Educador. São Paulo: Vereda, s/d. FRIGOTTO, Gaudêncio et al. “A gênese do Decreto n. 5.154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita”. In: ___. Ensino Médio Integrado: concepção e contradições. São Paulo: Cortez, 2005a. 175 p. p. 21-56. ________. “A Política de Educação Profissional no governo Lula: um processo histórico controvertido”. In: Educação Social., Campinas, v. 26, n. 92, p. 1087-1113, out. 2005b. Número Especial. GADOTTI, M. Pressupostos do projeto pedagógico. In: MEC, Anais da Conferência Nacional de Educação para Todos. Brasília, 28/8 a 2/9/94. GARCIA, Carlos. Formação de professores. Para uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2008. HAMEL, Rainer Enrique. Políticas y planificación del lenguaje: una introducción. Iztapalapa. n. 29 (Políticas del lenguaje em America Latina), p. 5-39, 1993. INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ. Projeto Político Pedagógico do Campus Rural de Marabá. Marabá: 2010. INSTITUTO FEDERAL DO PARÁ. Projeto Político Pedagógico do Curso Técnico em Agroecologia Integrado ao ensino médio dos povos Indígenas do sudeste paraense. Marabá: 2012. KUENZER, Acácia. Exclusão includente e inclusão excludente: a nova forma de dualidade estrutural que objetiva as novas relações entre educação e trabalho. In: LOMBARDI, Claudinei; SAVIANI, Demerval (Orgs.). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Autores Associados/HISTEDBR, 2005. LEFF, E. Saber Ambiental: Sustentabilidade, Racionalidade, Complexidade, Poder. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2001. MAGALHÃES, E. D. O Estado e a saúde indígena: a experiência do distrito sanitário Yanomami. 2001. p. 203 (Mestrado em Política Social) - Universidade de Brasília, Brasília. MAHER, Terezinha Machado. Formação de Professores Indígenas: uma discussão introdutória. In: Formação de Professores indígenas: repensando trajetórias. GRUPIONI, Luís Donizete (ORG). Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2006. Pág.11-37. (Coleção Educação para Todos). MANFREDI, Silvia Maria. Educação Profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002. MANGOLIM, O. Da escola que o branco faz à escola que o índio necessita e quer: uma educação indígena de qualidade. Campo Grande: UCDB, 1999. MARRA, Maria Lúcia Martins Pedrosa. Escola itinerante: uma experiência de formação de professores indígenas no estado do Pará, Brasil. 2015. 291 f. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Belém, 2015. Programa de Pós-Graduação em Educação. MEC. Expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Expansão da rede federal. Brasília, 2010. Disponível em: http://redefederal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=52&Itemid= 2. Arquivo consultado em 11/08/2016 MICHELOTTI, Fernando. Educação do Campo: reflexões a partir da tríade produção, cidadania e pesquisa. Palestra realizada no III Seminário Nacional do PRONERA. Luziânia, 2007. MINDLIN, Betty & MUÑOZ, Hector. & AZEVEDO, Marta M. (Coord.). Apreciação das políticas públicas em educação indígena no período 1995-2002. Relatório. Brasília: MEC/SEF, 2002. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez: Brasília, UNESCO, 2011. NANNI, A. L educazione interculturale oggi in Itália Brescia: EMI, 1998 NASCIMENTO, Adir Casaro; AGUILERA URQUIZA, Antônio H. Escola indígena: um cotidiano a ser inventado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL COTIDIANO DIÁLOGOS SOBRE DIÁLOGOS, Rio de Janeiro: GRUPALFA/UFF. 2005. NEY, Antonio Fernando Vieira. A reforma do ensino médio técnico: concepções,políticas e legislação. In: Gaudêncio Frigotto e Maria Ciavatta. A formação do cidadão produtivo: a cultura de mercado no ensino médio técnico. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2006. OLIVEIRA, Lia Maria Teixeira de TESSER, Ângela Rangel Ferreira. “A Docência como profissão: novos processos identitários na licenciatura e a educação profissional e tecnológica”. In: XV ENDIPE, Belo Horizonte, 2010. Anais...UFMG, 2010. 1 CD. OTRANTO, Celia Regina. “A Criação e Implantação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia – IFETs”. In. Revista de Educação Técnica e Tecnológica em Ciências Agrícolas - Revista Retta. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola. Ano 1, Vol.1, Seropédica, RJ: EDUR, 2010, p.89-110. PALADINO, M.;ALMEIDA,N.P. Entre a diversidade e a desiguadade: uma análise das políticas públicas para a educação escolar indígena no Brasil dos governos Lula. Rio de Janeiro: Museu Nacional/UFRJ/LACED, 2012 PINEAU, G. Pedagogia da alternância. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F.DICIONÁRIO: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM RAMOS, Marise N. “Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado”. In: ROSEMBERG, Fúlvia. 2º Grau no Brasil: cobertura, clientela e recursos. São Paulo, Cadernos de Pesquisa, n. 68, p. 39-54, fev. 1989. REPETTO, Maxim. “Reivindicações por educação escolar indígena em Roraima”. In: REPETTO, M. Roteiro de uma etnografia colaborativa: as organizações indígenas e a construção de uma educação diferenciada em Roraima, Brasil. Tese (Doutorado em Antropologia), Universidade de Brasília, 2002. p. 228-283. RODRIGUES, Ayron. As outras línguas da colonização do Brasil. In: CARDOSO, Suzana; MOTA, Jacyra & MATTOS E SILVA, Rosa Virgínia (Orgs.). Quinhentos anos de história lingüística do Brasil. Salvador: Secretaria da Cultura e Turismo do Estado da Bahia, 2006. p. 143-161. SACRISTÁN J. O currículo: os conteúdos do ensino ou uma análise prática. In:_______.; PÉREZ GÓMEZ, A. I. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000. Cap. 6, p. 119-148. _______. Aproximação ao conceito de currículo. In: _______. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 1998. Cap. 1, p. 13-87. _______. A cultura para os sujeitos ou os sujeitos para a cultura? O mapa mutante dos conteúdos na escolaridade. In: _______. Poderes instáveis em educação. Porto Alegre: ArtMed, 1999. Cap. 4, p. 147-206. SANTOMÉ, J.T. As culturas negadas e silenciadas no currículo. In: SILVA, T.T. (Org.). Alienígenas em sala de aula: uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis: Vozes, 1995. SANTOS, Eloísa Helena. A interdisciplinaridade como eixo articulador do Ensino Médio e do Ensino Técnico de Nível Médio Integrados. In: Ensino Médio Integrado à Educação Profissional: Integrar pra que? Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. SAVIANI, Demerval. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. 473p. SETEC. Concepções e diretrizes. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Brasília: MEC, 2008. 43 p. SILVA, A. L., FERREIRA, M. K. L. (orgs.). Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola. São Paulo: Global, 2001. SOUZA FILHO, Carlos Frederico Marés. O renascer dos povos indígenas para o direito. Curitiba: Juruá, 2009. TASSINARI, A.M.I.; COHN, Clarisse. Escolarização indígena entre os Karipuna e Mebengokré-Xikrin: uma abertura para o outro. In: TASSINARI, A. M. I.; GRANDO, B. S.;ALBUQUERQUE, Marco Alexandre dos Santos(Org.).Educação indígena: reflexões sobre noções nativas de infância, aprendizagem e escolarização.Florianópolis: Editorial da UFSC, 2012.p. 247-274. TEODORO, Elinilze Guedes. Escolhas profissionais de adolescentes em carreiras técnicas no Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Pará. Belém. 2005. TORRES, Carlos Alberto. “Estado, privatização e política educacional: elementos para uma crítica do neoliberalismo”. In: APPLE, Michael W. et. al; GENTILI, Pablo (Orgs.). Pedagogia da exclusão: crítica ao neoliberalismo em educação. Trad. Vânia Paganini Thurler e Tomaz Tadeu da Silva. 17. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. (Coleção Estudos Culturais em Educação) TORRES, Rosa María. Melhorar a qualidade da educação básica? As estratégias do Banco Mundial. Trad. De Mónica Corullón. In: TOMMASI, Lívia De; WARDE, Mirian Jorge; HADDAD, Sérgio (Orgs.). O Banco Mundial e as políticas educacionais. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2009. p.125 -193. VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. São Paulo: Libertad Editora, 2009. VEIGA (Org.). Escola indígena: identidade, étnica e autonomia. Campinas, SP: ALB, 2003. __________. “Cultura, culturas e educação”. In: Revista Brasileira de Educação. São Paulo, n.23, p. 5-15, 2003. WALSH, C. Estudios (inter)culturales en clave decolonial. Tabula Rasa, n. 12, p. 209- 227. 2010. __________. Interculturalidad y (de)colonilidad: perspectivas críticas y políticas. Visão Global. v. 15, 1-2, p. 61-74, 2013. __________. Interculturalidade crítica e pedagogia decolonial: in-surgir, re-existir e reviver. In. CANDAU,V. M. (Ed.). Educação intercultural na América Latina: entre concepções, tensões e propostas. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2009. p. 12-43. ZÍLIO, Anita Carmen Rossetto & PAULA, Lucilia Augusta Lino de. “Educação profissional, regime de internato e relação família-escola: convergências”. In: XV ENDIPE, Belo Horizonte, 2010. Anais.UFMG, 2010. 1 CD.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/64626/2017%20-%20Sarah%20Elisabeth%20de%20Menezes%20Teixeira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4532
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-04-14T13:13:42Z No. of bitstreams: 1 2017 - Sarah Elisabeth de Menezes Teixeira.pdf: 900792 bytes, checksum: 8855f172e3a238417f315967e13e554a (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-04-14T13:13:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Sarah Elisabeth de Menezes Teixeira.pdf: 900792 bytes, checksum: 8855f172e3a238417f315967e13e554a (MD5) Previous issue date: 2017-12-04eng
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Sarah Elisabeth de Menezes Teixeira.pdfSarah Elisabeth de Menezes Teixeira879.68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.